Saúde
Mortes por dengue nesses 4 meses de 2024 no Brasil é o maior do século
Governo do ‘presidengue’ Lula bate mais um trite recorde no Brasil
Mais de 1,5 mil pessoas perderam suas vidas devido à dengue no Brasil apenas nos primeiros quatro meses deste ano, marcando o maior número registrado neste século. Os dados, provenientes do Ministério da Saúde, foram revelados nesta última quinta-feira (18/04).
As notificações de casos suspeitos, confirmados e óbitos continuam aumentando em todo o país, com mais de 3,5 milhões de pessoas sob investigação por possível infecção pela dengue até o momento. Entre a última quarta a quinta-feira, foram registrados 197.118 novos casos.
Minas Gerais mantém sua posição como líder em casos no país, com um número que já ultrapassa 1 milhão. Em seguida, o Distrito Federal apresenta o maior coeficiente de incidência, com 7.894,3 casos a cada 100 mil habitantes. São Paulo, por sua vez, registra o maior número de óbitos, totalizando 320.
Governo Lula ignorou alerta de epidemia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, não tomaram medidas a tempo para conter a gravidade da doença. Apesar de dois alerta emitidos em 2023 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre uma epidemia sem precedentes de dengue, o governo Lula reduziu o ritmo de contratação de novos agentes comunitários de endemias (Aces). Esses profissionais são os únicos capacitados dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar ações de controle do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.