Politíca
Aos 90 anos, Zé Costa se torna o candidato mais velho eleito no Brasil em sua primeira disputa política na Paraíba
O aposentado Zé Costa (MDB) fez história ao ser eleito vice-prefeito de Monte Horebe, na Paraíba, em sua primeira disputa por um cargo político. Aos 90 anos, Zé Costa se tornou o candidato mais velho do Brasil a ser eleito nas eleições municipais de 2024, realizadas no último domingo (6).
Nascido em 1º de agosto de 1934, Zé Costa afirmou que sempre atuou na administração pública, mas nunca havia se candidatado a um cargo eletivo. “A primeira eleição de que participei na minha vida foi exatamente aos 90 anos; foi essa que aconteceu aqui”, comentou, destacando a inusitada experiência.
Zé Costa explica que nunca sonhou em seguir a carreira política. Ele foi convidado pelo atual prefeito de Monte Horebe, Marcos Eron (MDB), para compor a chapa como vice-prefeito. Inicialmente, Zé Costa hesitou, achando que seu perfil técnico não se adequaria à campanha. “Havia uma dificuldade para encontrar o nome que assumiria a posição de vice. Eu mesmo duvidei se daria certo, já que meu perfil sempre foi mais técnico”, disse.
Apesar das incertezas, Zé Costa foi convencido de sua importância na campanha, especialmente ao lado da prefeita eleita, Milena (MDB), de apenas 26 anos. A diferença de 64 anos entre os dois chamou a atenção na pequena cidade. “A campanha foi difícil em alguns momentos, mas Milena, por ser jovem e muito disponível, liderou boa parte do processo. Eu disse a ela que, se precisasse, estaria à disposição para articular e conversar com os eleitores. E foi o que fizemos”, explicou o vice-prefeito eleito.
Zé Costa é apenas algumas semanas mais velho que Rozarinho (União Brasil), eleita vice-prefeita do município de Cajapió, no Maranhão. Rozarinho nasceu em 27 de setembro de 1934 e tem 90 anos, 1 mês e 10 dias.
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há outros 11 candidatos no Brasil mais velhos do que Zé Costa e Rozarinho, mas nenhum deles conseguiu ser eleito. O candidato mais idoso de todos, incluindo os não eleitos, foi David Orlandi (PCO), de 96 anos, que concorreu à prefeitura de Embu das Artes, em São Paulo, e obteve 172 votos (0,12%).
Nascido em Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, Zé Costa se aposentou como servidor público, mas foi em Monte Horebe que conquistou sua primeira vitória eleitoral. Ao lado de Milena, a chapa recebeu 2.459 votos, o equivalente a 68,67% dos votos válidos, derrotando a chapa adversária liderada por Padre Gilberto, que obteve 1.122 votos (31,33%).
Com sua eleição, Zé Costa se consagra não apenas como um exemplo de longevidade e compromisso com a vida pública, mas também como um símbolo da participação de diferentes gerações na política local.