AGRICULTURA & PECUÁRIA
Custo de produção de leite aumenta 2,18%
Segundo a análise semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o custo de produção de leite em Mato Grosso chegou a R$ 0,95 por litro no segundo trimestre de 2024, representando uma alta de 2,18% em comparação com o primeiro trimestre do ano. Segundo o projeto Acapa-MT, os dois principais componentes do custo de produção — Suplementação e Aquisição de Animais — apresentaram aumento nesse período.
O grupo de Suplementação, que representa 36,81% do custo total, foi impactado principalmente pela alta nos preços do sal mineral e da alimentação concentrada em comparação com o trimestre anterior. Já o grupo de Aquisição de Animais, responsável por 22,79% dos custos, registrou um aumento de 1,31%, refletindo o ajuste positivo nos preços dos animais de reposição.
Apesar do aumento nos custos, o preço do leite no estado teve um crescimento ainda maior, de 10,62% no segundo trimestre de 2024 em relação ao trimestre anterior. Esse aumento é consequência da menor produção devido ao início do período seco. Como resultado, a margem de lucro do produtor em relação ao custo de produção ficou em R$ 1,18 por litro, uma alta de 18,55% na comparação trimestral. Com a redução da captação de leite no estado, o preço do produto deve continuar em alta no curto prazo, o que pode favorecer ainda mais a margem dos pecuaristas.