Judiciário
Gestão de Harrison criou rede de proteção das prerrogativas, capacitou advogados e prepara OAB-PB para futuro
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), está sendo preparada para o futuro. A gestão do presidente Harrison Targino vem promovendo mudanças significativas com ações e posturas que reposicionaram a Ordem diante do seu papel junto à sociedade. Com mais diálogo, igualdade de gênero e abertura para a tecnologia, a OAB-PB se coloca diante dos desafios atuais com altivez, mas mantendo sempre o diálogo aberto com a advocacia paraibana de forma muito firme com seus propósitos.
No último domingo (11), Dia da Advocacia, o presidente destacou alguns eixos importantes no processo de fortalecimento da OAB-PB e sua construção para o futuro. O primeiro é a defesa intransigente das prerrogativas da advocacia. Para isso, a gestão instalou a Procuradoria de Prerrogativas, que tem como diretora a advogada Simone Barsi, aprovada em processo seletivo, o primeiro realizado para o cargo na história da Ordem. “A defesa das prerrogativas é também dever da diretoria e de todos nós que queremos partilhar essa missão de lutar pela valorização e pelo respeito de todos e todas”, afirmou.
De acordo com Harrison, a OAB-PB também prioriza a defesa da advocacia por meio da Comissão de Prerrogativas, quando a Seccional se faz presente nas 11 Subseções distribuídas por todo o estado. Entre as ações, destaca-se a realização da Caravana de Prerrogativas, que escuta a advocacia e, a partir das informações obtidas, a Ordem tomou as medidas necessárias em defesa dos profissionais.
A formação profissional e a construção de uma rede de proteção e valorização da advocacia integram as ações de crescimento da OAB-PB atual. Entre as ações, o presidente Harrison Targino destacou o curso de pós-graduação da Escola Superior da Advocacia (ESA), o maior da história da entidade, com 2,8 mil inscritos. A ESA tem garantido a formação de advogados e advogadas em todo o estado. “Temos vários cursos voltados à formação profissional e às habilidades e competências necessárias para enfrentar este tempo, sem descuidar de ser uma entidade participativa que garante os espaços”, frisou.
Outro ponto destacado pelo presidente da OAB-PB é o fortalecimento das 47 comissões, que atualmente contam com a participação de cerca de 1.500 advogados. “Tivemos um aumento expressivo no número de advogados e advogadas que participam das comissões, sempre com muita atividade, nunca paradas, mas mostrando que a nossa OAB é inclusiva, sempre ouvindo pessoas das mais diferentes áreas de atuação e, principalmente, buscando servir”, destacou.
Mulher – A OAB-PB também está mais igualitária, com mais mulheres participando da gestão, com presença forte na diretoria e nas comissões. “Uma das marcas da gestão foi garantir espaços para mulheres. A Ordem passou a ter uma gestão mais feminina, mais gentil. Mais mulheres presidentes de comissões, mais mulheres nas vice-presidências das comissões, mais mulheres na secretária-geral de comissões. Todas as comissões tiveram crescimento, passando de 28% de presidentes mulheres para 58%. Hoje, mais de 60% dos membros das comissões são mulheres”, afirmou.
Também se destaca a criação da paridade para a vaga de desembargador dentro do Quinto Constitucional. Essa é a primeira vez na história que a lista será formada pela mesma quantidade de homens e mulheres, devido à aprovação da paridade de gênero instituída pela atual gestão da OAB-PB.
“No Brasil, 53% dos profissionais da advocacia são mulheres e, na Paraíba, são 48,9%. Percebemos que, historicamente, os homens sempre foram beneficiados e, por isso, decidimos adotar a questão da paridade para a escolha dentro do Quinto Constitucional. Apenas seis OABs no país adotaram essa medida. Temos orgulho de contribuir para que a Ordem na Paraíba esteja entre elas”, ressaltou o presidente da OAB-PB.
Tecnologia – A OAB-PB também está conectada com o futuro, investindo em inovação com o Programa Conecta, uma plataforma de interação que visa aprofundar as habilidades e competências necessárias para a inserção dos advogados e advogadas no mercado profissional do presente.
“Reposicionamos a OAB para o futuro, não para o passado. Posicionamos a OAB para que esteja mais voltada à discussão de novas tecnologias, de novos ambientes, do mercado profissional presente, de habilidades e competências. Essa abordagem esteve muito presente através do programa Conecta, que fizemos, e de uma série de programações da própria Escola Superior da Advocacia”, disse.
Nova Sede – Outro marco da atual gestão é a construção da nova sede, que era uma promessa e se tornou realidade. “Era um projeto que se transformou em realidade. Quando chegamos, era um terreno cheio de mato, e hoje é uma obra de R$ 20 milhões, a maior obra da história da OAB de todos os tempos, realizada agora, em tempo recorde, para ser ofertada à advocacia”, finalizou.
A estrutura abrigará a sede da OAB-PB e também contará com amplo estacionamento, auditório, além de um espaço de descompressão e lazer com uma vista privilegiada para o mar do Cabo Branco.