Connect with us

Judiciário

Crimes contra o Estado de Direito serão crimes políticos para fins de extradição?

Algumas ponderações a partir dos foragidos do 8 de janeiro na Argentina

Foi notícia recente, em 20 de junho deste ano, que a Argentina enviou ao Brasil uma lista com mais de 60 nomes de foragidos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. O governo do país vizinho informou que cumprirá decisões da Justiça brasileira.

Um eventual próximo passo deve ser o encaminhamento de pedidos de extradição para a Argentina, onde alguns bolsonaristas condenados pelos atos do 8 de janeiro solicitam refúgio. E agora surgirá a pergunta: os crimes contra o estado democrático de direito, previstos no título XII do Código Penal, e pelo qual os foragidos foram condenados pelo STF, serão considerados “crimes políticos” para fins de extradição?

Caso sim, tanto há vedação constitucional expressa no ordenamento jurídico de Argentina[1] e Brasil[2], quanto há negativa expressa no recente tratado firmado entre os dois países[3]. Além disso, trata-se de uma praxe diplomática e costume internacional desde o século 19[4]. Todavia, cabem algumas ponderações para compreender o efetivo alcance desta imunidade de jurisdição.

Tradicionalmente, o STF reconhecia como crimes políticos aqueles descritos na Lei de Segurança Nacional[5]. O título XII do CP a sucedeu e repete com algumas variações os crimes daquela lei. No caso do 8 de janeiro, os artigos 359-L e 359-M do CP[6], aplicados nas condenações, correspondem mais ou menos aos artigos 17 e 18 da LSN[7].

As doutrinas de direito penal, que reproduziam este argumento quando estudavam a LSN em comentários a leis extravagantes[8], nas novas edições dos manuais de Direito Penal têm rejeitado o caráter político dos crimes do título XII do CP[9]. Os argumentos mobilizados podem ser resumidos à ideia de que na democracia não há que se fazer distinção entre crimes comuns e políticos, como acontecia na ditadura[10]. Usam o fato de tais delitos terem sido inseridos no Código Penal como reforço argumentativo.

Ocorre que a vedação de extradição a crimes políticos visa justamente ressaltar as diferenças entre esses tipos de crimes e o caráter local e contingencial dos crimes políticos: tais crimes não necessariamente têm correspondência no direito comparado; e democracias e autocracias geralmente dão tratamento diferentes a eles, ainda que em geral ambas defendam o seu tipo de Estado – democrático ou autocrático.

Porém, para fins de extradição quem define o caráter ou não sobre se o crime é comum ou político não é o país requerente (no caso, o Brasil), mas o país requerido (a Argentina), com base em seu direito interno e os tratados por ele firmados (p.ex., há consenso internacional de que terrorismo não é crime político).

O Brasil parece ter o direito-dever de requerer a extradição como meio de afirmação de sua soberania e respeito ao cumprimento de decisões de seus tribunais. A Argentina fará o juízo se que aquelas condutas cometidas pelos foragidos brasileiros em seu país são “crimes políticos”, ou seja, se afetam ou não o a ordem constitucional.

O interessante é que se o país requerido entende que a conduta do estrangeiro que se evadiu do seu estado de origem afetou a ordem política do país requerente, e ambos reconhecem essa modalidade de vedação de extradição, não poderá entregar o estrangeiro (violaria sua constituição, leis, tratados assinados e costume/reciprocidade).

Reconhecer tal limitação significa uma interpretação “liberal” – ou garantista – do direito. Trata-se de uma garantia ao réu/condenado e, portanto, deve ser interpretada em favor, neste caso, dos evadidos. Não se deixa de fazer um juízo de reprovação à conduta, mas funciona como um impeditivo de aplicação da lei penal, tal qual a prescrição, por exemplo.

Nesse sentido, nada impede que o Brasil requeira e a Argentina entregue os foragidos, e ainda assim se apliquem as benesses do reconhecimento do caráter político do crime, como a faculdade de trabalhar (art. 200, LEP)[11]. A prisão não teria o objetivo de modificar as convicções políticas do sujeito, mas apenas impedir que ele volte a atentar contra o seu país. Por isso que no caso de evasão ele deixaria de ser uma ameaça.

