Connect with us

Internacional

Aumentam os temores de uma guerra entre Líbano e Israel

Em torno de 150 mil pessoas tiveram de deixar região de fronteira entre os dois países. Mas algumas pessoas ainda se recusan a deixar o sul do Líbano, apesar dos combates e da ameaça de uma guerra total

Quando teve início o mais recente conflito entre Israel e o grupo islamista Hisbolá no Líbano, Malak Daher esperava que a situação fosse durar apenas alguns poucos dias.

“É difícil estar tão longe de sua vida”, disse a mulher de 30 anos que teve de deixar a cidade de Mais al-Jabal, no sul do país, situada quase diretamente na fronteira libanesa-israelense onde se concentram os combates entre os dois lados. “Parece que a vida está em suspenso. A vida continua em toda parte, mas para você, o tempo parou.”

Os confrontos entre o Hisbolá e as forças de Israel parecem ter aumentado nas últimas semanas.

Daher sobreviveu à guerra de 2006 entre o grupo fundamentalista e Israel no sul do Líbano, mas disse que nada daquilo se compara às escaramuças atuais.

No início de junho, grupos de defesa dos direitos humanos denunciaram que Israel lançou munições de fósforo branco sobre cidades libanesas, em violação às leis humanitárias internacionais. Nesta semana, o Hisbolá lançou mais de 160 foguetes ao território israelense em retaliação ao assassinato de dois de seus comandantes.

Desde 7 de outubro de 2023, os ataques no sul de Israel por militantes do grupo extremista Hamas que deixaram mais de 1.200 mortos, a situação na fronteira com o Líbano tem sido bastante tensa.

O Hisbolá, a poderosa organização que possui papel dominante na vida política e social do Líbano, tem o Hamas como aliado e o Estado de Israel como inimigo.

Depois de duas guerras inconclusivas, em 1996 e 2006, as forcas israelenses e o grupo libanês passaram a realizar ataques retaliativos entre seus territórios, que resultaram numa alta contagem de mortos.

O medo de guerra total no Líbano

Contudo, desde 7 de outubro, esses ataques vêm aumentando dos dois lados da fronteira, em tamanho e alcance, o que elevou as preocupações de que os confrontos possam se tornar uma guerra total no Líbano.

Vários políticos extremistas em Israel defendem que o país deveria atacar o Hisbolá. Uma pesquisa divulgada neste mês indica que a maioria dos israelenses vê como uma boa ideia dar início a uma guerra com os extremistas no Líbano.

“Os ataques de 7 de outubro aumentaram dramaticamente a insegurança em Israel”, afirma uma análise divulgada em março pelo Centro para Estudos Estratégicos e Internacionais, com sede em Washington. “Se o Hamas, menos armado e treinado do que o Hisbolá, conseguiu matar brutalmente mas de 1.100 israelenses, o que conseguiria o ainda mais poderoso Hisbolá?”

Ainda não está claro se um conflito mais amplo deverá mesmo ocorrer. Os atuais esforços diplomáticos internacionais se dedicam a evitar que isso aconteça, com a maioria dos especialistas argumentando que seria imprudente se Israel abrisse outra frente de batalha, enquanto ainda mantem suas operações em Gaza. Além disso, o Hisbolá é um adversário mais poderoso e muito mais bem armado do que o Hamas.

Desde 7 de outubro, aumentam os ataques dos dois lados da fronteira, o que eleva as preocupações quanto a uma guerra total no Líbano

Quanto ao Líbano, o país está há anos atolado em uma crise econômica e política. Mesmo que a população tenha simpatia pelos palestinos, dos quais de 37.000 foram mortos nos últimos oito meses na guerra em Gaza [segundo dados divulgados pelo próprio Hamas], é pouco provável que os libaneses – em meio à inflação, desemprego e incertezas políticas – apoiassem que o Hisbolá levasse o país a uma guerra.

Autoridades libanesas dizem que já ocorreram mais de 375 mortes no Líbano desde outubro de 2023, incluindo 88 civis, em razão de ataques israelenses. Tel Aviv, por sua vez, contabiliza 18 soldados e dez civis mortos pelo Hisbolá.

Milhares de deslocados

Dezenas de milhares de civis – em torno de 100.000 libaneses e mais de 60.000 israelenses – que vivem dos dois lados da fronteira tiveram de deixar suas casas em razão dos combates.

Pessoas na região relataram à DW que os que deixaram o sul do Líbano estão relutantes em retornar, a não ser em casos de total necessidade.

Alguns voltaram em momentos de aparente calma para verificar suas propriedades, ou, por exemplo, para comparecer a funerais. No entanto, a maioria das lojas e mercados estavam fechados, sendo difícil encontrar suprimentos.

Quando Daher fugiu inicialmente para Beirute após o início das hostilidades, a enfermeira de formação se viu desempregada. Ela conta que, em razão disso, decidiu voltar ao trabalho no hospital de Bint Jbeil, no sudeste do país, também nas proximidade da fronteira com Israel.

Ela permanece no hospital por três dias, realiza seus turnos, e depois volta para Beirute, onde está hospedada com familiares juntamente com sua mãe.

