ENTRETENIMENTO
Celeiro Criativo recebe obras de artesãos paraibanos interessados integrar a agenda de exposições 2024
O Celeiro Espaço Criativo, espaço mantido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), recebe, durante todo o ano, trabalhos de artesãos paraibanos interessados em expor suas obras ao público. Segundo o curador Ilson Moraes, nos primeiros sete meses de 2024, 80 profissionais já participaram da agenda que faz parte do roteiro de turistas e dos moradores da cidade como opção de lazer e aprendizado sobre a arte popular.
O espaço, localizado no Hotel Globo, no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, no Centro Histórico (Varadouro), reúne, atualmente, trabalhos de 70 artesãos. “As peças são exclusivas de artistas de várias localidades da Paraíba, confeccionadas em madeira, couro, metal, cerâmica, fibras, tecelagem, entre outras tipologias, e podem ser adquiridas no próprio local pelos visitantes”, detalhou.
Conforme explicou Ilson Moraes, o tempo de exposição, em média, é de três meses, mas, dependendo da procura pelo produto, o prazo pode ser estendido. “A venda é realizada no próprio local e, na medida que isso vai acontecendo, o artesão pode ir repondo as peças automaticamente”, reforçou.
Ilson Moraes informou que os artistas interessados em participar da exposição do Celeiro podem comparecer ao espaço nas terças e quartas-feiras, no horário das 9h às 16h, para apresentação das obras. “Só recebemos artesanato original, o mais natural possível, ou seja, nada de plástico”, destacou, explicando que, para aprovação, além dessa exigência, a estética das peças também passa por avaliação da curadoria.
O espaço, antes localizado no Altiplano Cabo Branco, está funcionando temporariamente no Varadouro, enquanto aguarda a conclusão das obras de sua nova sede, no prédio anexo à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, também no Altiplano.
O Celeiro está aberto à visitação todos os dias, das 8h30 às 17h30, com entrada gratuita. Semanalmente, o local recebe, em média, 700 visitantes, de acordo com Ilson Moraes. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato através do telefone: (83) 99879-0291.