Essa tese, consolidada no direito internacional desde o século 19, tem seus limites. Não é o caso do 8 de janeiro, mas veja-se o contexto de crimes pela internet. Casos como o de Allan dos Santos, blogueiro investigado pelos inquéritos do STF que em razão disso mudou-se para os EUA, sugerem que há a necessidade de se pensar em instrumentos de flexibilização, porque a conduta realizada no estrangeiro pode ter consequências no Brasil.

Já existem outras limitações à vedação de extradição de crimes políticos (vejam-se as causas de abertura dos regicídios; da preponderância de crime comum sobre político em caso de concurso; do risco de violação de direitos humanos – todas previstas no tratado entre Brasil e Argentina, por exemplo): então, nada impediria a criação de uma nova modalidade, a ser reconhecida em tratados ou pelo costume de reciprocidade.

Em resumo:

  1. os crimes do título XII do CP sucedem a LSN e devem ser lidos como políticos à luz da constituição;
  2. ainda assim, o Brasil pode pedir a extradição dos condenados que fugiram para a Argentina como meio de afirmação de sua soberania;
  3. quem decide se deve extraditar com base no reconhecimento de crime comum, ou não, ao reconhecer o caráter político de tais delitos à luz de seu ordenamento, é a Argentina;
  4. caso a Argentina não entregue os foragidos, o “exílio” serve como “pena”, mas o reingresso dentro do prazo prescricional no Brasil enseja a aplicação da lei penal;
  5. caso a Argentina entregue os brasileiros foragidos, nada impede que o Brasil reconheça o caráter político dos crimes e aplique as benesses legais como a faculdade de trabalho carcerário.

[1] Prevista apenas em lei: PARTE II – EXTRADICION. TITULO I – Extradición passiva. CAPITULO I – Condiciones generales. ARTICULO 8°-La extradición no procederá cuando: a) El delito que la motiva fuese un delito político; […]” (LEY DE COOPERACION INTERNACIONAL EN MATERIA PENAL. Ley 24.767. Promulgada de Hecho: Enero 13 de 1997).

[2] Prevista como garantia constitucional: “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: […] LI – nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei; LII – não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião”.

[3] “Artigo 3 – Recusa da extradição. A extradição não será concedida: […] i) se o delito pelo qual se solicita a extradição é considerado pela Parte requerida como um delito político ou conexo a tal delito. Não são considerados delitos políticos ou conexos: i) os atentados contra a vida e integridade física de um chefe de Estado ou de Governo, ou de um dos membros de sua família; ii) os atos de terrorismo; iii) os crimes de guerra, os delitos contra a humanidade e outros delitos contra o Direito Internacional; e iv) os delitos em relação aos quais as Partes têm a obrigação de extraditar ou exercer jurisdição, decorrente de um acordo internacional multilateral que vincule a ambas”.

[4] NUNES, Diego. Extradição, crimes políticos e a “luta international contra o crime entre os séculos XIX e XX. In: Constituição e direito internacional: formas de diálogo entre os séculos XIX e XX. Itajaí: Univali, 2015 (https://www.academia.edu/43265377/Extradição_crimes_políticos_e_a_luta_international_contra_o_crime_entre_os_séculos_XIX_e_XX).

[5] KIRSZTAJN. Laura Mastroianni. A Lei De Segurança Nacional no STF: como uma lei da ditadura vive na democracia? Monografia (Especialização) – Sociedade Brasileira de Direito Público. São Paulo: SBDP, 2018, in http://www.sbdp.org.br/wp/wp-content/uploads/2019/03/LauraMonografia.pdf.

[6] “TÍTULO XII – DOS CRIMES CONTRA O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. CAPÍTULO II – DOS CRIMES CONTRA AS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS. Abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Art. 359-L. Tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais: Pena – reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, além da pena correspondente à violência. Golpe de Estado. Art. 359-M. Tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído: Pena – reclusão, de 4 (quatro) a 12 (doze) anos, além da pena correspondente à violência”.

