Connect with us

Internacional

Em Antígua e Barbuda, pequenos Estados insulares traçam caminho para prosperidade resiliente

Líderes de pequenos Estados insulares em desenvolvimento reúnem-se no país caribenho para a Sids4, apresentando um plano de ação para resiliência rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2030; evento envolve governos, ONU, sociedade civil e setor privado, focando nos desafios futuros

Líderes de pequenos Estados insulares em desenvolvimento se reúnem na costa de Antígua e Barbuda, no Caribe, neste fim de semana, para apresentar um novo plano de ação para criar resiliência no caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, de 2030.

Durante a Quarta Conferência Internacional sobre Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, Sids4, Cabo Verde sediará dois eventos paralelos em parceria com a Unesco e a equipe das Nações Unidas no país.

Em Antígua e Barbuda, pequenos Estados insulares traçam caminho para prosperidade resiliente

Vivendo no limite

A Sids4 reunirá governos, a ONU, a sociedade civil, o setor privado e as principais vozes da juventude para transformar ideias em ação, levantar apoio e discutir os principais desafios que estão por vir para o grupo de nações. 

Existem 39 Sids, desde a anfitriã da conferência, Antígua e Barbuda, até Vanuatu, no Pacífico Sul, que foram reconhecidas como um caso especial de apoio durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, também conhecida como a revolucionária Primeira Cúpula da Terra.

Eles estão localizados em algumas das regiões mais propensas a desastres do mundo, extremamente vulneráveis ao aumento do nível do mar, aos choques climáticos e aos desastres naturais. Os Sids têm mercados domésticos pequenos e são vulneráveis a choques e recessões econômicas. 

Outros desafios incluem o rápido crescimento populacional, que pressiona os serviços básicos e a disponibilidade de empregos, além de estarem literalmente na linha de frente das mudanças climáticas e propensos à fragilidade ambiental.

Muitos Sids não têm resiliência suficiente para lidar com o aumento da incidência de desastres naturais, algo que o povo de Antígua e Barbuda conhece muito bem, pois sofreu o impacto devastador dos furacões Irma e Maria, que atingiram o Caribe em 2017.

Em São Vicente e Granadinas, Viola Samuel consegue cultivar vegetais no seu quintal graças a um programa de formação governamental apoiado pelo PMA

Em São Vicente e Granadinas, Viola Samuel consegue cultivar vegetais no seu quintal graças a um programa de formação governamental apoiado pelo PMA

Sobrevivência em jogo

Em uma entrevista à ONU News, o primeiro-ministro do país, Gaston Browne, disse que esses furacões estavam entre os piores choques externos dizimando suas economias e danificando a infraestrutura, seus edifícios e casas.

Ele insistiu que a colaboração global para reduzir o aquecimento global é essencial para que os pequenos Estados insulares sobrevivam nas próximas décadas.

Outros desafios comuns incluem altos custos de importação e exportação, recursos naturais limitados, densidade populacional significativamente maior do que a média global, alto endividamento e acesso limitado a empréstimos de baixo custo.

Em 2014, os Sids se reuniram e concordaram com a expansão do órgão da ONU que defende os interesses dos países em desenvolvimento sem litoral e das nações menos desenvolvidas para incluir os pequenos Estados insulares.

Hora de cumprir

A subsecretária-geral da ONU e alta representante para os Países Menos Desenvolvidos, Países em Desenvolvimento Sem Litoral e Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, Rabab Fatima, disse que ele “apresentará um novo e ousado plano de ação para aumentar a resiliência de 39 pequenas nações insulares para enfrentar os desafios mais urgentes do mundo e alcançar os ODSs”.

Ela destacou o consenso que já se formou em torno de um programa de ação que os delegados levarão de volta para suas capitais quando deixarem Antígua e Barbuda no final da próxima semana. Essa nova agenda definirá as aspirações de desenvolvimento sustentável dos pequenos Estados insulares para a próxima década.

“Estamos indo para lá para renovar nosso compromisso de fortalecer a resiliência e promover a prosperidade, coletivamente”, disse Fatima, que também é assessora especial da conferência Sids4. 

Ela acrescentou que é preciso “todas as mãos no convés”, afirmando que ONGs, sociedade civil, governo e setor privado têm um papel a desempenhar.

A representante disse que a nova estratégia ajudaria a criar resiliência, ampliar a ação climática, integrar a redução do risco de desastres, fortalecer sociedades seguras e saudáveis, promover ciência, tecnologia, inovação e digitalização, aumentar a prosperidade, o emprego, a igualdade e a inclusão; e criar parcerias. Para isso, é necessário que haja mais apoio da comunidade internacional em Antígua e fora dela. 

