Connect with us

Educação & Cultura

Adolescência: como usar características dessa fase a favor da aprendizagem?

Escola deve abrir espaço para estudantes se expressarem e aproveitar potencialidade das mudanças físicas e comportamentais para a construção de aprendizagens significativas

É comum haver relatos de professores sobre as dificuldades em lidar com alunos adolescentes. As características dessa fase, como necessidade maior de autonomia, pertencimento e contestação, chamam muito a atenção dos educadores, mas nem todos conseguem entendê-las e aproveitá-las para a construção de aprendizagens e de novas possibilidades para a escola. Durante a adolescência, há uma série de mudanças físicas e comportamentais, mas como ir além da observação e usar o potencial dessas transformações em prol da Educação?

Adriana Fóz, mestre em Ciências, especialista em Psicopedagogia e Neuropsicologia e pós-graduada em Psicologia da Educação, diz que, em primeiro lugar, é preciso entender a diferença entre puberdade e adolescência. “Puberdade acontece [no âmbito físico], nos hormônios, o que fica evidente porque as características do corpo mudam”, explica. Já a adolescência diz respeito mais ao comportamento, pois há uma alteração nos neurotransmissores. Quando o jovem entra na adolescência, ele já iniciou a puberdade antes.”

Do ponto de vista do desenvolvimento humano, esse período é tão específico que tem até uma especialidade médica própria: a hebiatria, subespecialidade da pediatria, chamada de medicina do adolescente. O hebiatra é o médico com especialização para lidar com questões referentes ao crescimento, maturação sexual e outras mudanças físicas típicas dessa fase da vida.

Já na escola, principal ambiente social dos jovens, são os professores que percebem como as mudanças comportamentais acontecem na prática. Oscilações no humor, atitudes desafiadoras, questionamentos em relação à hierarquia, forte apego aos amigos e grande vontade de ser aceito pelo grupo são algumas delas.

“Constantemente, eles não concordam com o que é ensinado ou solicitado, contra-argumentam, querem se impor, negar, não aceitar. São mais questionadores e usam muito o poder do grupo para se tornarem mais fortes”, comenta Adriana. “Em geral, os pais e os professores são considerados chatos. O adolescente até pode respeitar a hierarquia, mas não gosta de  se sentir inferior, pois está numa fase potente, em que muitos, inclusive, acham que sabem e que podem tudo.”

O funcionamento do cérebro dos adolescentes

Muitas das características comportamentais dos adolescentes têm explicações neurológicas. Há uma série de alterações cerebrais em andamento durante esse período. O córtex pré-frontal, responsável pelo raciocínio social e pela tomada de decisões, é a última área do cérebro a ser desenvolvida. Mas antes que isso se concretize, o que pode acontecer entre 20 e 28 anos de idade, os jovens já se defrontam com uma série de situações em que essas competências são requeridas. Além disso, o olhar dos adultos nem sempre está calibrado para entender que, apesar de parecerem maduros em alguns aspectos, os adolescentes ainda não têm, literalmente, o cérebro de um adulto. 

“De modo geral, eles não possuem tanto autocontrole e não são tão atentos. Um córtex pré-frontal em desenvolvimento mexe com a tomada de decisões e com a ansiedade. É preciso ter um contínuo desenvolvimento de competências, que com o tempo se tornarão mais complexas. Isso envolve controle de impulsos, perseverança, resiliência. No dia a dia, por exemplo, isso ajuda o aluno a se dedicar para conseguir realizar uma prova de um componente curricular em que tem muita dificuldade”, detalha Adriana. 

Outro aspecto marcante no comportamento do adolescente é a necessidade de pertencimento. Eles gostam de andar em grupo, se sentem bem entre amigos, quando são aceitos, e querem ter um lugar de respeito em seu grupo social. Além da influência do ambiente no desenvolvimento do indivíduo, que pode variar muito de uma pessoa para outra, a explicação para isso também está no cérebro.

A especialista diz que na região chamada sistema límbico – conjunto de estruturas cerebrais que processam emoções, comportamentos motivados e memória – existe a amígdala, cujo único momento da vida do ser humano em que ela fica super aumentada é na adolescência. “Isso provoca uma super sensibilidade no âmbito emocional. Somos seres mais emocionais na adolescência do que em outros momentos da vida, pois a capacidade de flexibilidade e racionalidade ainda não está bem desenvolvida.”

Portanto, se um adolescente briga com um amigo ou com quem tem interesse romântico, ele pode interpretar isso como uma verdadeira tragédia. Por isso, é importante que os adolescentes tenham adultos de confiança com quem possam compartilhar questionamentos e problemas. 

Necessidade de escuta

Mas, se a adolescência tem as suas dificuldades, essa fase do desenvolvimento humano também é a mais repleta de potencialidades. Adriana cita potencial e rapidez intelectual e física, capacidade de processar muitas informações, interesse em uma grande variedade de temas e colaboração.

