Politíca
Nove atletas paraibanos paraolímpicos são medalhistas nos jogos de Paris; Camila defende mais investimentos no paradesporto
Os Jogos Paraolímpicos de Paris estabeleceu um novo recorde nacional de pódios, inclusive de paraibanos. Das 89 medalhas conquistadas pelos brasileiros esse ano, nove vieram por intermédio de representantes da Paraíba. A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) defendeu, neste domingo (22), Dia Estadual do Atleta Paralímpico, garantido pela Lei 10.817/2016 de sua autoria, mais investimentos e a criação de um programa de incentivo financeiro que funcione.
“Temos excelentes atletas e isso foi comprovado nos Jogos Paraolímpicos de Paris. Com investimentos, poderemos ter um número bem maior com novas revelações do nosso estado. Em muitos casos, os atletas não são revelados por clubes ou centros de treinamento por falta de oportunidades. Sabendo que temos na Paraíba grandes atletas, sugiro a elaboração de um incentivo específico para esses atletas”, defendeu Camila Toscano.
A deputada destacou que a Lei que cria o Dia Estadual do Atleta Paralímpico tem como objetivo contribuir para a divulgação do paradesporto no Estado da Paraíba, da atividade física adaptada, incentivando a prática por aqueles que apresentam alguma deficiência, além de reconhecer e valorizar esses atletas como pessoas capazes de uma atividade desportiva..
A data de 22 de setembro foi proposta pela deputada para comemorar o dia do atleta paralímpico, pois coincide com a data da criação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), bem como com a data que se comemora o Dia Nacional do Atleta Paralímpico.
Medalhistas – Os paraibanos que conquistaram medalhas em Paris foram: Petrúcio Ferreira, Matheus Costa, Luan Lacerda, Willians Araújo, Joeferson Marinho, Cícero Nobre, Emerson Ernesto, Ariosvaldo Fernandes e Silvana Fernandes.