Connect with us

Internacional

Qual é a importância de um Prêmio Nobel?

O Nobel é considerado a prestigiada premiação existente no mundo. Mas ele também é criticado pela forma como os vencedores são escolhidos. Qual é a relevância do prêmio em uma era de pesquisa global?

Todo mês de outubro, alguns cientistas são acordados por um telefonema com a notícia de que foram agraciados com um Prêmio Nobel de medicinafísica ou química.

Assustados e com os olhos embaçados, eles vestem uma camisa por cima do pijama, participam de uma videochamada com o comitê em Estocolmo e tentam explicar a pesquisa de uma vida inteira para a mídia mundial em poucos minutos. 

Os jornalistas, então, tentam desesperadamente entender o que são “pontos quânticos” ou” emaranhamento quântico dos fótons”, fazem suas reportagens e, em seguida, respiram aliviados, pois estão livres do Nobel até o ano que vem. Na semana seguinte, os prêmios já deixaram o ciclo de notícias.

E isso levanta a questão: esses prêmios, concedidos pela primeira vez em 1901, com toda a sua pompa e cerimônia, ainda são relevantes?

O Prêmio Nobel ajudou a popularizar avanços científicos, mas será que ele também dá uma falsa impressão de como as descobertas são feitas? E continua favorecendo a ciência dos EUA, da Europa e dos homens?

Uma nobre ideia por trás do Prêmio Nobel

Os prêmios tiveram origem no testamento de um cientista com sentimento de culpa: Alfred Nobel, inventor da dinamite.

O objetivo de Nobel era recompensar “aqueles que, durante o ano anterior, tivessem conferido o maior benefício à humanidade através de descobertas científicas”.

O Prêmio Nobel é um marco significativo para os avanços científicos. Os prêmios dão crédito, por exemplo, ao desenvolvimento de vacinas, que protegem milhões de pessoas de infecções graves, como Covid-19, à invenção de lâmpadas LED que economizam energia e de tecnologias de edição de genes que curam doenças.

“Sem dúvida, o Nobel é o Monte Everest da ciência. O Prêmio Nobel mostra o auge das descobertas científicas, e há um apego emotivo a ele”, explica Rajib Dasgupta, médico e professor de saúde pública de Nova Déli, na Índia.

No mínimo, os prêmios nos ajudam a lembrar que temos a sorte de viver em uma era de novos avanços científicos, depois do DNA, depois das vacinas, depois das teorias do Big Bang e das partículas subatômicas.

O Prêmio Nobel provoca a curiosidade sobre a ciência?

A premiação é certamente uma maneira de conquistar a atenção do público para a ciência, quando o anúncio dos vencedores vira pauta da mídia.

O grau de cobertura do Prêmio Nobel pelos meios de comunicação varia de acordo com o país. Na Índia, por exemplo, Dasgupta conta que a premiação é acompanhada de perto pela mídia e com ampla cobertura.

“O interesse vem de uma inclinação educacional para assuntos STEM na Índia, especialmente entre a classe média”, explica Dasgupta à DW, referindo-se ao aprendizado científico de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Ensinar as crianças sobre o Prêmio Nobel faz parte do currículo escolar indiano para que as pessoas se interessem pela ciência, o que também acontece em outras partes do mundo.

Como no Reino Unido, onde a professora de biologia Lily Green, que dá aula no ensino médio para alunos de 11 a 18 anos, em Newbury,  ensina uma perspectiva histórica do Prêmio Nobel em suas aulas de ciências, apesar de não ter interesse em acompanhar os anúncios dos prêmios todos os anos.

“Nós usamos o Nobel para ensinar os conceitos mais fundamentais da ciência. As melhores descobertas para as crianças e jovens são aquelas que despertam a curiosidade, como escândalos ou grandes histórias, como a de Barry Marshall, que se infectou com bactérias para mostrar como elas causam úlceras”, conta Green.

Mas a professora duvida que o Prêmio Nobel desempenhe um papel importante para inspirar os alunos a estudar ciências na universidade.

“Eles estudam, pois são cativados e interessados em ciência e não porque querem ganhar um Prêmio Nobel”, diz ela à DW.

Mito do cientista genial

Nos primeiros anos do Prêmio Nobel, eles eram concedidos principalmente a homens, como Albert Einstein ou Ernest Rutherford.

Marie Curie, em termos da proporção entre cientistas homens e mulheres vencedores, foi e ainda é uma exceção. E Curie recebeu dois Prêmios Nobel, se tornando assim uma dupla exceção.

Histórias como a de Marie Curie, que morreu devido à exposição à radiação em seu trabalho, despertam a curiosidade quando se trata do Prêmio Nobel

Os prêmios ajudaram a construir a ideia do cientista genial: alguém que, sozinho, fez a ciência avançar com seu brilho absoluto.

Mas, na realidade, o progresso científico funciona de forma muito diferente, principalmente na pesquisa contemporânea.

As descobertas científicas nascem de colaborações entre centenas de pesquisadores de todo o mundo, de diferentes campos de pesquisa. A ciência é uma comunidade, é multidisciplinar e diversa.

Hoje, os prêmios Nobel são divididos entre grupos de cientistas. Mas para cada ganhador do Nobel, há milhares de outros cientistas, estudantes de doutorado e técnicos que fizeram parte da pesquisa, realizaram os experimentos, mas que permanecem sem crédito, pelo menos entre o público em geral.

