Connect with us

Educação & Cultura

Adolescência: como usar características dessa fase a favor da aprendizagem?

Escola deve abrir espaço para estudantes se expressarem e aproveitar potencialidade das mudanças físicas e comportamentais para a construção de aprendizagens significativas

É comum haver relatos de professores sobre as dificuldades em lidar com alunos adolescentes. As características dessa fase, como necessidade maior de autonomia, pertencimento e contestação, chamam muito a atenção dos educadores, mas nem todos conseguem entendê-las e aproveitá-las para a construção de aprendizagens e de novas possibilidades para a escola. Durante a adolescência, há uma série de mudanças físicas e comportamentais, mas como ir além da observação e usar o potencial dessas transformações em prol da Educação?

Adriana Fóz, mestre em Ciências, especialista em Psicopedagogia e Neuropsicologia e pós-graduada em Psicologia da Educação, diz que, em primeiro lugar, é preciso entender a diferença entre puberdade e adolescência. “Puberdade acontece [no âmbito físico], nos hormônios, o que fica evidente porque as características do corpo mudam”, explica. Já a adolescência diz respeito mais ao comportamento, pois há uma alteração nos neurotransmissores. Quando o jovem entra na adolescência, ele já iniciou a puberdade antes.”

Do ponto de vista do desenvolvimento humano, esse período é tão específico que tem até uma especialidade médica própria: a hebiatria, subespecialidade da pediatria, chamada de medicina do adolescente. O hebiatra é o médico com especialização para lidar com questões referentes ao crescimento, maturação sexual e outras mudanças físicas típicas dessa fase da vida.

Já na escola, principal ambiente social dos jovens, são os professores que percebem como as mudanças comportamentais acontecem na prática. Oscilações no humor, atitudes desafiadoras, questionamentos em relação à hierarquia, forte apego aos amigos e grande vontade de ser aceito pelo grupo são algumas delas.

“Constantemente, eles não concordam com o que é ensinado ou solicitado, contra-argumentam, querem se impor, negar, não aceitar. São mais questionadores e usam muito o poder do grupo para se tornarem mais fortes”, comenta Adriana. “Em geral, os pais e os professores são considerados chatos. O adolescente até pode respeitar a hierarquia, mas não gosta de  se sentir inferior, pois está numa fase potente, em que muitos, inclusive, acham que sabem e que podem tudo.”

O funcionamento do cérebro dos adolescentes

Muitas das características comportamentais dos adolescentes têm explicações neurológicas. Há uma série de alterações cerebrais em andamento durante esse período. O córtex pré-frontal, responsável pelo raciocínio social e pela tomada de decisões, é a última área do cérebro a ser desenvolvida. Mas antes que isso se concretize, o que pode acontecer entre 20 e 28 anos de idade, os jovens já se defrontam com uma série de situações em que essas competências são requeridas. Além disso, o olhar dos adultos nem sempre está calibrado para entender que, apesar de parecerem maduros em alguns aspectos, os adolescentes ainda não têm, literalmente, o cérebro de um adulto. 

“De modo geral, eles não possuem tanto autocontrole e não são tão atentos. Um córtex pré-frontal em desenvolvimento mexe com a tomada de decisões e com a ansiedade. É preciso ter um contínuo desenvolvimento de competências, que com o tempo se tornarão mais complexas. Isso envolve controle de impulsos, perseverança, resiliência. No dia a dia, por exemplo, isso ajuda o aluno a se dedicar para conseguir realizar uma prova de um componente curricular em que tem muita dificuldade”, detalha Adriana. 

Outro aspecto marcante no comportamento do adolescente é a necessidade de pertencimento. Eles gostam de andar em grupo, se sentem bem entre amigos, quando são aceitos, e querem ter um lugar de respeito em seu grupo social. Além da influência do ambiente no desenvolvimento do indivíduo, que pode variar muito de uma pessoa para outra, a explicação para isso também está no cérebro.

A especialista diz que na região chamada sistema límbico – conjunto de estruturas cerebrais que processam emoções, comportamentos motivados e memória – existe a amígdala, cujo único momento da vida do ser humano em que ela fica super aumentada é na adolescência. “Isso provoca uma super sensibilidade no âmbito emocional. Somos seres mais emocionais na adolescência do que em outros momentos da vida, pois a capacidade de flexibilidade e racionalidade ainda não está bem desenvolvida.”

Portanto, se um adolescente briga com um amigo ou com quem tem interesse romântico, ele pode interpretar isso como uma verdadeira tragédia. Por isso, é importante que os adolescentes tenham adultos de confiança com quem possam compartilhar questionamentos e problemas. 

