Connect with us

Internacional

Por que a Europa patina em ter uma rede de energia verde

Uma rede conjunta para energias renováveis ​​ajudaria o continente a atingir seus objetivos climáticos. Mas o dinheiro para construir uma e o espírito de cooperação são escassos na União Europeia

Ainda não está claro como os resultados das eleições para o Parlamento Europeu– que viu um crescimento da extrema direita– influenciarão as políticas da próxima Comissão Europeia, órgão executivo do bloco europeu que reúne 27 Estados-membros. Entre outras questões importantes, esta incerteza paira sobre os planos da União Europeia para atingir a neutralidade climática até 2050.

Mas uma coisa é certa: a eletricidade proveniente de fontes renováveis ​​será um elemento vital para alcançar os objetivos climáticos da Europa.

Algumas regiões do continente são especialmente adequadas para tipos específicos de produção de energia verde. Mas, para que todo o continente se beneficiasse, as empresas de energia precisariam construir uma rede elétrica em toda a Europa que incorporasse estas novas tecnologias.

“A infraestrutura elétrica europeia já está bem desenvolvida”, disse em maio à DW Kadri Simson, legisladora da Estônia que, desde 2019, é comissária de energia da UE.

“Esperamos eletrificar diferentes setores, o que significa que o nosso consumo de eletricidade irá duplicar. E isso, claro, significa que também temos de fortalecer a nossa rede elétrica. Temos de atualizar a nossa rede elétrica para permitir a instalação de mais energias renováveis”, explicou, acrescentando que a Europa está apenas na metade do caminho neste momento.

Eólica no inverno, solar no verão 

Os países europeus têm diferentes pontos fortes no que diz respeito à produção de energia verde. No tempestuoso norte e nos mares do Norte e Báltico, a energia eólica é um trunfo. O sul, mais ensolarado, por sua vez, é ideal para energia solar.

“A energia fotovoltaica e a energia eólica complementam-se bem”, afirma Harald Bradke, chefe do Centro de Competência em Tecnologia de Energia e Sistemas de Energia do Instituto Fraunhofer em Karlsruhe, Alemanha. “A energia eólica produz muita eletricidade nos meses de inverno, e a energia fotovoltaica predominantemente no verão”.

Os melhores métodos para armazenar eletricidade também diferem de acordo com a localização geográfica. Instalações de armazenamento de energia hidrelétrica bombeada, que funcionam como enormes baterias, são uma boa opção. Se houver mais eletricidade disponível do que a consumida em determinado momento, ela será usada para bombear água para um reservatório ou para o topo de uma montanha. Quando há necessidade de eletricidade, a água é liberada novamente para acionar as turbinas que a produzem.

“Este tipo de armazenamento existe, sobretudo, na Escandinávia e nos países alpinos, como Áustria, Itália e Suíça”, detalha Bradke. “Pode ser usado quando a demanda por eletricidade excede o que podemos produzir naquele momento”.

Mais linhas de energia são necessárias

O aumento da interconectividade tornaria o fornecimento de eletricidade verde mais eficiente em toda a UE.

“A eletricidade seria mais barata porque seria obtida no local onde pudesse ser produzida ao preço mais baixo”, explica Bradke. Além disso, segundo ele, não seria necessário ligar com tanta frequência “centrais elétricas de reserva dispendiosas que funcionam apenas algumas centenas de horas por ano”.

As centrais elétricas de reserva, como as que funcionam a gás natural, são atualmente utilizadas para cobrir a procura nos horários de pico. Mas, se a Europa tivesse uma rede elétrica comum, esta procura poderia ser satisfeita desviando a eletricidade em todo o continente, de locais onde é particularmente barata para outros onde é necessária.

“Todos se beneficiariam”, afirma Bradke.

No entanto, antes que isso possa ocorrer, devem ser construídas linhas de energia adicionais – sobretudo em locais como a Alemanha. Muita eletricidade é produzida de forma eólica no norte do país, mas é necessária principalmente mais ao sul, no centro industrial. Embora este desequilíbrio seja reconhecido há anos, a construção das linhas elétricas necessárias para levar a energia aos clientes no sul tem sido muito lenta.

