Saúde
De cirrose a hepatite: 3 sinais que surgem nos pés que podem ter relação com doenças no fígado
Especialistas afirmam que os problemas hepáticos são assintomáticos no início, mas surgem quando a doença está avançada tornando difícil a recuperação
Estima-se que, no Brasil, uma a cada três pessoas tenha esteatose hepática, a gordura no fígado. O quadro de saúde, evidente, causa bastante preocupação, mas é reversível — sobretudo se descoberto antes de causar uma inflamação, ou quadros mais sérios como cirrose e câncer.
O fígado desempenha diversos papéis críticos no corpo, desde o metabolismo de nutrientes e a desintoxicação de substâncias prejudiciais, produção de proteínas, armazenamento de vitaminas e minerais e produção de bile, um líquido essencial para a digestão de gorduras.
O principal problema em relação ao fígado é que quando ele começa a dar sinais de esgotamento (com urina escura e olhos amarelados), é um provável sinal de que aquele caso se agravou. Em geral, para conseguir identificar um problema renal no início é preciso atenção redobrada no exame de sangue, onde há indicação de contagens de enzimas relacionadas no metabolismo do corpo. Ali está a chave de que algo não está indo bem.
Médicos e especialistas alertam que a maioria das doenças hepáticas não têm sintomas. Quando eles aparecem a doença está bem avançada dificultando a recuperação plena. Alguns casos chegam a precisar de transplantes hepáticos. Quando há problemas no órgão, o corpo costuma sinalizar de diversas maneiras diferentes, incluindo pelos pés. São três os sintomas que surgem neles que as pessoas devem prestar atenção:
- Formigamento ou desconforto;
- Pele seca e pés rachados, especialmente nos calcanhares;
- Inchaço, também conhecido como edema.
Conforme o Ministério da Saúde, nos quadros mais leves a doença se apresenta como assintomática. Porém, em quadros intermediários e mais avançados, nos quais ela já tomou conta do órgão, alguns sintomas tendem a aparecer. Entre os sintomas que podem surgir, estão:
- Enjoos ou tonturas frequentes;
- Dor de cabeça recorrente;
- Cansaço sem razão aparente;
- Facilidade em ficar com manchas roxas;
- Peles ou olhos amarelados;
- Urina escura;
- Perda de apetite;
- Fezes amareladas, cinzentas ou esbranquiçadas;
- Barriga inchada;
- Coceira em todo o corpo.