ESTADO
PGE-PB inicia trabalhos com novo Sistema que conta com recursos de Inteligência Artificial
A Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB) iniciou, nesta semana, a implantação do Sistema de Processos Automatizados (SPA), como parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado da Paraíba (Profisco II PB), em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A iniciativa visa modernizar e agilizar as atividades da PGE-PB, colocando-a no mesmo nível tecnológico do Poder Judiciário e do Ministério Público, por meio do uso de Inteligência Artificial (IA).
Desenvolvido especificamente para atender às demandas da PGE-PB, o SPA garante melhoria no acompanhamento dos processos judiciais e administrativos.
O sistema vai proporcionar uma total integração com os tribunais e demais órgãos de fiscalização e controle, facilitando a proposição de ações de cobranças, execuções e contribuindo para o aumento de arrecadação do Estado.
De acordo com o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade, a PGE-PB iniciou uma nova era com a implantação do SPA: a era tecnológica. O sistema será uma ferramenta importante para otimizar e melhorar os trabalhos dos procuradores do Estado. “É uma evolução muito importante para o trabalho da PGE-PB. Esse sistema permitirá que inúmeras tarefas que são feitas manualmente passem a ser feitas com a utilização da tecnologia da Inteligência Artificial. Isso representará um ganho de produtividade para os trabalhos das procuradoras e dos procuradores do Estado”, afirmou.
Fábio Andrade destacou também que esse ganho de produtividade resultará em bons frutos para a Paraíba. “Tanto na atuação da PGE, defendendo o Estado quando o Estado é demandado, como também, na atuação da PGE nas ações de recuperação de créditos. Créditos esses que se transformarão em recursos que serão investidos para o bem-estar da população”, declarou.
O presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Processos Automatizados (SPA), procurador do Estado Lúcio Landim, também ressaltou a importância do Sistema. Ele agradeceu pela aquisição do Sistema, atendendo a um pleito da carreira de procuradores e assessores jurídicos do Estado para auxiliar no desempenho das funções.
“O SPA, que já existe em outros Estados da Federação, permite que os procuradores e procuradoras desempenhem suas funções de forma mais célere, eficiente, sempre buscando o melhor para o interesse público da sociedade paraibana. As defesas conseguirão ser feitas de maneira mais rápida e sempre com o rigor técnico que é sempre desempenhado pela Procuradoria-geral do Estado”, comentou Lúcio Landim.
Além da automação de processos, o SPA utilizará IA para otimizar a gestão de peças e pareceres. Este avanço tecnológico é parte de um esforço coordenado entre a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), a PGE-PB, a Secretaria de Planejamento e Controladoria Geral do Estado (CGE), e a Coreplan Gestão e Tecnologia, empresa especializada em soluções para procuradorias.