Educação & Cultura
Estamos perto de um colapso ambiental?
Professor de Biologia Flávio Landim, da Plataforma Professor Ferretto
destaca por que o planeta pode estar perto de uma crise ambiental
No dia 22 de abril, é celebrado mais um Dia do Planeta Terra, uma data que serve não apenas para celebrar a beleza e a diversidade do ambiente natural, mas também para refletir sobre os desafios que enfrentamos em sua preservação e conservação.
Segundo o relatório publicado pela BioScience, assinado por 15 mil cientistas de 161 países, o planeta Terra caminha para um colapso ambiental, “Durante anos, diversos profissionais da área da pesquisa ambiental já fazem esse alerta sobre como o planeta está super aquecido e que estamos cada vez mais perto de uma crise do meio ambiente” conta o Professor de Biologia Flávio Landim da Plataforma Professor Ferretto.
“Estamos enfrentando uma série de desafios ambientais que ameaçam a estabilidade dos ecossistemas e, por consequência, a própria sobrevivência das espécies, desde plantas até mesmo espécies de animais, que podem ser extintas por conta do superaquecimento”, explica Landim.
Entre as causas desse possível futuro colapso estão o desmatamento desenfreado, a poluição atmosférica, as mudanças climáticas provocadas pela emissão de gases de efeito estufa e a perda acelerada de biodiversidade. “Esses problemas estão intrinsecamente interligados e exigem uma abordagem holística e colaborativa para serem enfrentados”, ressalta.
Um exemplo sobre a mudança que o planeta enfrenta são inundações, mudanças bruscas de temperatura, ciclones, etc “Nos últimos meses presenciamos fortes ondas de calor e fortes chuvas atingem parte do Brasil, isso pode estar ocorrendo por conta da crise ambiental que o planeta enfrenta” explica o docente.
No entanto, o professor de Biologia também aponta que ainda há tempo para agir e reverter os danos causados ao meio ambiente. “A conscientização pública e a adoção de políticas ambientais mais rigorosas são passos essenciais nessa jornada de recuperação e preservação ambiental”, enfatiza o professor.
Neste Dia do Planeta Terra, é essencial que cada indivíduo reflita sobre o seu papel na proteção do meio ambiente e tome medidas concretas para reduzir seu impacto negativo “Cada pequena ação conta, e é através do compromisso coletivo que podemos garantir um futuro sustentável para as gerações vindouras” finaliza Flávio Landim.