[7] “Art. 17 – Tentar mudar, com emprego de violência ou grave ameaça, a ordem, o regime vigente ou o Estado de Direito. Pena: reclusão, de 3 a 15 anos. Parágrafo único. Se do fato resulta lesão corporal grave, a pena aumenta-se até a metade; se resulta morte, aumenta-se até o dobro. Art. 18 – Tentar impedir, com emprego de violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer dos Poderes da União ou dos Estados. Pena: reclusão, de 2 a 6 anos”.

[8] Por todos, Nucci: NUCCI, Guilherme de Souza. Leis penais e processuais penais comentadas: vol. 1. 10 ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2017.

[9] Por todos, Bitencourt: BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal: Parte Especial. V. 5. 18 ed. São Paulo: SaraivaJur, 2024.

[10] Por todos, Sanches: SANCHES CUNHA, Rogério; SILVARES, Ricardo. Crimes contra o Estado Democrático de Direito (Lei 14.197/21). Salvador: JusPodium, 2021.

[11] “Art. 200. O condenado por crime político não está obrigado ao trabalho”.

AUTOR

DIEGO NUNES – Professor de História do Direito Penal da UFSC. Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade de Macerata (Itália). Advogado

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Leonardo desmente encontro com Lula e reafirma apoio a Bolsonaro

ECONOMIA12 horas ago

Calendário Bolsa Família julho 2024: veja quando irá receber

ECONOMIA12 horas ago

Calendário PIS / Pasep julho 2024: veja quando receberá o abono salarial

ENTRETENIMENTO12 horas ago

Lula convida sertanejos para almoço em estratégia de aproximação com o público do gênero, mas recebe um grande não de Gusttavo Lima

Nacional2 dias ago

Lula afirma que para revolucionar o País não é necessário ler Karl Marx, ser Lenin ou Fidel Castro

ESTADO2 dias ago

Metodologia do Orçamento Democrático Estadual serve de modelo para Governo de Pernambuco

Saúde2 dias ago

Programa Opera Paraíba vai realizar mais de 700 cirurgias oftalmológicas até o próximo domingo (30)

Segurança Pública2 dias ago

Mulher é Presa Suspeita de Furtar Celulares no São João de Campina Grande

Judiciário2 dias ago

Crimes contra o Estado de Direito serão crimes políticos para fins de extradição?

Judiciário2 dias ago

Maioria do STF diz que investigação ‘sumária’ do MP é inconstitucional

Judiciário2 dias ago

Desembargador determina rescisão de todos os contratos temporários em Araruna

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

Você pode estar conectando carregador ao celular do jeito errado e estragando cabos à toa; saiba como evitar desgaste do conector

Educação & Cultura2 dias ago

Comissão de Educação debate desafios do ensino superior privado

Educação & Cultura2 dias ago

Senado Aprova: mudança climática deve entrar na Política de Educação Ambiental

Esporte2 dias ago

Vinicius Júnior brilha e Brasil derrota Paraguai na Copa América

Esporte2 dias ago

Charles do Bronx se manifesta em rede social e critica rumores envolvendo o seu futuro

Esporte2 dias ago

F1: Verstappen, tranquilo, garante a pole para a Corrida Sprint do GP da Áustria

Esporte2 dias ago

Bia Haddad conhece caminho em Wimbledon 2024

Esporte2 dias ago

Treze tem duas baixas no elenco para a sequência da Série D

ECONOMIA2 dias ago

Dólar sobe para R$ 5,58 e fecha semestre com alta de 15,15%

Judiciário2 dias ago

Alexandre de Moraes afirma que STF decidirá sobre anistia de envolvidos nos atos do 8 de janeiro

Nacional2 dias ago

Governo Lula avalia possíveis impactos de uma vitória de Trump nas eleições dos EUA

Internacional2 dias ago

Quem foi o vitorioso no primeiro debate entre Trump e Biden

Internacional2 dias ago

Congresso da Argentina aprova reformas econômicas de Milei

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

Jogo do Tigrinho: os perigos de se viciar em games de aposta

Saúde2 dias ago

Varíola M ainda é ameaça à saúde pública, alerta OMS

Nacional2 dias ago

Ciro Nogueira: “Lula fala, dólar dispara. Por que Lula fala?”