“Estamos sete anos atrasados ​​na expansão da nossa rede”, disse Bradke. “Já deveríamos ter percorrido 6.000 quilômetros adicionais há muito tempo.”

O que impede a expansão da rede

O dinheiro não é o único problema na Alemanha. Muitas pessoas não querem viver perto de torres de transmissão por temerem o efeito que as linhas de energia podem ter sobre o valor de suas propriedades ou na sua saúde. Isso levou algumas pessoas a tomar medidas legais para impedir a construção de novos projetos.

Mas colocar linhas elétricas subterrâneas também não é uma solução: seria muito mais caro. Além disso, como os cabos elétricos quentes podem secar o solo, também poderiam ser prejudiciais para a agricultura. Bradke explica que isso significaria que os agricultores estariam limitados ao que poderiam plantar perto de cabos elétricos enterrados – se é que poderiam plantar – e precisariam de compensação.

Estes problemas num único país são um indicativo do tamanho do desafio de criar uma rede em escala europeia. “Se a ideia é construir uma linha de transmissão através da Alemanha para permitir que a energia flua da França para a Polônia, a aceitação pela população local será provavelmente menor do que se estivéssemos falando de fornecer eletricidade alemã à Alemanha”, disse Bradke.

Custos de 800 bilhões de euros

As disputas sobre qual país acabaria sendo o maior beneficiário são particularmente prováveis ​​quando as linhas de transmissão cruzam fronteiras, destaca a comissário de energia da UE, Simson.

A solução para tais disputas, segundo ela, é muitas vezes financiar estes projetos utilizando fundos da UE. Como resultado, as regras para a construção de Redes Transeuropeias de Energia (RTE-E) foram alteradas para facilitar o acesso aos fundos da UE e acelerar o trabalho.

Um estudo encomendado pela organização de lobby industrial European Round Table for Industry estimou que são necessários investimentos de 800 bilhões de euros na rede elétrica até 2030. No final de 2023, a própria Comissão Europeia apresentou um plano de ação para o mesmo período, com um custo estimado em 600 bilhões de euros.

Simson disse que isso pode parecer muito, mas ressaltou que o atual fornecimento de energia também tem um preço.

“Tenhamos em mente que, só em 2022, os consumidores europeus pagaram 600 bilhões de euros para comprar combustíveis fósseis de países terceiros. Portanto, pode parecer uma enorme necessidade de investimento, mas, ao mesmo tempo, os combustíveis fósseis também não vêm de graça”, ponderou.

De onde viria o dinheiro

Alguns dos custos poderiam ser cobertos por investidores privados, disse Bradke, apontando para o recente início da construção de uma linha elétrica entre a Alemanha e o Reino Unido financiada exclusivamente com fundos privados.

“As principais companhias de seguros e fundos de pensões estão muito interessados ​​em investir na construção de redes”, afirma Bradke, acrescentando que “as receitas não precisam ser tão elevadas, mas seguras a longo prazo”.

Ele enfatizou, porém, que o dinheiro não é a única coisa importante na ampliação de uma rede elétrica. Igualmente vital é avaliar com precisão a necessidade real. Por exemplo, o que aconteceria se fossem utilizados menos bombas de calor ou veículos elétricos do que o planejado? E se os carros elétricos funcionarem como armazenamento de energia em massa e também fornecerem eletricidade à rede?

Bradke disse que isso resultaria em menos compartilhamento de energia na rede. “E isso pode significar que temos linhas de alta tensão que não são necessárias”, ressaltou.

Simson afirmou que o financiamento da UE para o alargamento da rede elétrica provém do instrumento de financiamento denominado Mecanismo Interligar a Europa. “Defendo veementemente que quando o próximo quadro financeiro plurianual for concebido, devemos apenas reforçar este fundo”, disse.

