Saúde
Terapia com luz reduz resistência de bactérias aos antibióticos
Os cientistas trabalharam com a Staphylococcus aureus, uma bactéria que pode causar desde infecções cutâneas até pneumonia
Luz contra bactérias
Como tem sido cada vez mais difícil desenvolver antibióticos capazes de debelar bactérias resistentes, especialmente as que atingem o aparelho respiratório, o caminho trilhado por um grupo de cientistas foi o de tentar enfraquecer as bactérias para que os medicamentos disponíveis tenham mais eficácia.
A equipe brasileira mostrou que uma técnica com luz, chamada inativação fotodinâmica, modifica o grau de sensibilidade das bactérias aos antibióticos conforme as dosagens, reduzindo a resistência e a persistência dos microrganismos.
A fotodinâmica utiliza um fotossensibilizador que, em contato com a luz, ganha energia e inicia uma série de reações com o oxigênio, causando oxidação e destruindo o microrganismo ou diminuindo sua resistência aos antibióticos.
Os pesquisadores usaram a curcumina como fotossensibilizador e trabalharam com os antibióticos amoxicilina, eritromicina e gentamicina.
Ficou demonstrado que o efeito da ação fotodinâmica quebrou a resistência dessas bactérias. Depois de cinco aplicações da inativação fotodinâmica, a bactéria Staphylococcus aureus ficou mais suscetível aos efeitos da gentamicina, apesar dos outros dois antibióticos também terem se mostrado eficazes no ataque ao microrganismo após as sessões.
“Descobrimos que fazendo o processo fotodinâmico às vezes não é possível matar a bactéria, mas conseguimos destruir parte dos mecanismos que ela utiliza para se tornar resistente. Daí veio a ideia de tentar um choque oxidativo para torná-las novamente suscetíveis aos antibióticos,” contou o professor Vanderlei Bagnato.