Connect with us

Judiciário

Como a suspensão das emendas impositivas federais afeta estados e municípios

Decisão liminar do ministro Flávio Dino na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 7.697, referendada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal, reconheceu e determinou:

  • 1) o impedimento de “[…] qualquer interpretação que confira caráter absoluto à impositividade de emendas parlamentares”;
  • 2) que é dever do Poder Executivo, motivada e transparentemente, aferir a aptidão à execução das emendas frente a critério técnicos presentes em normas jurídicas;
  • 3) a execução de emendas parlamentares impositivas de quaisquer modalidades somente ocorrerá caso atendidos requisitos jurídicos tais como: a) existência e apresentação prévia de plano de trabalho aprovado; b) compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias e com o Plano Plurianual; c) efetiva e eficiente entrega de bens à sociedade; d) cumprimento de regras de transparência e rastreabilidade do gasto público; e) obediência a todos as normas que estabeleçam normas fiscais ou limites de despesas.

Por fim, também determinou a sustação de emendas impositivas até que os Poderes Legislativo e Executivo, em diálogo institucional, regulem novos procedimentos de acordo com os critérios anteriormente elencados, sem prejuízo de obras efetivamente iniciadas e em andamento ou de ações para atendimento de calamidade pública formalmente declarada e reconhecida.

Insegurança administrativa quanto à decisão do STF

Como o dispositivo da decisão se referiu aos poderes da República e ao instituto das emendas parlamentares impositivas de modo geral, surgiram uma série de dúvidas sobre como os demais entes federativos devem levar em consideração a decisão do STF. Dentre elas, como municípios e estados devem lidar com a execução das emendas impositivas de origem estadual e municipal.

Há insegurança na administração pública sobre como órgãos de controle irão interpretar a decisão do STF, de modo que a execução de emendas a nível municipal já está sendo suspensa como medida a evitar problemas jurídicos para gestores públicos. Isso pode ser observado, por exemplo, na não execução de emendas impositivas parlamentares que destinam recursos a projetos de organizações da sociedade civil. Opera, mais uma vez, o fenômeno deletério do “apagão das canetas” na administração.

Em que pese a decisão referendada pelo STF cause certa perturbação nos demais entes federativos, entende-se que não se deve deixar o sentimento de insegurança paralisar a execução de políticas públicas por meio de emendas parlamentares municipais e estaduais.

Essa posição pode ser defendida se levarmos em conta o texto exato do dispositivo decisão e como o STF interpreta a chamada teoria da transcendência dos motivos determinantes.

Decisão de Dino pode atacar legalidade em outras esferas

A decisão do STF atribuiu, especificamente em sua página 36, interpretação conforme a dispositivos da Constituição sem se referir a municípios e estados. Se buscarmos esclarecimentos em sua fundamentação, não encontraremos qualquer menção ao alcance da interpretação construída pelo ministro Flávio Dino. O que permanece, contudo, é que os fundamentos da decisão poderiam ser facilmente transportados para atacar a legalidade da execução das emendas em outros níveis federativos.

Em que pese do ponto de vista moral e político sempre possam surgir desafios à execução das emendas, há bom argumento para defender a legalidade das emendas de estados e municípios: a forma como o STF tem entendido a teoria dos motivos determinantes.

Em primeiro lugar, é importante considerar que as normas jurídicas possuem pressuposto de validade até que seja decidido o contrário. Sendo assim, não havendo a suspensão expressa de outras normas jurídicas, a princípio, elas devem ser seguidas. Além disso, os dispositivos sobre emendas não são considerados normas de reprodução obrigatória dos demais entes federativos, de modo que podem não existir ou obter conformações não idênticas nos demais entes.

Emendas impositivas estaduais e municipais seguem valendo

A teoria dos motivos determinantes pode ser interpretada de forma restritiva ou extensiva. De acordo com a teoria extensiva, além da parte dispositiva de uma decisão, os seus fundamentos (ratio decidendi) devem ser transportados para a decisão e aferição de constitucionalidade em outros casos. A teoria restritiva, por outro lado, nos diz que apenas a parte dispositiva de um acórdão, por exemplo, teria efeitos vinculantes. Esta teoria é a adotada pelo STF, como podemos ver em Rcl 4448 AgR; Rcl 9778 AgR; Rcl 6204 AgR; Rcl 11473 AgR; Rcl 8168 e Rcl 22012/RS.

Sendo assim, vemos que, de acordo o próprio STF, não devemos dar maior alcance do que aquele expressamente dado na decisão de suspensão de emendas impositivas parlamentares. Assim, as emendas impositivas ao nível federal se encontram suspensas, mas as emendas impositivas estaduais e municipais podem ser utilizadas enquanto não houver determinação judicial em contrário.