Em certo momento, Daher realizou um retorno desesperado a Mais al-Jabal com sua mãe de 60 anos, que tirava seu sustento plantando olivas e tabaco no vilarejo fronteiriço. Ela diz que a volta para casa se tornou um pesadelo. Elas não conseguiam dormir em razão dos mísseis e foguetes lançados durante toda a noite, o que fez com que se escondessem em um corredor da casa.

Desde 7 de outubro, aumentam os ataques dos dois lados da fronteira, o que eleva as preocupações quanto a uma guerra total no Líbano

“Achei que iríamos morrer juntas”, recontou Daher, cujo marido trabalha no Kuwait. Logo que amanheceu, as duas voltaram para Beirute. Agora, ela volta para a região somente para trabalhar, mesmo estando ciente do perigo. No final de maio, o hospital quase foi atingido por um ataque israelense.

“Eles não tomaram apenas meu tempo”, diz Daher sobre os militares israelenses; “roubaram minhas ambições e minha paz. Me tornei uma mulher raivosa e angustiada à espera de ajuda. Antes disso, eu era uma mulher independente.”

Alguns se recusam a sair

Um punhado de pessoas ainda se recusa a deixar o sul do Líbano, apesar dos combates e da ameaça de uma guerra total. Um deles é Issam Alawieh, de 44 anos, pai de sete filhos. Ele permaneceu em sua casa no vilarejo fronteiriço de Maroun el-Ras juntamente com sua mulher e dois de seus filhos. A família já sobreviveu a três ataques aéreos israelenses.

“Você ouve apenas uma batida, É como um vulcão vindo debaixo de você”, disse Alawieh, que perdeu sua audição por uma semana após um dos ataques. Ele continua trabalhando em uma padaria na cidade vizinha de Bint Jbeil.

“Mesmo que a renda não seja boa e as vendas tenham caído 95%, eu continuo a fornecer comida para minha família”, afirmou à DW.

Para ele, viver nessas condições perigosas é melhor do que estar desabrigado e de se ver forçado a aceitar ajuda em outras partes. Ele conta que vizinhos que deixaram a cidade o chamaram de louco, mas ele acredita que sua família tenha se adaptado. As crianças já estavam acostumando com o som das bombas, afirmou.

“Se eu for embora e deixar tudo aqui, serei humilhado, não quero isso”, explicou. Mas, há ainda mais em jogo. Este é seu lar, sublinhou. “Não posso viver longe do sul do Líbano. Essa terra é como minha mãe. Não sei sobreviver sem ela. Venceremos enquanto nos mantivermos firmes em nossa terra.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA41 minutos ago

Prévia da inflação de junho fica em 0,39%

Nacional57 minutos ago

Lula comenta sobre maconha, aborto, gastos públicos, ataques de 8 de janeiro, Bolsonaro e ministro indiciado

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

Busca do Google não terá mais rolagem infinita, diz site

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

Vírus para Android rouba e sequestra dados do celular

Politíca2 horas ago

Projeto de Ruy garante acesso gratuito de educadores físicos em academias para acompanhar alunos

ESTADO2 horas ago

Presidente do TCE-PB convoca gestores municipais para reunião sobre ordem cronológica de pagamento pela administração

Esporte2 horas ago

Poatan relembra primeira luta contra Prochazka e destaca sentimento de se tornar duplo campeão

Esporte2 horas ago

F1: GP da Áustria terá novas caixas de britas para controle de limites de pista

Esporte3 horas ago

Gestor do Inter de Santa Rita acusa dirigente da FPF de falsificação

ESTADO3 horas ago

Pagamento do IPVA da placa com final 6 deve ser feito até sexta-feira (28) para garantir desconto de 10%

Judiciário3 horas ago

Presidente do TRE-PB prestigia a posse do ministro André Mendonça no TSE

Nacional3 horas ago

Deputados comentam decisão do STF a favor da descriminalização da maconha para uso pessoal

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Metamórfica: Maria faz show no Café da Usina

CIDADE3 horas ago

Prefeito autoriza a construção do novo Mercado de Oitizeiro e destaca investimento de R$ 70 milhões nos espaços públicos de comércio na Capital

Esporte3 horas ago

Prefeito recebe atletas do Campeões do Amanhã medalhistas no Brasileiro de Jiu-Jitsu e celebra conquistas do projeto

ESTADO4 horas ago

Ministério da Saúde anuncia a construção de duas policlínicas na Paraíba

CIDADE4 horas ago

Em audiência, Lucas Braga e Heron Cid apresentam a João prioridades de Marizópolis e projeto de grande praça da cidade

CIDADE5 horas ago

Prefeitura de Cajazeiras está dentro do limite de contratações temporárias, segundo TCE

ECONOMIA6 horas ago

Cidades do sertão paraibano lideram aquisição de energia solar com o FNE Sol do Banco do Nordeste

CIDADE7 horas ago

Atrações Culturais marcam programação e valorizam a tradição de Cabedelo

Segurança Pública7 horas ago

Brasileiro comandará Interpol pela primeira vez; saiba quem é Valdecy Urquiza

Educação & Cultura7 horas ago

Mudança climática e biodiversidade entram na educação ambiental, aprova Senado

Educação & Cultura7 horas ago

Aprovado prazo maior para estudantes em caso de nascimento de filho ou adoção

Politíca7 horas ago

Luciano Cartaxo se Reúne com PSOL em Busca de Unidade para as Eleições de João Pessoa

