Connect with us

Internacional

Estupro é usado como arma de guerra no Sudão

Ignorado pelo resto do mundo, conflito no país do norte africano já gera a maior crise de deslocados do mundo. Violência sexual é relatada à DW por mulheres e crianças sobreviventes refugiadas no vizinho Chade

Halima (nome alterado) viveu em vários campos para pessoas deslocadas desde que se lembra. Toda vez que ela acreditava que tinha encontrado um lugar seguro, outro ataque acontecia, fazendo-a se deslocar inúmeras vezes.

As lembranças da vida sob estresse constante não a deixam dormir, diz ela à DW.

Em junho de 2023, as Forças de Apoio Rápido (FAR) – grupo paramilitar formado principalmente por milicianos da Janjawid, conhecidos por combater grupos étnicos insurgentes em nome do Exército – atacaram a área onde Halima vivia com a família em El Geneina, a capital de Darfur Ocidental.

Ela ouviu os milicianos chegarem em suas motocicletas. “Eles me encontraram em meu quarto”, relata. “Quatro deles me ameaçaram com armas. Um deles me estrangulou e me estuprou.”

Halima sofreu vários ferimentos, mas conseguiu escapar ao cruzar a fronteira com o Chade. Lá ela se sentiu segura, mas não conseguiu encontrar a ajuda médica de que tanto precisava depois da violência que passou.

Muitas mulheres e crianças refugiadas no Chade falaram sobre o assunto, e os relatos de violência sexual dentro dos acampamentos também têm aumentado.

Refugiada sudanesa exibe cartão de ajuda internacional em acampamento no Chad: nem no exterior elas estão a salvo

Violência étnica e de gênero 

A maioria das pessoas que fugiu da fronteira de um Sudão devastado pela guerra está agora em campos no leste do Chade, em lugares como Adre.

Halima é uma delas. Ela acredita que a FAR a estuprou principalmente por ela pertencer ao grupo étnico Massalit, que era maioria da cidade de El Geneina até ser atacado brutalmente no ano passado. 

Outra jovem do acampamento, Hadija (nome alterado), tem a mesma impressão de Halima.

Ela se lembra de como seu agressor perguntou a que etnia ela pertencia. “Eu não disse que era Massalit, eu disse que pertencia aos Fur.”

Ele ameaçou matá-la se ela fosse Massalit, acrescentando que os Massalit jamais seriam donos de qualquer terra no Sudão no futuro.

Hawa (nome alterado) sobreviveu a um ataque semelhante em junho de 2023.

Ela conta à DW que um integrante da FAR entrou na casa dela e atirou em seu primo de 20 anos. Em seguida, ela ouviu a mãe e a tia serem espancadas.

“Eu apanhei também, com um chicote, uma vara. Depois, ele me jogou na cama e me estuprou”.

Hawa só conseguiu encontrar um hospital dias depois. Ela precisou tomar pontos após o ataque e ainda sente dor ao caminhar.

Uma jovem sudanesa sobrevivente de violência sexual em frente ao seu abrigo em Adre, no Chade

Human Rights Watch alerta para possível genocídio

As histórias de mulheres que sobreviveram à violência são documentadas pela  ONG internacional de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch. A entidade alerta que o que acontece com o povo Massalit em Darfur Ocidental pode ser um genocídio.

Procurada, A FAR não quis se pronunciar.

A maior crise de deslocamento do mundo

Em um relatório sobre violência baseada em gênero publicado no final de 2023, a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) informou que mulheres e meninas no Sudão tiveram de suportar o peso das consequências do conflito no país, incluindo um aumento “alarmante” nos casos de violência sexual.

Muitas das pessoas que buscam asilo em outros lugares dizem que sofreram ou testemunharam assédio, sequestro, estupro, agressão sexual, exploração sexual e outras formas de violência durante suas jornadas em busca de segurança.

Há mais de um ano, as Forças Armadas do Sudão têm lutado contra a FAR em uma batalha brutal pelo controle do país.

O conflito forçou milhões de pessoas a fugirem de suas casas desde abril de 2023, elevando o número de pessoas deslocadas para cerca de 12 milhões até junho de 2024.

Todos os dias, milhares de sudaneses tentam sair de Darfur Ocidental para o Chade para escapar da guerra e da violência em seu país

O Comitê Internacional de Resgate (IRC) informa que mais de 2 milhões de pessoas buscaram refúgio em países vizinhos desde o início do conflito. Mas a grande maioria delas permanece no Sudão – mais de 10 milhões de pessoas, o equivalente à praticamente a população inteira do Rio Grande do Sul. Trata-se da maior crise de deslocamento do mundo.

As organizações de ajuda humanitária destacam que há uma enorme escassez de financiamento para lidar com a crise no Sudão e em toda a região.

Dificuldades na entrega de assistência humanitária expõem mulheres e criança a ainda mais violência

Abdirahman Ali, diretor nacional da ONG CARE International para o Sudão, confirma o rápido aumento da taxa de violência de gênero relatada em todo o país, especialmente nas áreas que testemunham maior violência, como Darfur, Cartum e o estado de Al Jazirah.

Segundo ele, a violência contra meninas e mulheres continua, principalmente nos campos de refugiados, e está sendo exacerbada por dificuldades na entrega emergencial de alimentos, água e assistência médica.