Esse cenário não significa, contudo, que devam ser ignoradas as determinações da decisão, pois ela aponta para uma tendência a maior controle da utilização de emendas impositivas. Diante disso, é recomendável aos Poderes Executivo e Legislativo em âmbito municipal e estadual que se antecipem, buscando implementar regras e procedimentos que atendam pontos ressaltados pela decisão do STF, pois é uma questão de tempo para que questionamentos semelhantes surjam no âmbito dos Tribunais de Justiça dos estados. Fazendo isso, os responsáveis nestes entes estarão muito mais protegidos e garantirão a estabilidade da execução das políticas públicas almejadas.

AUTOR

  • Caio Ferrari de Castro Meloé advogado, mestre em Direito pela Faculdade de Direito da USP e bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 minutos ago

Top Nine: veja como fazer sua retrospectiva do Instagram 2024

CIDADE15 minutos ago

Heron Cid recebe Título de Cidadão de São Vicente do Seridó

Saúde19 minutos ago

Central de Transplantes da Paraíba registra 49ª doação de múltiplos órgãos do ano

Saúde21 minutos ago

Samu-JP divulga plano operacional para as festas de fim de ano no Busto de Tamandaré 

ESTADO24 minutos ago

Fique em Dia com a Cagepa: mais de 75% das negociações são firmadas pelos canais digitais

ECONOMIA25 minutos ago

Proposta de Alíquota Mínima de 10% no Imposto de Renda: O que Esperar da Nova Medida?

ECONOMIA26 minutos ago

PIS/PASEP 2025: Saiba quem vai receber e entenda o calendário

ECONOMIA29 minutos ago

Mitos e verdades sobre a Reforma Tributária que circularam em 2024

ENTRETENIMENTO33 minutos ago

Artista do Hip Hop  Paraibano lança vídeoclipe CYBER BLUE e movimenta a cena do rap na cidade de João Pessoa

Esporte43 minutos ago

Prefeito Cícero Lucena autoriza construção de piscina olímpica no Centro de Treinamento Ivan Tomaz

Judiciário44 minutos ago

Gilmar Mendes reconhece competência do STF para julgar Eduardo Cunha

ENTRETENIMENTO53 minutos ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura54 minutos ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde56 minutos ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional57 minutos ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO58 minutos ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Arroba de boi gordo: veja como fecharam as cotações hoje

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Arroz: leilões de contratos de opção negociam quase 92 mil toneladas

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Após estiagem, safra de feijão mostra sinais de recuperação

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Sim! Há demanda para toda a soja que o mundo está produzindo na safra 2024/25

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Asplan realiza primeira edição do Prêmio Canasplan e homenageia

Segurança Pública2 horas ago

João Azevêdo oficializa promoção de 496 policiais e bombeiros militares e autoriza novas ascensões

CIDADE2 horas ago

Impulsionamento do Centro Histórico, Câmara no Seu Bairro e construção de nova sede da CMJP foram destaques da Legislatura

Judiciário2 horas ago

Juízes ameaçam aposentadoria em massa e provocam crise no Judiciário para manter salários acima do teto constitucional mesmo com apoio do STF à PEC que combate privilégios bilionários.

Segurança Pública2 horas ago

Exército demite coronel por receber R$ 40 mil de propina para liberar fuzil de uso restrito; coronel é condenado a mais de 6 anos de prisão

Segurança Pública2 horas ago

Primeira mulher a presidir o STM, Maria Elizabeth Rocha é mais uma voz contra o envolvimento dos militares das Forças Armadas na política: “Quando a política entra nos quarteis, a hierarquia e a disciplina saem pelas janelas”

Segurança Pública2 horas ago

Exército freia e dá meia volta radical após duas denúncias na imprensa: força estaria internando militares como punição pela dispensa de serviço

Segurança Pública2 horas ago

Flecha Noturna, novo e explosivo golpe das Forças Armadas Brasileiras contra o tráfico

Segurança Pública2 horas ago

Depois de apagar vídeo polêmico, Marinha publica mensagem na voz do próprio Comandante: enfático, Olsen cobra por investimentos, destaca feitos da Marinha e por fim deseja feliz natal

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA12 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário4 semanas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional12 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde12 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional12 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura12 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Internacional12 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO7 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Nacional12 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

ENTRETENIMENTO53 minutos ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura54 minutos ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde56 minutos ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional57 minutos ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO58 minutos ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional4 dias ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional4 dias ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA4 dias ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública4 dias ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional2 semanas ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura2 semanas ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional2 semanas ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde3 semanas ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde3 semanas ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Saúde3 semanas ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

Saúde3 semanas ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

ECONOMIA3 semanas ago

ECONOMIA CIRCULAR (PARTE II)

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PASSO A PASSO PARA TER PLANTAS DE FLOR EM CASA OU NO JARDIM

Educação & Cultura3 semanas ago

PROJETO NO NORDESTE ATUA NA RECUPERAÇÃO DE CORAIS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br