Necessidade de escuta

Mas, se a adolescência tem as suas dificuldades, essa fase do desenvolvimento humano também é a mais repleta de potencialidades. Adriana cita potencial e rapidez intelectual e física, capacidade de processar muitas informações, interesse em uma grande variedade de temas e colaboração.

Para utilizar toda essa potencialidade, é importante que a escola abra espaço para que eles expressem seus pensamentos e se envolvam com causas sociais e coletivas. É o que tem feito a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Santos, que há dez anos mantém um projeto de grêmios estudantis, que realizam projetos dentro das escolas e nas comunidades.

Giovanna Senna, de 14 anos, aluna do 9º ano na UME Professora Maria Luíza Alonso Silva, participa do grêmio há quatro anos e há dois preside o órgão. “Ele mudou minha vida por completo porque eu não sabia o que era política anteriormente e tinha dificuldade de me portar em público. Aprendi a falar com as pessoas e desenvolvi um olhar mais empático. Com certeza, o grêmio ajuda muito os alunos.” 

Ao compartilhar seus desejos, ela também expressa um senso de coletividade. “Meu sonho é que o mundo seja um lugar mais justo, pacifico e sossegado. E que as pessoas possam ter liberdade de expressão, mais respeito e empatia umas com as outras. Também sonho com um mundo mais sustentável”.

Na mesma cidade, Lucas Lima, 16 anos, aluno do 9° ano na UME Avelino da Paz Vieira, também faz parte do grêmio estudantil da escola. Quando perguntado sobre as características de uma boa instituição de ensino, fica perceptível a importância que dá ao diálogo horizontal entre todos. 

Para ele, a escola ideal seria aquela em que os alunos pudessem dialogar com o professor e aprender por meio dessas conversas, “não apenas ouvindo e copiando”. Outro ponto importante, segundo ele, é o respeito do aluno com o professor e do professor com o aluno, o que considera fundamental para o aprendizado. “Precisamos de um espaço agradável onde todos se respeitem. Fazer perguntas também deve ser mais incentivado, porque assim o aluno não ficaria tão desconfortável e veria que questionar é algo importante para aprender”, completa. 

Como lidar com as dificuldades e potencialidades dos adolescentes

Ao entender o que a adolescência significa do ponto de vista da ciência e por quem está passando por ela, os professores podem positivar alguns comportamentos que são considerados como negativos pelo senso comum.

“O adolescente é uma pessoa que aproveita a vida. Tem uma mentalidade jovem, está disposto a olhar diferente para a vida, com otimismo, e não possui tantas responsabilidades ainda”, define a estudante Giovanna. Segundo ela, ser adolescente é “descobrir novas coisas”, mas isso também é um desafio. “É difícil para mim e para alguns amigos descobrirmos o que queremos na vida. Às vezes, somos cobrados por isso muito cedo”.

Evelise Ferreira Pereira é professora de Ciências da Natureza e Matemática na EMEF Prefeito Edgar Fontoura, na rede municipal de Canoas (RS). Ela dá aula para todas as turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e, por isso, está acostumada a lidar com adolescentes. Em suas observações, ela destaca que, apesar de não quererem mais ser crianças, eles ainda estão aprendendo a sair dessa fase. Portanto, a autonomia deve ser desenvolvida gradativamente.

“Eles gostam do status de serem ‘os grandes’ que estão terminando o Ensino Fundamental. Mas, ao mesmo tempo, ainda requerem uma atenção dos adultos, pois não conseguem se gerenciar completamente sozinhos”, salienta. E não é só na escola que isso acontece, mas na família também. “Às vezes, os pais pensam que os filhos já estão grandes e que conseguem fazer tudo sozinhos. Mas não basta falar ‘você tem que dormir’, por exemplo. É preciso gerenciar a rotina para que eles durmam cedo e não fiquem com sono na aula. Eles ainda não conseguem dimensionar a importância disso”, comenta a professora. 

Ela conta que, apesar de ser considerada rígida quanto às regras da escola e à realização de atividades, ela percebe que os alunos gostam de estar em suas aulas. Em 2023, sentia-se particularmente desafiada por uma turma. Mas, no final do ano, ela foi convidada para ser paraninfa na formatura.

“Os alunos me deram presente, fizeram uma surpresa, faixa e coroa. Eu nem acreditei, mas me elogiaram muito. Eles gostam de ver que alguém está se importando com eles, que está ali cobrando porque se importa”, ressalta. “Principalmente nessa fase, temos muita evasão. Alguns alunos acham que não vão precisar da escola e que já vão trabalhar. Eu tento cativá-los mostrando que precisamos deles, que eles têm um grande valor para a escola”, acrescenta.

Valorização e estímulo às competências socioemocionais

Ser valorizado foi algo muito importante para Lucas. Depois de ganhar o concurso “Arte na Capa”, em que um desenho seu foi estampado na capa dos cadernos das escolas municipais da prefeitura de Santos em 2023 e 2024, ele viu surgir um sonho. 