Green concorda que havia uma tendência de supervalorizar o trabalho de um cientista individual nos prêmios Nobel, mas também acha que a ideia do cientista gênio solitário vem diminuindo.

“Estamos ensinando cada vez mais que a ciência é um esforço colaborativo. Isso ajuda as crianças a verem a quantidade de trabalho necessária para as descobertas científicas”.

Falta diversidade no Prêmio Nobel

As maiores críticas ao Prêmio Nobel estão relacionadas à sua falta de diversidade e ao viés em relação às instituições científicas ocidentais.

Nas ciências, menos de 15% dos laureados são mulheres.

E poucas pessoas fora dos países europeus e dos EUA ganharam um Prêmio Nobel. Os EUA, o Reino Unido e a Alemanha dominam a classificação do número de laureados do Prêmio Nobel, totalizando 663 entre eles. A China tem oito e a Índia tem 12.

O Prêmio Nobel de Física de 2022 foi um dos mais esperados: esperava-se que Aspect, Clauser e Zeilinger fossem reconhecidos por seu trabalho com “fótons emaranhados”. Mas e as centenas de outros cientistas que contribuíram para seu campo?

“A maioria dos prêmios é justa, mas eles não são isentos de política. Instituições de muitos países estão sendo ignoradas, inclusive na Índia. E, certamente, os comitês do Prêmio Nobel não são tão inclusivos quanto deveriam ser”, acredita Dasgupta.

O Prêmio Nobel também pode contribuir com a desigualdade ao enviar mais fundos e reconhecimento para instituições que já ganharam prêmios.

Para Dasgupta, as instituições na Índia e em outros lugares precisam se fortalecer para competir com os EUA ou com os países europeus. Somente assim esses países poderão manter os talentos que criaram e vêm exportando.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ENTRETENIMENTO49 segundos ago

‘Samba Se Ata’ é atração do Sabadinho Bom deste final de semana

Nacional6 minutos ago

Nikolas sobre indiciamento de Bolsonaro: “Que golpe é esse?”

Nacional13 minutos ago

Rascunho do texto da COP29 é unanimidade: ninguém gostou

ENTRETENIMENTO16 minutos ago

Salpicão de Frango (Especial de Natal)

Internacional19 minutos ago

Carrefour francês interrompe compra de carne do Mercosul

Internacional22 minutos ago

Regime do Irã lança “clínica” para mulheres “rebeldes”

Internacional26 minutos ago

Ford projeta demitir 4 mil funcionários na Europa até 2027

Internacional28 minutos ago

Rússia dispara novo míssil “experimental” contra a Ucrânia

Internacional31 minutos ago

Corte internacional emite mandado de prisão contra Netanyahu

CIDADE46 minutos ago

Câmara Municipal de Campina Grande aprova reestruturação da Guarda Civil Municipal

CIDADE51 minutos ago

Léa Toscano confirma realização da Festa da Luz 2025 e anuncia datas

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Victor & Leo estão de volta: show imperdível na Domus Hall neste sábado (30)

Politíca4 horas ago

Grupo Panta se fortalece em Santa Rita e mira o futuro com desafios para 2026

ESTADO4 horas ago

Secult-PB abre consulta pública para mais três editais da Pnab sobre projetos culturais, bandas e fanfarras e blocos de carnaval

ECONOMIA4 horas ago

Arrecadação federal cresce quase 10% em outubro e alcança melhor resultado dos últimos 30 anos

Educação & Cultura4 horas ago

Como lidar com os “nem-nem”, que não estudam nem trabalham?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

Novos canais de TV Digital chegam a mais 14 cidades de cinco estados do país

Politíca4 horas ago

Léa Toscano agradece parceria do deputado Cabo Gilberto com recursos para obras e ações para cidade e população de Guarabira

Segurança Pública4 horas ago

Comissão aprova projeto que prevê uso de dados de celular para localizar aeronave desaparecida

Educação & Cultura4 horas ago

Comissão aprova reserva de vagas em universidades para estudantes que participaram de olimpíadas científicas

Educação & Cultura5 horas ago

Comissão aprova projeto que permite usar verba do Fundeb para pagar acompanhante de aluno com deficiência

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 horas ago

Comissão aprova projeto para autorizar uso do fungicida carbendazim em agrotóxicos

Segurança Pública5 horas ago

Projeto veda saída temporária de condenado por crime hediondo ou reincidente

CONCURSO E EMPREGO5 horas ago

Cotas em concursos: Senado vai dar palavra final sobre projeto

ESTADO5 horas ago

Nota Cidadã divulga os 31 ganhadores do sorteio do mês de novembro

Educação & Cultura5 horas ago

Alexei Bueno, poeta e crítico, comenta participação no FliParaíba e dedicação a Augusto dos Anjos 

Judiciário5 horas ago

Justiça atende MPPB e determina que conselheiro tutelar de Mulungu seja afastado

Saúde5 horas ago

Vacina Mais Paraíba: Programa comemora dois anos e premia trabalhos com ações exitosas nos municípios paraibanos

ENTRETENIMENTO5 horas ago

‘De Repente na Estrada’ leva os poetas Luciano Leonel (PE) e Felipe Pereira (RN) ao município de Itatuba

Judiciário5 horas ago

Presidente do STF e ex-primeira ministra britânica Thereza May falam sobre papel da Suprema Corte brasileira

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde3 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde3 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura3 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura1 semana ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde1 semana ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA1 semana ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br