Para utilizar toda essa potencialidade, é importante que a escola abra espaço para que eles expressem seus pensamentos e se envolvam com causas sociais e coletivas. É o que tem feito a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Santos, que há dez anos mantém um projeto de grêmios estudantis, que realizam projetos dentro das escolas e nas comunidades.

Giovanna Senna, de 14 anos, aluna do 9º ano na UME Professora Maria Luíza Alonso Silva, participa do grêmio há quatro anos e há dois preside o órgão. “Ele mudou minha vida por completo porque eu não sabia o que era política anteriormente e tinha dificuldade de me portar em público. Aprendi a falar com as pessoas e desenvolvi um olhar mais empático. Com certeza, o grêmio ajuda muito os alunos.” 

Ao compartilhar seus desejos, ela também expressa um senso de coletividade. “Meu sonho é que o mundo seja um lugar mais justo, pacifico e sossegado. E que as pessoas possam ter liberdade de expressão, mais respeito e empatia umas com as outras. Também sonho com um mundo mais sustentável”.

Na mesma cidade, Lucas Lima, 16 anos, aluno do 9° ano na UME Avelino da Paz Vieira, também faz parte do grêmio estudantil da escola. Quando perguntado sobre as características de uma boa instituição de ensino, fica perceptível a importância que dá ao diálogo horizontal entre todos. 

Para ele, a escola ideal seria aquela em que os alunos pudessem dialogar com o professor e aprender por meio dessas conversas, “não apenas ouvindo e copiando”. Outro ponto importante, segundo ele, é o respeito do aluno com o professor e do professor com o aluno, o que considera fundamental para o aprendizado. “Precisamos de um espaço agradável onde todos se respeitem. Fazer perguntas também deve ser mais incentivado, porque assim o aluno não ficaria tão desconfortável e veria que questionar é algo importante para aprender”, completa. 

Como lidar com as dificuldades e potencialidades dos adolescentes

Ao entender o que a adolescência significa do ponto de vista da ciência e por quem está passando por ela, os professores podem positivar alguns comportamentos que são considerados como negativos pelo senso comum.

“O adolescente é uma pessoa que aproveita a vida. Tem uma mentalidade jovem, está disposto a olhar diferente para a vida, com otimismo, e não possui tantas responsabilidades ainda”, define a estudante Giovanna. Segundo ela, ser adolescente é “descobrir novas coisas”, mas isso também é um desafio. “É difícil para mim e para alguns amigos descobrirmos o que queremos na vida. Às vezes, somos cobrados por isso muito cedo”.

Evelise Ferreira Pereira é professora de Ciências da Natureza e Matemática na EMEF Prefeito Edgar Fontoura, na rede municipal de Canoas (RS). Ela dá aula para todas as turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e, por isso, está acostumada a lidar com adolescentes. Em suas observações, ela destaca que, apesar de não quererem mais ser crianças, eles ainda estão aprendendo a sair dessa fase. Portanto, a autonomia deve ser desenvolvida gradativamente.

“Eles gostam do status de serem ‘os grandes’ que estão terminando o Ensino Fundamental. Mas, ao mesmo tempo, ainda requerem uma atenção dos adultos, pois não conseguem se gerenciar completamente sozinhos”, salienta. E não é só na escola que isso acontece, mas na família também. “Às vezes, os pais pensam que os filhos já estão grandes e que conseguem fazer tudo sozinhos. Mas não basta falar ‘você tem que dormir’, por exemplo. É preciso gerenciar a rotina para que eles durmam cedo e não fiquem com sono na aula. Eles ainda não conseguem dimensionar a importância disso”, comenta a professora. 

Ela conta que, apesar de ser considerada rígida quanto às regras da escola e à realização de atividades, ela percebe que os alunos gostam de estar em suas aulas. Em 2023, sentia-se particularmente desafiada por uma turma. Mas, no final do ano, ela foi convidada para ser paraninfa na formatura.

“Os alunos me deram presente, fizeram uma surpresa, faixa e coroa. Eu nem acreditei, mas me elogiaram muito. Eles gostam de ver que alguém está se importando com eles, que está ali cobrando porque se importa”, ressalta. “Principalmente nessa fase, temos muita evasão. Alguns alunos acham que não vão precisar da escola e que já vão trabalhar. Eu tento cativá-los mostrando que precisamos deles, que eles têm um grande valor para a escola”, acrescenta.

Valorização e estímulo às competências socioemocionais

Ser valorizado foi algo muito importante para Lucas. Depois de ganhar o concurso “Arte na Capa”, em que um desenho seu foi estampado na capa dos cadernos das escolas municipais da prefeitura de Santos em 2023 e 2024, ele viu surgir um sonho. 