Nacional2 dias ago

Governo Lula pede ao STF isenção de multa e juros para alvos da Lava Jato

Nacional2 dias ago

“Pedalada Fiscal”: 57 Deputados apresentam novo pedido de impeachment contra Lula

Nacional2 dias ago

PL x PT: coligações estratégicas nas maiores capitais devem adiar confronto direto

Internacional11 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ENTRETENIMENTO11 meses ago

JIBÓIA

Internacional6 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional11 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA6 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional6 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE6 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde6 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional6 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário10 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário9 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura6 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

HORTÊNSIAS

Internacional6 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional6 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário2 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO4 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

Internacional3 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

ESTADO7 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Nacional10 meses ago

EXCLUSIVO – Leia na íntegra o pronunciamento de 7 de setembro de Lula

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Assistam ao filme “Tropa de elite 2 – O inimigo agora é outro” e reflitam

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

SÍLVIO MEIRA FALA SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Saúde2 dias ago

BRASILEIRA DESCOBRE AÇÃO DE PROTEÍNA EM CASOS GRAVES DE COVID

ECONOMIA2 dias ago

COMO IRÁ FUNCIONAR A NOVA META DE INFLAÇÃO DO BRASIL

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

ENVELHECIMENTO MUDA DEMANDAS E VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO

Internacional2 dias ago

BOLÍVIA EM TENSÃO: ENTENDA EM 4 PONTOS A CRISE POLÍTICA NO PAÍS VIZINHO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

SAVANNAH: O HÍBRIDO SELVAGEM DE GATO COM SERVAL

Educação & Cultura5 dias ago

FIM DA GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

BRASIL TEM MAIS DE 2 MILHÕES DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICOS SOBRANDO

Nacional5 dias ago

COMO MILHARES DE FAMÍLIAS GAÚCHAS FICARAM MAIS POBRES DO DIA PARA A NOITE

ENTRETENIMENTO5 dias ago

ESTROGONOFE DE TILÁPIA FEITO NO FORNO VAI TE SURPREENDER

ENTRETENIMENTO5 dias ago

TRÊS DICAS PRA CUIDAR BEM DAS ORQUÍDEAS

Politíca1 semana ago

“RESULTADOS PODEM NÃO AGRADAR, MAS ELEIÇÕES LIVRES SÃO A FORÇA DA DEMOCRACIA”

Educação & Cultura1 semana ago

PISA: O BRASIL NO RANKING INTERNACIONAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

COMO NVIDIA VIROU A EMPRESA MAIS VALIOSA DO MUNDO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

TECNOLOGIA AJUDA NO MANEJO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Saúde2 semanas ago

ESPECIALISTAS CRITICAM A MUDANÇA NA LEI DO ABORTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TURISMO RURAL EM ROTA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TOMÁS DE AQUINO: O SANTO QUE TROUXE RAZÃO PARA A FÉ

Segurança Pública2 semanas ago

REGULAMENTAR O USO DE DROGAS PODE SER NECESSÁRIO

Saúde2 semanas ago

PL DO ABORTO: O QUE PODE MUDAR NA LEI QUE IGUALA ABORTO A HOMICÍDIO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

ANÁLISE DO CANCELAMENTO DO LEILÃO DE ARROZ PELA CONAB

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

DIA DE SANTO ANTÔNIO: O SANTO É MESMO CASAMENTEIRO?

Internacional2 semanas ago

QUAL O NOVO PERFIL DO PARLAMENTO EUROPEU?

Nacional2 semanas ago

LULA VOLTA A DEFENDER TAXAÇÃO DOS MAIS RICOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O NEUROCIENTISTA QUE NÃO ACREDITA NO LIVRE-ARBÍTRIO

Saúde2 semanas ago

BRADICININA: REMÉDIO CONTRA A PRESSÃO ALTA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

BRASIL É O PRIMEIRO PAÍS A TER TECNOLOGIA ANTI-ROUBO EM CELULARES

ECONOMIA2 semanas ago

ALIMENTOS PUXAM INFLAÇÃO PARA CIMA EM MAIO

Segurança Pública2 semanas ago

MARCAS DE PERFUMES DE LUXO ESTÃO ENVOLVIDAS COM TRABALHO INFANTIL

CIDADE2 semanas ago

PROJETO SUBSTITUI CARROÇA POR TRICICLO NA COLETA DE RECICLÁVEIS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br