CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Descubra as 5 missões espaciais mais épicas da NASA e como elas mudaram o mundo
Desde que o homem pisou na lua pela primeira vez, a agência permanece na vanguarda da exploração espacial
A NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) é a agência espacial responsável pelas missões mais famosas e emblemáticas ao espaço.
Desde que o homem pisou na lua pela primeira vez, a agência permanece na vanguarda da exploração espacial, mantendo sua posição de liderança, mesmo com a entrada de empresas de interesse privado, como a SpaceX do multimilionário Elon Musk.
Ao longo das últimas décadas, no entanto, algumas das missões realizadas pela NASA permaneceram marcadas na memória coletiva e de, alguma forma, contribuíram com grandes mudanças para o mundo.
Acompanhe abaixo as cinco missões mais épicas realizadas pela NASA e como elas impactaram a vida na Terra e o entendimento humano sobre o universo.
As missões mais épicas da NASA
- Apollo 11
Em 20 de julho de 1969, a Apollo 11 fez história ao pousar os primeiros humanos na Lua. Comandada por Neil Armstrong e acompanhada por Buzz Aldrin e Michael Collins, a missão demonstrou a supremacia tecnológica dos Estados Unidos durante a corrida espacial. Armstrong e Aldrin caminharam na superfície lunar por cerca de duas horas, enquanto Collins orbitava acima na nave de comando.
- Apollo 13
Conhecida como a “missão maldita que virou sucesso”, a Apollo 13 enfrentou uma explosão de tanque de oxigênio que comprometeu a missão. Os astronautas Jim Lovell, Jack Swigert e Fred Haise usaram o módulo lunar como um “bote salva-vidas” para retornar à Terra em segurança. A missão destacou a capacidade de improvisação e a engenhosidade da NASA para superar crises em tempo real.
- Voyager 1 e 2
Lançadas em 1977, as sondas Voyager 1 e 2 foram projetadas para explorar os planetas exteriores do nosso sistema solar. Voyager 1 é agora o objeto feito pelo homem mais distante da Terra, tendo entrado no espaço interestelar. As sondas forneceram imagens e dados sem precedentes de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, transformando nosso entendimento desses mundos.
- Curiosity Rover
Em 2012, o rover Curiosity pousou em Marte com a missão de investigar a capacidade do planeta de suportar vida microbiana. Equipado com um laboratório de química portátil, o Curiosity descobriu evidências de antigos riachos e lagos, indicando que Marte teve condições ambientais favoráveis à vida no passado.
- Missão Artemis
Prevista para a década de 2020, a missão Artemis da NASA visa retornar humanos à Lua e estabelecer uma presença sustentável até 2028. A missão utilizará o foguete Space Launch System (SLS) e a nave espacial Orion, com o objetivo final de preparar o caminho para a exploração humana de Marte. Artemis representa um esforço internacional, envolvendo parcerias com agências espaciais de outros países.