Politíca
Veneziano é condecorado pelos relevantes serviços prestados ao País, em cerimônia alusiva aos 25 anos do Ministério da Defesa
O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) foi condecorado pelo Ministério da Defesa, que completou 25 anos de criação, com a Ordem do Mérito da Defesa (OMD), pelos seus relevantes serviços prestados ao Brasil. A cerimônia foi realizada no Clube do Exército, em Brasília (DF), com a presença do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
Após a cerimônia, Veneziano agradeceu a homenagem. “Estou muito feliz porque acabo de sair de uma solenidade na qual fomos agraciados, eu e alguns companheiros, pelo Ministério da Defesa, pelos 25 anos da criação dessa importante pasta, que ao longo desse tempo, inúmeras ações foram desenvolvidas pelas forças (Exército, Marinha e Aeronáutica) que integram o ministério. Uma homenagem comandada pelo presidente Lula, que reconhece o trabalho que estamos desenvolvendo ao longo desses anos, tanto como deputado federal, como Senador, no interesse do Ministério da Defesa e, evidentemente, das Forças Armadas”.
Veja mais detalhes na publicação de Veneziano em suas redes sociais: https://www.instagram.com/reel/C_ON-UmJVXW/?igsh=MTd6ZWxhZnJwN3A3aw%3D%3D
“Quando o Ministério da Defesa foi criado, em 1999, vivíamos ainda um período de fortalecimento da nossa democracia. A integração das Forças possibilitou a formalização de uma política nacional de defesa. Integração que respeita a cultura de cada uma e que simboliza uma visão estratégica, sintetizando as visões militares unidas ao componente civil como complemento harmônico que fortalece a nossa democracia. Esse ministério simboliza os esforços da Marinha, do Exército e da Aeronáutica para garantir não apenas a defesa do Brasil, mas também para contribuir significativamente em áreas fundamentais para o desenvolvimento do nosso país”, disse o Presidente Lula.
O Ministro da Defesa, José Mucio, também evidenciou a atuação das Forças Armadas para garantir a soberania nacional, bem como as ações em apoio ao povo brasileiro. “Chegamos aos 25 anos de criação, um quarto de século, onde os esforços do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e da Secretaria-Geral, as duas áreas da nossa pasta, se unem aos trabalhos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica na busca pela sinergia das ações, pela atenção ao nosso povo e pela Defesa do Brasil”, disse.
MD 25 anos – Criado em 10 de junho de 1999, a pasta tem a missão de coordenar o esforço integrado de defesa, além de preparar o emprego conjunto e singular da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Nas ações subsidiárias, contribui com ações de fomento à cidadania, à igualdade social, à educação e ao desporto nacional. Também atua em conjunto com órgãos federais em missões humanitárias e no apoio à população.
OMD – Instituída pelo Decreto nº 4.263, de 10 de junho de 2002 , a Ordem do Mérito da Defesa tem por finalidade premiar as personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestarem relevantes serviços às Forças Armadas, os militares que se houverem distinguido no exercício da profissão e, excepcionalmente, organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras.