Educação & Cultura
UFPB sedia XXIX Encontro Regional de Economia do Nordeste a partir desta quinta (5)
Inscrições para participação como ouvinte vão até esta segunda (2), no site da ANPEC
Visando mobilizar a comunidade acadêmica e política em torno de questões relevantes para o desenvolvimento regional, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sedia, nesta quinta (5) e sexta (6), a 29ª edição do Encontro Regional de Economia do Nordeste. A mesa de abertura do evento será no Auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no Campus de João Pessoa.
As inscrições para participação como ouvinte estão abertas, no site da ANPEC, até esta segunda-feira (2), mediante pagamento de uma taxa de R$ 50,00, exclusivamente para profissionais. Alunos de graduação e de pós-graduação da área de economia estão isentos, desde que apresentem comprovação de vinculação aos cursos no check-in.
Durante os dois dias de evento, a expectativa é reunir pesquisadores, profissionais e estudantes da área para debater temas e compartilhar conhecimentos e experiências.
O Encontro é promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia (ANPEC), Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UFPB, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Nordeste e Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
De acordo com o professor Cássio Besarria, presidente da e Pró-reitor de Administração da UFPB, o encontro encontro será dividido em três momentos distintos: primeiro com a composição das mesas ou sessões para apresentações de artigos acadêmicos; um minicurso com técnicas de machine learning (aprendizagem de máquina) para previsões econômicas; além do terceiro momento, que consiste no painel de discussão sobre perspectivas de desenvolvimento do Nordeste.
“Nesse painel espera-se que estejam presentes autoridades do Ministério da Integração Regional, Banco do Nordeste, Sudene, Sebrae, ANPEC, dentre outros. Dentro desse painel serão debatidas perspectivas econômicas para o Nordeste e será gerada uma agenda de discussões continuada. No evento do próximo ano, os pontos que foram levantados no encontro de 2024 serão revisitados, a fim de verificar os pontos da pauta foram vencidos e quais ainda precisam de encaminhamentos futuros”, explicou o docente.
As mesas ou sessões acadêmicas abordarão teoria econômica, assim como economia regional, social, agrícola, dentre outros temas. A programação completa e os locais de realização de cada atividade integrante do XXIX Encontro Regional de Economia estão disponíveis no site da ANPEC.