ESTADO
Programa Opera Paraíba realiza cirurgia inédita de Rinoplastia em paciente com fissura labiopalatina
O programa Opera Paraíba segue facilitando o acesso dos paraibanos ao tratamento de saúde por meio de procedimentos cirúrgicos. Nesta segunda-feira (2), o programa realizou, pela primeira vez, a cirurgia de Rinoplastia em uma paciente com fissura labial. O procedimento ocorreu no Hospital do Servidor General Edson Ramalho, unidade pertencente à rede estadual de saúde e gerenciada pela Fundação Paraibana de Saúde (PB Saúde), em parceria com o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), onde funciona o serviço de referência para Fissuras Labiopalatais.
De acordo com o coordenador do Opera Paraíba, o médico Adilson de Albuquerque, a cirurgia possibilita aos pacientes melhorias estéticas e funcionais. “Nós temos em nosso estado cerca de três mil pessoas que necessitam de procedimentos como esse, são pacientes fissurados e com deformidade palatina, atendidos pelo HULW. Porém, no hospital eles não conseguiam realizar a última etapa do tratamento. Foi quando surgiu a oportunidade de criarmos essa parceria junto com a SES e PB Saúde para realizarmos a rinosseptoplastia, que permite ajustar o formato do nariz e melhorar a função nasal do paciente, devolvendo a dignidade estética e funcional para eles”, explicou.
A nova especialidade irá atender os pacientes já tratados no HULW, onde são atendidos pelo serviço de referência. Ao ser observada a necessidade de rinosseptoplastia, a unidade cadastra o paciente que é regulado, via plataforma do Sistema de Regulação (RegNutes), para o Hospital do Servidor General Edson Ramalho, onde será realizado o procedimento cirúrgico. “Após o encaminhamento, a gente faz o pré-operatório, organiza o paciente, faz todos os exames e a cirurgia. Este é um grande avanço do programa Opera Paraíba, e reforça não só o compromisso com a inovação e a qualidade no atendimento, mas também assegura que mais pacientes possam se beneficiar de tratamentos que anteriormente não estavam disponíveis”, destacou
Para a cabeleireira, Alaine da Cruz Silva, 39, mãe da paciente M.C.S.A, 17, a cirurgia trará para a filha, mais qualidade de vida e autoestima. “Minha filha já é acompanhada pelo H.U desde que nasceu. E nós recebemos com muita alegria a oportunidade de fazer a rinoplastia, porque ela se sentia muito diferente devido à fissura no rosto, e agora tenho certeza que se sentirá bem melhor. Sem falar que foi muito rápido, e ela estava ansiosa para fazer essa cirurgia, porque era um sonho”, frisou.
Criado pelo Governo Paraíba em 2019, o Opera Paraíba vem interiorizando as ações de saúde, estando presente em todas as regiões do Estado. Só este ano, o programa já contemplou mais de 37 mil paraibanos com cirurgias eletivas nas três Macrorregiões de saúde. Para participar, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a secretaria municipal de saúde do seu município, ou fazer o cadastro pelo site operaparaiba.pb.gov.br, preencher o formulário, anexando exames e laudo ou encaminhamento médico que confirme a necessidade de uma cirurgia.