Educação & Cultura
Alfabetização matemática: 3 sugestões para estudar contagem
Entenda quais as aprendizagens que podem ser abordadas e como explorar a ação de contar para fazer agrupamentos
A contagem é uma aprendizagem matemática que permeia o nosso cotidiano. Por meio dela podemos, nos Anos Iniciais, desenvolver a noção de número – já que os resultados de uma operação de contagem possuem princípios lógicos e diferentes formas de registro.
Esse trabalho deve ser planejado com intencionalidade pedagógica, para que o estudante possa pensar sobre o que está fazendo e não simplesmente realizar algo mecânico como repetir sequências numéricas aleatoriamente e escrevê-las muitas vezes. Nem despejar uma caixa de tampinhas e pedir para as crianças contarem.
Quais aprendizagens estão relacionadas à contagem?
A contagem surgiu de uma necessidade do ser humano. Antes de contar como fazemos hoje, o ser humano utilizou o senso numérico, que é a capacidade que temos de diferenciar onde há mais, menos ou a mesma quantidade sem ter que contar. Capacidade esta que usamos, atualmente, em situações cotidianas.
Com quantidades maiores, fazer esta diferenciação apenas com o olhar não é possível. Nesse caso, utiliza-se a correspondência um a um, ou seja, para cada elemento de uma coleção a ser contada utiliza-se outro elemento que funciona como contador. É o caso do pastor que usou as pedras para saber se não havia perdido nenhuma ovelha – em que uma pedra correspondia a uma ovelha.
A necessidade do ser humano o levou a atribuir uma palavra ou um símbolo para contar os objetos de uma coleção. Essa representação corresponde à quantidade e à posição na sequência numérica. Isto é, contar 3 representa 3 objetos e está contido o 1 e o 2.
Saber contar não impede usar o senso numérico ou a correspondência um a um. No nosso dia a dia continuamos a utilizar essas estratégias da mesma forma que as crianças quando iniciam o processo de construção da noção de número.
Em sala de aula, os jogos são excelentes oportunidades para se trabalhar esses conceitos.
Contar para criar agrupamentos
Outra aprendizagem importante é saber contar para agrupar. O agrupamento possibilita a contagem e desenvolve o sistema de numeração. No nosso caso, a base 10. Isso significa que agrupamos de 10 em 10, isso significa, por exemplo, que 10 unidades formam 1 dezena; 10 dezenas, 1 centena.
É uma estratégia de contagem que possibilita organizar o que está sendo contado, ajudando a contar uma única vez cada objeto e contando todos, sem se esquecer de nenhum.
Confira abaixo três sugestões para desenvolver essa noção em sala de aula:
- Contagem com diferentes materiais
Organize as crianças em duplas ou grupos pequenos, distribua diferentes materiais como tampinhas, palitos, lacres, entre outros. Peça que organizem os ítens de forma a facilitar a contagem e registrar a estratégia utilizada.
Ao final da atividade, abra espaço para que eles compartilhem as diferentes formas que pensaram para organizar os objetos e os registros que fizeram. Dessa forma, quem não consegue ainda agrupar pode ampliar seus conhecimentos.
Agrupando objetos em uma folha com os dados
Uma colega da minha escola fez uma proposta nesse sentido. Ela distribuiu uma folha com uma repetição de objetos – disponibilizei no botão abaixo.
BAIXE FOLHA DE ATIVIDADE DE CONTAGEM
Em duplas, os alunos tinham de lançar os dados e agrupar os objetos com base no número obtido. Ou seja, se sair 5 no dado, marcar 5 objetos. O jogo acaba quando não é possível mais fazer agrupamentos. Ao final, devem responder quantos objetos cada um marcou.
Em seguida, os alunos devem compartilhar com os colegas quais as estratégias adotadas para fazer os agrupamentos e como descobriram quem marcou mais.
Uma variação possível sem dado é solicitar que o aluno agrupe de 2 em 2. Em outra coleção, que faça agrupamentos de 3 em 3, e assim sucessivamente até chegar em grupos de 10. Depois devem responder o total de agrupamentos e de objetos. Esteja atento ao modo que respondem, em minhas turmas já tive alunos que conseguiam contar os agrupamentos e contavam de 1 em 1. Por isso a socialização de como fizeram é essencial, pois traz informações importantes para pensar nas próximas atividades e avançar nas aprendizagens.
Agrupando palitos de sorvete
O jogo “Duas Mãos”, disponível no caderno de Jogos de Alfabetização Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, pode auxiliar a trabalhar a ideia de contar para agrupar.
Os alunos podem ser divididos em duplas ou grupos de até cinco participantes. Eles devem lançar o dado e selecionar a quantidade de palitos correspondente ao número que saiu. Cada palito deve ser colocado nas duas mãos desenhadas em um tabuleiro. Quando elas ficam cheias, ou seja, quando há 10 palitos nas mãos, eles são recolhidos e se forma um “amarradinho”. O vencedor será aquele que possuir mais amarradinhos ao final de dez partidas.
Como você viu é possível fazer do contar uma atividade com significado permitindo ao aluno contar com um objetivo e por uma necessidade a fim de promover o desenvolvimento da noção de número. Vamos levar para as nossas turmas estas ideias?!
Até a próxima!
Selene
Selene Coletti é professora há 43 anos na rede pública. Atuou na Educação Infantil e foi alfabetizadora por 10 anos, lecionando do 1º ao 5º ano. Em 2016, foi uma das ganhadoras do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, com o projeto “Mapas do Tesouro que são um tesouro”, na área de Matemática. Foi diretora de escola e recebeu, em 2004, o Prêmio “Gestão para o Sucesso Escolar”, do Instituto Protagonistes/Fundação Lemann. Atuou como coordenadora do Núcleo de Formação Continuada e também como formadora da Educação Infantil na Prefeitura de Itatiba (SP). Atualmente é vice-diretora da EMEB Philomena Zupardo, em Itatiba.
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