ENTRETENIMENTO
O que esse santo e a salada da França têm em comum?
Aqui vai uma dica: o anfiteatro onde esta santa mulher foi martirizada também é a terceira maior cidade da França e sua capital culinária
A festa de Santa Blandina é celebrada todo mês de junho. Ela era uma escrava de origem do Oriente Médio, desprezada aos olhos romanos, torturada e executada na França.
Blandina (ou Blandine em francês) foi um dos 48 cristãos mortos no verão de 177 na cidade de Lyon. Foi uma época em que os cristãos eram violentamente perseguidos na antiga capital da Gália, sob o reinado do imperador romano Marco Aurélio.
Interrogada, Blandina recusou-se a negar a sua fé, dizendo repetidamente: “Sou cristã e não fazemos mal.”
Condenada às feras, Blandina foi amarrada a um poste no meio do anfiteatro de Lyon. As feras selvagens recusaram-se a tocá-la, entretanto. No final das contas, ela foi suspensa em uma rede e exposta a um touro indomado. O touro furioso jogou-a para o alto e pisoteou-a.
Depois de ser libertada da rede, Blandina foi massacrada por um carrasco. Seu corpo foi então jogado no rio Ródano, o principal rio de Lyon.
“Neles Cristo manifesta seu poder”
Em 1986, 1.809 anos após o acontecimento, o Papa João Paulo II visitou Lyon, onde ocorreu o martírio. Ele declara sobre Blandine e seus companheiros:
Eles não queriam negar Aquele que lhes comunicou a sua vida e os chamou para serem suas testemunhas. Sabemos que ainda hoje, e em todas as partes do mundo, são muitos os que sofrem insultos, banimentos e até torturas por causa da sua fidelidade à fé cristã. Neles Cristo manifesta seu poder. Os mártires de hoje e os mártires de ontem rodeiam-nos e apoiam-nos para que mantenhamos os olhos fixos em Jesus.
Santa Blandina é também, com Santa Marta, padroeira dos servos.
Santo e salada
Então, o que essa santa mulher tem a ver com a salada da foto acima? Bem, Lyon não é apenas o lugar onde Blandina conheceu o seu fim sagrado, mas é também a terceira maior cidade da França. Também é a capital gastronômica da França. E um de seus pratos exclusivos é a salada Lyonnaise.
SALADA DE LYONNESE
Deliciosa e fácil de fazer, a salada Lyonnaise é feita com corações de alface, bacon, croutons e ovos escalfados e servida quente.
Ingredientes (para 2 pessoas)
- 4 onças. de bacon cortado em pedaços
- 1 cabeça de frisée (também conhecida como endívia enrolada) rasgada em pedaços grandes, ou 2 punhados de folhas de dente-de-leão ou folhas verdes
- Pão branco em cubos para fazer croutons. Pão branco amanhecido é adequado para esta receita.
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto, 3 colheres de sopa de azeite (para temperar)
- 1 colher de chá de mostarda
- Sal e pimenta a gosto
- 1 colher de sopa de vinagre branco
- 2 ovos
Modo de tomar : Coloque as folhas de salada lavadas em uma saladeira grande.
Cozinhe os pedaços de bacon em fogo baixo com um pouco de óleo, mexendo ocasionalmente, até dourar levemente. Transfira o bacon para uma toalha de papel para retirar a gordura. Reserve a gordura na panela. Esses pedaços crocantes de bacon são chamados de lardons na França.
Misture o pão com a gordura restante da panela e cozinhe por 5 minutos até ficar claro e crocante.
Faça o molho para salada, combinando todos os ingredientes para obter um molho bem espesso.
Ovos escalfados: Faça isso antes de servir. Ferva uma panela grande com água e adicione o vinagre. Quebre os ovos, um de cada vez, e coloque-os em um ramekin ou tigela pequena de vidro. Coloque-os na água fervente, reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe até que as claras estejam firmes, mas as gemas ainda estejam macias – cerca de 3 a 4 minutos. Use uma escumadeira para retirar os ovos e coloque em um prato forrado com papel toalha. Se você tiver problemas para imaginar tudo isso, aqui está uma explicação visual de como escalfar ovos .
Montagem da salada: Coloque quase todos os croutons e um pouco da banha sobre as folhas da salada. Combine com 2/3 dos molhos, misturando bem. Divida em dois pratos, decore com o restante dos croutons e toucinhos e polvilhe com o restante do molho. Coloque o ovo escalfado na travessa com um toque final de sal e pimenta antes de servir.