“Um dos principais desafios da adolescência é encontrar sua personalidade, seus gostos e estilos. Eu gosto muito de arte, é algo que me deixa maravilhado, e esse gosto surgiu na escola quando ganhei o concurso”, conta. “A arte é uma forma de expressar o que sentimos, botar para fora. Sonho em ser um artista famoso, fazer faculdade de artes e revolucionar de alguma forma a arte no mundo.”

Para Adriana, é preciso entender que, assim como em todas as fases da vida, os seres humanos também são múltiplos na adolescência. Os comportamentos e as vontades podem mudar de acordo com uma série de fatores, principalmente devido à influência do meio e aos estímulos recebidos ao longo da vida. Ela também destaca a importância de incentivar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais desde cedo, entre elas, a autonomia. 


“Se quando a adolescência chegar o aluno já estiver passando por uma escolarização que cuida das competências socioemocionais, fica mais fácil o jovem respeitar o outro, ser empático e responsável com a sociedade e consigo mesmo”, finaliza.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO9 horas ago

Em audiência do ODE em Guarabira, João Azevêdo destina mais de R$ 27 milhões à região e dialoga com a população

ESTADO9 horas ago

Amidi e Secitec discutem cooperação para pesquisas e ferramentas contra fake news

Segurança Pública9 horas ago

Equipe da Semusb que atende mulheres vítimas de violência doméstica passa por capacitação

Judiciário9 horas ago

PT e Fernando Haddad não terão que indenizar Paula Toller por música usada por apoiadores em 2018

Educação & Cultura10 horas ago

Secretaria de Educação divulga classificados para próxima etapa de seleção para a Escola do Teatro Bolshoi

Educação & Cultura10 horas ago

Alunos participam de formação sobre a Semana da Escuta dos Adolescentes

CIDADE10 horas ago

Procon-JP encontra preço médio da gasolina comum a R$ 5,778 e aditivada a R$ 5,924

CIDADE10 horas ago

Secretaria da Mulher de Cabedelo promove Gincana entre participantes do projeto Remexer

Saúde10 horas ago

 Glaucoma atinge 2,5 milhões de pessoas no país e pode causar a perda de visão irreversível

ENTRETENIMENTO10 horas ago

Mostras competitivas do FestincineJP trazem títulos nacionais e estrangeiros

Saúde10 horas ago

Em menos de 10 dias, Prontovida realiza mais de 70 endoscopias e colonoscopias

ENTRETENIMENTO10 horas ago

Polo Centro Histórico recebe trio Raízes Nordestinas na Duque de Caxias

ENTRETENIMENTO10 horas ago

Feira de Cordel leva declamações e show para o Largo de Tambaú nesta sexta-feira e sábado

ECONOMIA10 horas ago

 Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

Segurança Pública10 horas ago

Comissão aprova projeto que prevê transporte de explosivos com escolta armada

Segurança Pública10 horas ago

Projeto aprovado facilita repasse de verba federal de segurança pública para municípios

Segurança Pública10 horas ago

Comissão aprova projeto que muda designação de vigilante para agente de segurança privada

Educação & Cultura10 horas ago

Comissão aprova projeto que beneficia escolas com computadores apreendidos

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Comissão de Constituição e Justiça aprova mudança de alocação da subvenção ao Prêmio do Seguro Rural

Nacional10 horas ago

ACM Neto vê país polarizado ainda em 2026 e defende união da direita

Judiciário10 horas ago

Eleições 2024: Saiba como se candidatar para ser MESÁRIA e MESÁRIO

CIDADE11 horas ago

TCE aprova contas da Prefeitura de Catolé do Rocha e duas Secretarias de Estado

ESTADO11 horas ago

Centro de Atendimento ao Autista reúne mães em evento comemorativo em Campina Grande

ESTADO11 horas ago

Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde oferta consultas médicas e serviços para a população de Guarabira e região

Saúde11 horas ago

Clementino Fraga apresenta ações de combate e controle de infecções hospitalares em evento da Anvisa

ESTADO11 horas ago

João Azevêdo entrega Ponte do Abacaxi e inspeciona obras de implantação de rodovia e de construção do Cidade Madura em Itapororoca, Rio Tinto e Mamanguape

Saúde11 horas ago

Saúde realiza Dia D de vacinação contra a gripe em todo estado neste sábado (18)

Educação & Cultura11 horas ago

Em Campina Grande: evento promove ‘Manhã da Literatura’ neste sábado (18)

ESTADO11 horas ago

Central Estadual de Transplantes registra 10ª doação de órgãos no Hospital de Trauma-JP

Segurança Pública11 horas ago

Festejos juninos: Segurança tem drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional1 dia ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura1 dia ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA1 dia ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO1 dia ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional1 dia ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA2 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO2 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde2 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura2 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde2 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional2 semanas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional2 semanas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br