Uma mulher colhe sal  em Timor-Leste

Uma mulher colhe sal em Timor-Leste

Combate às mudanças climáticas na linha de frente

Mas, com recursos limitados e maior vulnerabilidade, como os Sids podem pensar a longo prazo quando a transição de combustíveis fósseis para energias renováveis, por exemplo, pode não ser de seu interesse a curto prazo?  Fatima disse que as nações insulares estavam na vanguarda da definição de metas ambiciosas para fazer essa transição.

Ela defendeu que “muitas nações insulares lançaram roteiros para atingir 100% de geração de energia a partir de recursos renováveis até 2030″, incluindo as Ilhas Salomão, Vanuatu e Antígua e Barbuda.

No Pacífico, países como Fiji, Samoa, Tonga e os Estados Federados da Micronésia fizeram grandes investimentos em projetos de energia solar, eólica e hidrelétrica com o apoio de instituições financeiras, incluindo o Banco Asiático de Desenvolvimento.

As ilhas do Caribe, Jamaica e Granada, registraram um crescimento em telhados solares, parques eólicos e outros projetos de energia renovável.

Esperança acima do medo

Sobre as conclusões esperadas para o desenvolvimento de pequenos Estados insulares a emergir de Antígua e Barbuda, a subsecretária-geral apontou promover a agenda global para o desenvolvimento sustentável.

Mas disse que a maior esperança é que a conferência Sids4 atue como um catalisador para uma boa mudança, resultando em uma transformação perceptível na vida daqueles que residem em pequenos Estados insulares em desenvolvimento”.

Fatima pediu planos de ação concretos para tratar dos problemas urgentes que os Sids enfrentam e o fortalecimento de parcerias “entre organizações internacionais, parceiros de desenvolvimento, sociedade civil e Sids”.

Compromissos políticos também estão na lista de desejos de outras nações e organizações participantes para ajudar os Sids a alcançar os ODS de 2030, “o que poderia implicar em promessas de oferecer financiamento, assistência técnica e capacitação”.

Fatima espera que os Sids sejam capacitados para assumir o controle de seus próprios planos de desenvolvimento e recebam as ferramentas e o apoio necessários para colocar em prática planos resilientes e sustentáveis.

Ela concluiu ressaltando que acredito que o sucesso do Sids4 será avaliado com base em sua capacidade de estimular ações significativas, reunir recursos e promover mudanças construtivas para o benefício das pessoas que vivem em pequenos Estados insulares em desenvolvimento.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca4 horas ago

Suplente toma posse em vaga deixada por vereadora na CMJP

Educação & Cultura4 horas ago

UFPB abre 1.085 vagas para concessão de auxílios estudantis distribuídos em seus quatro campi

Politíca4 horas ago

Veneziano conquista mais R$ 9,3 milhões para investimento em ações de saúde em Campina Grande

CIDADE4 horas ago

Prefeita de Monteiro é desmentida sobre compras de produtos a agricultores da cidade

Internacional4 horas ago

Ataques pesados e sucessivos da Rússia agravam danos civis na Ucrânia

ENTRETENIMENTO4 horas ago

O forró continua no mês de julho na Usina Cultural Energisa

Segurança Pública4 horas ago

Entra em vigor a lei que cria o Dia do Policial Penal, a ser celebrado em 4 de dezembro

Esporte4 horas ago

Lei cria Dia do Rei Pelé, a ser celebrado em 19 de novembro

Esporte4 horas ago

Comissão discute ações do Ministério do Esporte para o futebol

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Comissão da Câmara discute criação do Dia Nacional Amendoim

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Cancelada audiência com ex-diretor da Conab sobre importação de arroz

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Assustado: A Festa Retrô Imperdível de Ruth Avelino voltou!

Educação & Cultura5 horas ago

Itinerários literários de duas obras de José Américo são temas de pesquisa na FCJA

Politíca5 horas ago

Camila reapresenta projeto que garante acompanhamento do personal trainer sem cobrança de taxa por academias

CONCURSO E EMPREGO5 horas ago

Mais Médicos tem novo edital com 3,1 mil vagas

Esporte5 horas ago

Maratona Internacional de João Pessoa terá mudança de lote na próxima sexta-feira

ESTADO5 horas ago

Atrativos Turísticos da Paraíba são apresentados na Expo Turismo Goiás

CIDADE6 horas ago

André Ribeiro: plenárias populares e o Projeto “Digaí” em Campina Grande

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Forronejo Music Bar – Empresário Rodrigo Senador abre as portas do seu “pub” no Altiplano

Politíca7 horas ago

Dirigentes do PT na Paraíba criticam escolha de Cartaxo em JP, “tal candidatura não representa o projeto petista”

Segurança Pública7 horas ago

Operação da PF combate prática de “sextortion”, chantagem com ameaça de divulgação de fotos íntimas

Politíca7 horas ago

Ao lado do deputado Cabo Gilberto, Nikolas Ferreira, confirma vinda à PB para fortalecer PL e pré-campanha de Queiroga

