Saúde
Por que o tato feminino é mais aguçado do que o tato masculino?
Os cientistas confirmaram que o ácido hialurônico melhora a sensibilidade do tato
Tato feminino
Os cientistas sempre viram em seus experimentos que as mulheres tipicamente têm um sentido de tato mais aguçado do que os homens, mas ninguém havia descoberto o que a pele da mulher tem de diferente que a torna mais sensível.
Bingxu Li e Gregory Gerling, da Universidade da Virgínia (EUA), decidiram desvendar esse mistério e então tiveram uma surpresa: O tato feminino não é mais sensível, seus dedos é que são mais leves e macios.
“Basicamente, confirmamos que as mulheres são melhores do que os homens na discriminação por toque – embora não porque tenham dedos menores, mas porque, em geral elas têm dedos mais macios,” afirmou Gerling.
A descoberta foi possível porque a dupla criou um novo instrumento científico para observar diretamente os padrões físicos que alimentam a percepção. Neste caso, eles se voltaram para a háptica, a ciência que estuda o toque e suas sensações: Quando você pressiona a tela do celular e sente uma vibração, por exemplo, isso é uma sensação tátil, que os pesquisadores tentam imitar por meio da tecnologia háptica.
O aparto experimental combinou imagens 3D e observações biomecânicas da pele e como ela se deforma quando pressionada, com os dados sendo tratados por análise estatística e aprendizado de máquina. Finalmente, a equipe fez experimentos para testar como voluntários homens e mulheres usam o toque para perceber objetos.
Eles descobriram que uma pele mais macia resulta em maior deformação no contato superficial com os objetos, o que se correlaciona com uma maior capacidade de distinguir pequenas alterações superficiais ou na rigidez dos objetos. Como a pele macia se deforma mais, ela aciona mais fibras nervosas sensoriais na pele.
Para quem deseja melhorar a percepção do toque, recomendou Gerling, aplique ácido hialurônico, um hidratante e amaciante de pele bastante eficaz. Foi usando esse composto que a equipe confirmou suas descobertas, que deixou os dedos dos homens quase tão sensíveis quanto o das mulheres.