Politíca7 horas ago

Assembleia Legislativa da Paraíba vota PEC para inclusão de Nominando Diniz na linha sucessória da Prefeitura de João Pessoa

Educação & Cultura7 horas ago

Estratégias Práticas para o Desenvolvimento Infantil

Educação & Cultura7 horas ago

Produtora paraibana lança laboratório de produção para formar jovens para a cadeia produtiva da cultura

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Um refúgio quando a vida é difícil: Deixe que São Josemaria o leve até Maria em 5 frases curtas

Judiciário8 horas ago

Aposentadoria por idade urbana da mulher

CIDADE8 horas ago

Quadrilha junina de Mandacaru anima Feira dos Aromas da FCJA, nesta sexta-feira (28)

Internacional11 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ENTRETENIMENTO11 meses ago

JIBÓIA

Internacional6 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional11 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA6 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional6 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE6 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde6 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional6 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário10 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário9 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura6 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

HORTÊNSIAS

Internacional6 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura12 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional6 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário1 mês ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO4 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

Internacional3 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

ESTADO7 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Nacional10 meses ago

EXCLUSIVO – Leia na íntegra o pronunciamento de 7 de setembro de Lula

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Assistam ao filme “Tropa de elite 2 – O inimigo agora é outro” e reflitam

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

SÍLVIO MEIRA FALA SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Educação & Cultura12 horas ago

FIM DA GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

CONCURSO E EMPREGO12 horas ago

BRASIL TEM MAIS DE 2 MILHÕES DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICOS SOBRANDO

Nacional12 horas ago

COMO MILHARES DE FAMÍLIAS GAÚCHAS FICARAM MAIS POBRES DO DIA PARA A NOITE

ENTRETENIMENTO12 horas ago

ESTROGONOFE DE TILÁPIA FEITO NO FORNO VAI TE SURPREENDER

ENTRETENIMENTO12 horas ago

TRÊS DICAS PRA CUIDAR BEM DAS ORQUÍDEAS

Politíca6 dias ago

“RESULTADOS PODEM NÃO AGRADAR, MAS ELEIÇÕES LIVRES SÃO A FORÇA DA DEMOCRACIA”

Educação & Cultura6 dias ago

PISA: O BRASIL NO RANKING INTERNACIONAL

ENTRETENIMENTO6 dias ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

COMO NVIDIA VIROU A EMPRESA MAIS VALIOSA DO MUNDO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

TECNOLOGIA AJUDA NO MANEJO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Saúde7 dias ago

ESPECIALISTAS CRITICAM A MUDANÇA NA LEI DO ABORTO

ENTRETENIMENTO7 dias ago

TURISMO RURAL EM ROTA

ENTRETENIMENTO7 dias ago

TOMÁS DE AQUINO: O SANTO QUE TROUXE RAZÃO PARA A FÉ

Segurança Pública7 dias ago

REGULAMENTAR O USO DE DROGAS PODE SER NECESSÁRIO

Saúde7 dias ago

PL DO ABORTO: O QUE PODE MUDAR NA LEI QUE IGUALA ABORTO A HOMICÍDIO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

ANÁLISE DO CANCELAMENTO DO LEILÃO DE ARROZ PELA CONAB

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

DIA DE SANTO ANTÔNIO: O SANTO É MESMO CASAMENTEIRO?

Internacional2 semanas ago

QUAL O NOVO PERFIL DO PARLAMENTO EUROPEU?

Nacional2 semanas ago

LULA VOLTA A DEFENDER TAXAÇÃO DOS MAIS RICOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O NEUROCIENTISTA QUE NÃO ACREDITA NO LIVRE-ARBÍTRIO

Saúde2 semanas ago

BRADICININA: REMÉDIO CONTRA A PRESSÃO ALTA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

BRASIL É O PRIMEIRO PAÍS A TER TECNOLOGIA ANTI-ROUBO EM CELULARES

ECONOMIA2 semanas ago

ALIMENTOS PUXAM INFLAÇÃO PARA CIMA EM MAIO

Segurança Pública2 semanas ago

MARCAS DE PERFUMES DE LUXO ESTÃO ENVOLVIDAS COM TRABALHO INFANTIL

CIDADE2 semanas ago

PROJETO SUBSTITUI CARROÇA POR TRICICLO NA COLETA DE RECICLÁVEIS

Saúde2 semanas ago

FDA CONCLUI QUE MEDICAMENTO PARA ALZHEIMER É EFICAZ

ECONOMIA2 semanas ago

EMPRESÁRIOS VÃO AO SENADO PEDIR DERRUBADA DE MP QUE LIMITA CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

Internacional2 semanas ago

ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU TEM VITÓRIA DO CENTRO E AVANÇO DA DIREITA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA ATUAL CORRIDA NUCLEAR?

Saúde2 semanas ago

CANABINDOL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br