O atual quadro financeiro, que determina o orçamento da UE, vigora até 2027. Depois disso, tudo estará nas mãos da próxima Comissão Europeia e do recém-eleito Parlamento Europeu.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO11 horas ago

Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre até agosto, revela IBGE

Esporte11 horas ago

Flamengo esbarra na muralha defensiva do Peñarol, empata e é eliminado nas quartas de final da Libertadores

CIDADE12 horas ago

Pesquisa: Guilherme Coelho cresce, assume a 2ª colocação com 26,8% e se consolida na disputa pela Prefeitura de Sobrado

Politíca12 horas ago

André Ribeiro anuncia “Governo da Cultura” com proposta de construir quatro Casas da Cultura

Politíca1 dia ago

Adriano Galdino exalta obra no Cariri e projeta candidatura ao Governo da Paraíba em 2026

Politíca1 dia ago

Veneziano confirma cadastro da Oficina Ortopédica e liberação de R$ 9 milhões para reformar unidades de saúde em Campina Grande

ESTADO1 dia ago

Valor Econômico aponta Cagepa como maior empresa da Paraíba e a 50ª no ranking do Nordeste

Educação & Cultura1 dia ago

Projetos de ECITs de Cuité e Campina Grande são selecionados para etapa regional do Desafio Liga Jovem do Sebrae

ESTADO2 dias ago

Governo da Paraíba dobra percentual de investimentos com recursos próprios

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Cendac inscreve para cursos de Manicure e Auxiliar Administrativo

ESTADO2 dias ago

Detran-PB promove novo leilão com mais de 3 mil veículos

CIDADE2 dias ago

Saúde: Cícero vai fortalecer a rede de cuidados contra o câncer

Internacional2 dias ago

Venezuela rejeita ordem de prisão da justiça argentina contra Maduro: ‘Ridícula e nula’

Judiciário2 dias ago

STF: Maioria autoriza recusa de transfusão em razão da fé

Judiciário2 dias ago

Juíza decreta sigilo em inquérito sobre cadeirada em Pablo Marçal

Nacional2 dias ago

Nikolas coloca Alckmin como testemunha em ação contra Lula

Judiciário2 dias ago

Moraes admite erro em prisão e manda soltar denunciado do 8/1

Judiciário2 dias ago

Barroso ironiza Jair Bolsonaro e defende urnas eletrônicas

Nacional2 dias ago

Governo vê interrupção de rota ilegal e deve manter regra migratória para pessoas sem visto

Judiciário2 dias ago

Agressão nas eleições é retrocesso civilizatório e não será tolerada, diz Cármen

ECONOMIA2 dias ago

Prévia da inflação de setembro fica em 0,13%

Segurança Pública2 dias ago

RECONHECIMENTO: Central de Videomonitoramento de João Pessoa é case de sucesso na América Latina

Politíca2 dias ago

Marcelo Queiroga intensifica campanha em João Pessoa e apresenta propostas para transformar a economia e melhorar a qualidade de vida

Nacional2 dias ago

Mídia internacional dá pouca atenção para discurso de Lula na ONU

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O Google está atualizando as imagens do Street View em dezenas de países

Segurança Pública2 dias ago

Governo Lula prepara novas diretrizes para limitar uso da força por polícias e guardas municipais

Judiciário2 dias ago

IRREGULARIDADES- TCE determina que prefeita de Bayeux suspenda pagamento de R$ 750 à organização social

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Últimos dias para participar do processo seletivo para auxiliar eletricista

Politíca3 dias ago

Cícero Lucena vai ampliar ações para atrair novos investimentos e gerar mais empregos

Nacional3 dias ago

Aumento de pesquisas eleitorais na Paraíba em 2024 gera alerta para fraudes

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde2 semanas ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura2 semanas ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional2 semanas ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional2 semanas ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional2 semanas ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional2 semanas ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário3 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde3 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA3 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública3 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE4 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura4 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde4 semanas ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde4 semanas ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura4 semanas ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br