Segurança Pública
Governo do Estado realizou oficina de Direito Animal para policiais e bombeiros militares
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em parceria com a Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal de Campina Grande, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, realiza, nesta sexta-feira (26), a oficina de Direito Animal na Prática, voltada para policiais militares da Paraíba. A programação vai das 9h às 11h, na sede do CICC de Campina Grande. A ação integra as atividades do Abril Laranja, mês de mobilização sobre os direitos dos animais e combate aos maus tratos.
O crime de maus tratos não se restringe às agressões físicas, mas abrange outras situações como exposição de animais a ausência de água e comida, ao sol ou a chuva, entre outros casos.
De acordo com a diretora regional do CICC, tenente-coronel Jousilene Sales, a ação é uma grande oportunidade para a causa animal. “É muito importante discutir casos práticos de maus tratos cometidos com animais, além de representar um nivelamento do nosso efetivo em relação ao direito animal, recebemos muitas denúncias e com a legislação mais rigorosa, precisamos atuar fortemente para coibir este tipo de crime”.
Para o professor e advogado animalista que vai ministrar a oficina, Francisco Garcia, a ação é inédita na Paraíba. “Pela primeira vez, vamos mostrar casos práticos de maus tratos a animais com o objetivo de compartilhar informações úteis aos policiais e bombeiros de como proceder quando se depararem com denúncias desse tipo”.
Além desta ação, a Gerência Operacional de Políticas para a Causa Animal tem desenvolvido palestras em escolas a respeito da temática, além do “Dia S” que se trata de uma grande ação, também na sexta-feira, que conta com serviços veterinários, eventos de adoção e feira solidária na praça da Bandeira, área central de Campina Grande.
A gerente de Causa Animal, Waléria Assunção, afirma que as ações são importantes devido ao desconhecimento por parte da população sobre os direitos dos animais. “A legislação que trata desse tema é muito recente. Portanto estas ações visam informar sobre a causa animal”, adiantou.