Pessoas fazem fila para se registrar para uma possível ajuda alimentar em um acampamento para deslocados internos na região central do Sudão

O maior desafio, afirma Ali, é transportar suprimentos de saúde e nutrição através da fronteira do Chade com o Sudão para os deslocados internos.

“Há muitas áreas onde não podemos acessar ou mesmo prestar assistência devido ao conflito em curso e às restrições que impedem trabalhadores humanitários de chegar às pessoas necessitadas”, relata.

De acordo com o IRC, 90% das pessoas que cruzam as fronteiras da região em busca de segurança são mulheres e crianças. Uma em cada cinco dessas crianças pequenas sofre desnutrição aguda.

Muitos bebês morrem de desnutrição no campo de El Fasher, no norte de Darfur

O apoio psicológico às pessoas afetadas pela violência de gênero também é difícil de obter, diz Ali: “Há vários deslocamentos. Comunidades e refugiados se mudam de um local para outro, o que dificulta os esforços para fornecer apoio contínuo à população.” 

Fuga para Chade e para outros lugares

Antes do início do conflito, o Sudão já passava por uma grave crise humanitária causada pela instabilidade política de longo prazo e pelas pressões econômicas no país.

A guerra apenas agravou essas condições, deixando quase 25 milhões de pessoas – mais da metade da população do Sudão – em situação de necessidade, de acordo com o IRC.

Mais de 600 mil pessoas cruzaram a fronteira com o Chade, que já abrigava 400 mil refugiados sudaneses antes da eclosão do conflito, em abril de 2023.

É por isso que o IRC também expandiu os serviços de apoio para os refugiados sudaneses nos países vizinhos além do Chade, incluindo Uganda, Etiópia e Sudão do Sul. 

Organizações de ajuda humanitária afirmam ter dificuldades para fornecer nutrição e outros suprimentos a mulheres deslocadas internamente no Sudão

Direito humanitário internacional ignorado

Abdirahman Ali, da CARE International, exige que as partes envolvidas no conflito cumpram suas obrigações de acordo com o direito humanitário internacional para proteger as populações civis e a infraestrutura.

Para que a situação dos direitos humanos melhore, explica, os trabalhadores humanitários que prestam assistência também precisam receber garantias.

“É necessário que as partes em conflito se dirijam à mesa de negociações e garantam que essa crise seja interrompida”, diz ele. “Ela está causando um sofrimento humano indescritível ao povo do Sudão”.

Apesar do trauma, Hawa e Halima esperam voltar às suas vidas anteriores; Hawa sonha em concluir seus estudos em economia para trabalhar “como contadora ou administradora de empresas”.

Halima também quer retomar os estudos. “Se a situação melhorar, quero ir para a universidade”, conta. “Sou parteira, mas quero me tornar médica”.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca10 horas ago

Do sertão ao poder: O pirralho que se escondeu atrás do terno

Politíca18 horas ago

Hervázio Bezerra bota quente, defende Cícero e diz que homem tá pronto pra ser governador

Politíca19 horas ago

Lindolfo articula vinda de secretário do Ministério do Esporte para novas parcerias com a Paraíba

Politíca19 horas ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao advogado Rougger Guerra

Nacional21 horas ago

Governo Lula leva chibatada em São Paulo e perde o prumo no juízo do povo, diz Paraná Pesquisas

Politíca2 dias ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional2 dias ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública2 dias ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

Segurança Pública2 dias ago

Condenado por tráfico, receptação e roubo é preso em imóvel de alto padrão no bairro do Bessa em João Pessoa

CIDADE2 dias ago

Conselheiros regionais do programa ‘Você Prefeito’ se reúnem nesta quinta-feira

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Feira de Cordel apresenta cordelistas Mané Gostoso, Claudete Gomes e show do Forró do Escurinho

ESTADO2 dias ago

Vice-governador acompanha inscrições do Empreender Paraíba Junina, em Campina Grande

Saúde2 dias ago

Agevisa divulga orientações e ressalta importância da higiene das mãos para prevenção de doenças

ESTADO2 dias ago

João Azevêdo entrega cartões do Passe Livre Estudantil e destaca importância da ação para combater a evasão escolar

ESTADO2 dias ago

Primeira-dama do Estado visita a Casa dos Sonhos e discute projetos para ampliar atendimento a crianças e adolescentes de Santa Rita

ESTADO2 dias ago

Nota Cidadã: compras no mês das mães concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Campanha une forças para proteger o timbu, aliada no controle de sentenças e decisões

ESTADO2 dias ago

Paraíba apresenta potencial turístico na Feira de Turismo no Piauí

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Paraíba livre da aftosa: produtores rurais têm até 31 de maio para atualizar o cadastro dos rebanhos

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Com apoio do Governo do Estado, 1ª Expoagro São Bento começa nesta quinta-feira

Educação & Cultura2 dias ago

Governo da Paraíba publica resultado preliminar da etapa de análise documental do ICMS Cultural Ações Continuadas

Educação & Cultura2 dias ago

Divulgados os resultados preliminares da etapa documental da Premiação de Pontos e Pontões de Cultura e do Prêmio de Espaços Culturais

Judiciário2 dias ago

Tribunal apresenta experiência brasileira em transição energética à Agência Internacional de Energia

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Novo edital do Mais Médicos prevê 48 vagas em 40 localidades da Paraíba

Politíca2 dias ago

ALPB concede Título de Cidadania Paraibana a Fabiana Lobo, Marcelo Assunção e Marcelo Bispo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional2 semanas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde2 semanas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br