“Um dos principais desafios da adolescência é encontrar sua personalidade, seus gostos e estilos. Eu gosto muito de arte, é algo que me deixa maravilhado, e esse gosto surgiu na escola quando ganhei o concurso”, conta. “A arte é uma forma de expressar o que sentimos, botar para fora. Sonho em ser um artista famoso, fazer faculdade de artes e revolucionar de alguma forma a arte no mundo.”

Para Adriana, é preciso entender que, assim como em todas as fases da vida, os seres humanos também são múltiplos na adolescência. Os comportamentos e as vontades podem mudar de acordo com uma série de fatores, principalmente devido à influência do meio e aos estímulos recebidos ao longo da vida. Ela também destaca a importância de incentivar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais desde cedo, entre elas, a autonomia. 


“Se quando a adolescência chegar o aluno já estiver passando por uma escolarização que cuida das competências socioemocionais, fica mais fácil o jovem respeitar o outro, ser empático e responsável com a sociedade e consigo mesmo”, finaliza.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE1 hora ago

Santa Rita – Mentiras, acordo secreto e mala de dinheiro: o circo por trás da Eleição da Mesa Diretora da Câmara

Politíca4 horas ago

Padrinhos políticos: quando o ego fala mais alto que o povo

CIDADE5 horas ago

Justiça suspende alteração no regimento da Câmara de Santa Rita e destrava eleição da mesa diretora

CIDADE22 horas ago

Santa Rita dá um passo histórico rumo à sustentabilidade com a inédita Conferência Municipal do Meio Ambiente

Nacional23 horas ago

O fiasco do 8/1: entre reflexões tortas, discursos vazios e a vergonha alheia da esquerda

ENTRETENIMENTO24 horas ago

Nesta sexta(10), estreia de “A Butija do Pastoril Profano” no Teatro Paulo Pontes

Judiciário24 horas ago

Vídeo: Moraes reage após piada de Lula com apelido “Xandão”

Politíca1 dia ago

Democracia em xeque: Chió, 8 de janeiro e os dilemas do Brasil

Politíca1 dia ago

Arimatéa França, o Ari da CUT, é pré-candidato a presidente estadual do PT-PB

Politíca1 dia ago

Ao lado de Lula, em ato para lembrar o 8/1, Veneziano conclama brasileiros a serem “vigilantes permanentes da democracia”

CIDADE1 dia ago

Marmuthe encerra o terceiro mandato destinando R$ 2,7 milhões para Saúde, Assistência Social e Cultura em João Pessoa

Politíca1 dia ago

Tovar solicita ao Governo da Paraíba doação de colmeias para incentivar apicultura

Politíca1 dia ago

Júnior Araújo entrega emenda de R$ 320 mil para saúde em Itaporanga no aniversário de 160 anos

Politíca1 dia ago

Saúde em Guarabira: Ruy destina recursos para zerar filas de exames, consultas especializadas e cirurgias

Politíca1 dia ago

Projeto de Jutay garante realização de exames para identificar comorbidades em crianças com Síndrome de Down

Internacional1 dia ago

Veja fotos do devastador incêndio em Palisades na Califórnia

ENTRETENIMENTO1 dia ago

11 maneiras de responder quando alguém insulta a deficiência de um ente querido

Judiciário1 dia ago

A confissão como instrumento probatório no processo civil

Esporte1 dia ago

Falsa promessa de carreira no futebol deve ser julgada pela Justiça do Trabalho

Judiciário1 dia ago

Em dois anos, STF responsabilizou 898 pessoas por atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Nacional1 dia ago

Assistencialismo estatal, liberação de emendas parlamentares e reeleição de prefeitos

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Uma lei para os bioinsumos: o futuro da agricultura brasileira

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Gilmar Mendes suspende processos sobre Funrural pessoa física

Educação & Cultura1 dia ago

Projeto prevê treinamentos em escolas para prevenir violência

Educação & Cultura1 dia ago

Projeto prevê concursos específicos para educação indígena, rural e quilombola

ECONOMIA2 dias ago

Brasil o Deja Vu econômico que ninguém pediu

Saúde2 dias ago

Secretaria de Saúde inscreve até o dia 13 de janeiro para residências multiprofissional e médica

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

Zuckerberg Detona: Liberdade de Expressão Acima da Censura Global

CIDADE2 dias ago

Procon-JP segue fiscalização da Operação Verão e se reúne com donos de estabelecimentos nesta quarta-feira

Nacional2 dias ago

Congressistas somem no ato de Lula: ausências que falam alto

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO2 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 dias ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 dias ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 dias ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde3 dias ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA3 dias ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO3 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura2 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde2 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional2 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br