Esporte7 horas ago

Invicto com 7 vitórias e 3 empates, Botafogo PB vence Aparecidense por 4 x 3 e é líder isolado na Série C

ENTRETENIMENTO9 horas ago

Lulu Santos se apresenta em João Pessoa com a turnê Barítono

CIDADE9 horas ago

Disputa política em Cajazeiras: acusações e desafios na corrida pela prefeitura

Politíca15 horas ago

Léa Toscano tem 59,37% dos votos na disputa pela Prefeitura de Guarabira

ECONOMIA15 horas ago

Os impactos da restrição de funcionamento do comércio aos finais de semanas e feriados: Economista alerta sobre riscos

Judiciário2 dias ago

Ordem ilegal não se cumpre: análise jurídica detalhada e apropriada

CIDADE2 dias ago

Irregularidade em reconhecimento de dívida de R$ 371 mil da Prefeitura de Alhandra, na pauta do TCE

CIDADE2 dias ago

Prefeitura de Conde convoca aprovados em Concurso Público

Internacional12 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ENTRETENIMENTO11 meses ago

JIBÓIA

Internacional6 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional11 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA6 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional6 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE6 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde6 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional6 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário10 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário9 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura6 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

HORTÊNSIAS

Internacional6 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional6 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário2 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO4 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

Internacional3 meses ago

China

ESTADO7 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Nacional10 meses ago

EXCLUSIVO – Leia na íntegra o pronunciamento de 7 de setembro de Lula

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Assistam ao filme “Tropa de elite 2 – O inimigo agora é outro” e reflitam

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

SÍLVIO MEIRA FALA SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Saúde3 dias ago

ESTUDO COMPROVA EFICÁCIA DE MEDICAMENTO CONTRA O CÂNCER DE PULMÃO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

RECEITA DO BOLO TENTAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

RELIGIÃO E CIÊNCIA

ECONOMIA3 dias ago

BC MUDA MECANISMO DE RESSARCIMENTO A VÍTIMAS DE FRAUDES

ENTRETENIMENTO3 dias ago

MANACÁ-DA-SERRA COMO CULTIVAR

Saúde5 dias ago

BRASILEIRA DESCOBRE AÇÃO DE PROTEÍNA EM CASOS GRAVES DE COVID

ECONOMIA5 dias ago

COMO IRÁ FUNCIONAR A NOVA META DE INFLAÇÃO DO BRASIL

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

ENVELHECIMENTO MUDA DEMANDAS E VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO

Internacional5 dias ago

BOLÍVIA EM TENSÃO: ENTENDA EM 4 PONTOS A CRISE POLÍTICA NO PAÍS VIZINHO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

SAVANNAH: O HÍBRIDO SELVAGEM DE GATO COM SERVAL

Educação & Cultura1 semana ago

FIM DA GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

BRASIL TEM MAIS DE 2 MILHÕES DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICOS SOBRANDO

Nacional1 semana ago

COMO MILHARES DE FAMÍLIAS GAÚCHAS FICARAM MAIS POBRES DO DIA PARA A NOITE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

ESTROGONOFE DE TILÁPIA FEITO NO FORNO VAI TE SURPREENDER

ENTRETENIMENTO1 semana ago

TRÊS DICAS PRA CUIDAR BEM DAS ORQUÍDEAS

Politíca2 semanas ago

“RESULTADOS PODEM NÃO AGRADAR, MAS ELEIÇÕES LIVRES SÃO A FORÇA DA DEMOCRACIA”

Educação & Cultura2 semanas ago

PISA: O BRASIL NO RANKING INTERNACIONAL

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

COMO NVIDIA VIROU A EMPRESA MAIS VALIOSA DO MUNDO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

TECNOLOGIA AJUDA NO MANEJO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Saúde2 semanas ago

ESPECIALISTAS CRITICAM A MUDANÇA NA LEI DO ABORTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TURISMO RURAL EM ROTA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TOMÁS DE AQUINO: O SANTO QUE TROUXE RAZÃO PARA A FÉ

Segurança Pública2 semanas ago

REGULAMENTAR O USO DE DROGAS PODE SER NECESSÁRIO

Saúde2 semanas ago

PL DO ABORTO: O QUE PODE MUDAR NA LEI QUE IGUALA ABORTO A HOMICÍDIO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

ANÁLISE DO CANCELAMENTO DO LEILÃO DE ARROZ PELA CONAB

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

DIA DE SANTO ANTÔNIO: O SANTO É MESMO CASAMENTEIRO?

Internacional3 semanas ago

QUAL O NOVO PERFIL DO PARLAMENTO EUROPEU?

Nacional3 semanas ago

LULA VOLTA A DEFENDER TAXAÇÃO DOS MAIS RICOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O NEUROCIENTISTA QUE NÃO ACREDITA NO LIVRE-ARBÍTRIO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br