Esporte
Quem é a corredora que comemorou antes da hora, perdeu medalha e viralizou
A corredora espanhola Laura Garcia-Caro viralizou nas redes sociais na última sexta-feira, 7, após comemorar antes da hora. Na final da prova de 20 km da marcha atlética feminina no Campeonato Europeu de Atletismo, disputado em Roma (ITA), a atleta decidiu diminuir o ritmo para celebrar seu terceiro lugar iminente.
No entanto, a alegria da atleta de 29 anos, que carregava a bandeira da Espanha nos ombros, não durou muito tempo. E ela foi inesperadamente ultrapassada pela ucraniana Lyudmila Olyanovska a poucos metros da linha de chegada.
Ao perceber seu erro, Laura não pôde se recuperar e terminou em quarto lugar, deixando a medalha de bronze escapar por entre os dedos. As italianas Antonella Palmisano e Valentina Trapletti ficaram com o ouro e a prata, respectivamente.
“Estou muito desapontada. Na primeira parte da corrida, sofri, mas me recuperei. Nos últimos dez metros, achei que tinha conseguido, mas não consegui”, lamentou Laura à imprensa local, conforme a Reuters. “Agora preciso assimilar e curar meu coração.”
Laura é enfermeira e natural de Lepe, no sul da Espanha, onde também atua como embaixadora do turismo desde 2016. Atualmente na 27ª colocação do ranking mundial feminino de marcha atlética feminina, ela já está classificada e se prepara para a disputa da Olimpíada de Paris, entre julho e agosto.
A marchadora esteve nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, terminando em 34º lugar. Também conquistou a medalha de ouro no Campeonato ibero-americano de Atletismo em 2022. Na Taça Europeia de Marcha Atlética 2017, ela ficou com o bronze nos 20 km. No Mundial de 2022, Laura ficou em sexto.
Ainda neste ano, Laura Garcia-Caro já anotou uma vitória no International Race Walking Mixed Relay, em Valência (ESP), em março. A prova, de revezamento misto, foi disputada ao lado do também espanhol Álvaro Martín.