CIDADE
Presidente da OCB/PB, André Pacelli, é homenageado com Título de Cidadão Pessoense
Um novo cidadão: André Pacelli, médico anestesiologista e presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras na Paraíba (OCB/PB). Natural de Santa Cruz–RN, o dirigente recebeu o Título de Cidadão Pessoense em sessão solene, presidida pelo vereador Marmuthe Cavalcanti, autor da propositura. Lideranças do cooperativismo, da área médica, amigos e familiares do homenageado prestigiaram o evento, realizado na Câmara Municipal de João Pessoa.
Presidente da Frente Parlamentar Municipal do Cooperativismo (Frencoop JP), Marmuthe Cavalcanti justificou a honraria, trazendo fatos da biografia do líder cooperativista e enaltecendo sua atuação como médico e dirigente da OCB/PB. O vereador ressaltou, ainda, a importância do trabalho de interlocução realizado por Pacelli junto à Frencoop JP, que fortalece a parceria entre o Legislativo Municipal e o Cooperativismo.
“Nosso homenageado tem sido um parceiro importante nas ações referentes ao cooperativismo que realizamos. Dono de uma biografia irretocável e de inestimáveis serviços prestados ao povo de João Pessoa tanto na área da saúde quanto no setor cooperativista. Fica evidente que André Pacelli merece esta homenagem concedida pelo nosso mandato. E a Casa Napoleão Laureano também se orgulha de prestar tão justo reconhecimento, tornando cidadão pessoense de fato e de direito uma pessoa que se dedica e contribui bastante com esta cidade”, declarou o vereador.
O presidente do Sistema OCB/PB agradeceu a honraria com um discurso emocionado, no qual rememorou sua trajetória pessoal, profissional e como líder cooperativista. “É um momento de muita alegria é satisfação receber essa homenagem, que consolida a minha relação com essa cidade que me acolheu com tanto carinho, oportunizou trabalho e criar minha família. Dedico esse Título a todos os cooperativistas, profissionais de saúde e pessoenses que, diariamente, trabalham para construir uma cidade justa, solidária e próspera”, afirmou André Pacelli.
Homenagens da família, de lideranças do cooperativismo e da área de saúde
Marcada por muitas homenagens, a sessão foi aberta pela leitura de um texto bíblico, realizada pela filha do dirigente cooperativista, Ana Carolina Ramalho. Em seguida, lideranças que compuseram a mesa da solenidade realizaram discursos destacando a dedicação e liderança de André Pacelli no cooperativismo e como médico.
Integraram a mesa os seguintes presidentes de cooperativas e entidades de representação: Malaquias Ancelmo (Sistema OCB/PE); Wilson Ribeiro de Morais (Central Sicredi NE); Gualter Ramalho (Unimed João Pessoa); Bruno Leandro de Souza (CRM-PB); e o ex-secretário estadual da Agricultura, Rômulo Montenegro.
“O Cooperativismo, que você muito bem representa, é uma das forças transformadoras da sociedade. Esta homenagem é pautada no exemplo que você se tornou para a bandeira do Cooperativismo”, afirmou o presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho.
Amigo de longa data do homenageado, o presidente da Central Sicredi nordeste, Wilson Ribeiro, se emocionou ao falar sobre a história de André Pacelli no cooperativismo paraibano e o seu compromisso com o setor. “André se revelou um grande cooperativista. Ele é um construtor do cooperativismo e tem ajudado a fazer a pacificação junto a alguns sindicatos de categorias”, pontuou.
Também estiveram presentes o superintendente do Senar PB, Sérgio Martins; o presidente do Farol do Desenvolvimento da Paraíba, Chico Nunes; o secretário municipal de Gestão Governamental, Diego Tavares; além de representantes do Tribunal de Contas do Estado, da Codevasf, diretores e gestores de cooperativas de diversos ramos.