Connect with us

Internacional

Conflitos na África tiram milhares de crianças da escola

A educação de cerca de 2,8 milhões de crianças na África Ocidental e Central está em risco devido a embates armados e atuação de grupos terroristas. A situação é particularmente crítica na Nigéria e em Camarões

Os conflitos armados em curso na África Ocidental e Central devastaram comunidades e deslocaram milhões de pessoas, interrompendo a educação de cerca de 2,8 milhões de crianças, de acordo com um relatório recente das Nações Unidas. Mais de 14 mil escolas nessas regiões foram fechadas até o segundo trimestre de 2024 – mil escolas a mais do que no ano anterior.

O número global de crianças fora da escola totaliza 250 milhões, de acordo com dados de 2023 da Unesco. A África Subsaariana é responsável por cerca de 30% de todas as crianças que não frequentam a escola em todo o mundo, e esse número está aumentando.

“O principal desafio que elas enfrentam não está relacionado à obtenção de educação, mas sim ao acesso às necessidades básicas de sobrevivência – alimentos, água e serviços médicos”, disse à DW Ibrahim Baba Shatambaya, professor de ciências políticas da Usmanu Danfodiyo University Sokoto, na Nigéria.

Além disso, há a questão da violência que afeta diretamente as escolas. “A educação está sob cerco na África Ocidental e Central. O direcionamento deliberado de escolas e a negação sistêmica da educação por causa do conflito é nada menos que uma catástrofe”, disse Hassane Hamadou, diretor regional do Conselho Norueguês de Refugiados.

Países como Nigéria, Camarões, Burkina Faso, Mali e República Democrática do Congo estão sofrendo o impacto dessa crise, onde escolas são repetidamente atacadas por grupos armados.

Devastação na Nigéria

Nigéria, o país mais populoso da África, está enfrentando uma grave crise educacional. Mais de 15,2 milhões de crianças estão fora da escola, de acordo com a Unesco.

O problema afeta principalmente a parte norte do país, afetada pela insurgência da organização terrorista islâmica Boko Haram e pela crise de sequestros nas últimas décadas.

A disparidade regional é confirmada pelos números – as regiões noroeste e nordeste da Nigéria contam com 8 milhões e 5 milhões de crianças fora da escola, respectivamente, em comparação com a parte sul, onde 2,5 milhões estão fora das salas de aula.

“No caso do noroeste da Nigéria, os sequestros e outras formas de criminalidade tornaram essa parte do país instável”, disse Shatambaya.

As razões para a prevalência de conflitos nessas regiões são multifacetadas, explica Michael Ndimancho, analista político da Universidade de Douala, em Camarões.

“Quando você olha para países como Nigéria e Camarões, há muitas questões históricas em jogo”, afirmou, mencionando a atuação do Boko Haram. “E na África Ocidental e Central, você tem o problema das fronteiras, que não são apenas grandes, mas muito porosas.”

Para Shatambaya, há um problema de governança na Nigéria nos níveis local, estadual e federal. “Cada um desses atores tem interesse em gerenciar crises associadas a conflitos e outros males sociais, como o movimento forçado de pessoas”, disse.

Futuros destroçados

As regiões anglófonas de Camarões estão enfrentando uma situação semelhante.

De acordo com dados da ONU e da Unicef, mais de 700 mil crianças em 2021 e 855 mil em 2019 estavam fora da escola no noroeste e sudoeste do país, onde grupos separatistas armados têm como alvo as escolas.

“É bastante alarmante o fato de termos até 2,8 milhões de crianças fora da escola”, disse o ativista camaronês Biezel Mafor à DW. “Infelizmente, Camarões não ficou de fora dessa estatística e, com a crise em andamento, é muito triste que essas crianças vejam seus sonhos serem destruídos.”

Nos últimos anos, as regiões anglófonas do país estiveram envolvidas em um conflito separatista entre o governo camaronês e grupos separatistas ambazonianos (do sul de Camarões), assim como em lutas internas entre diferentes grupos. Centenas de milhares de pessoas foram deslocadas e milhares foram mortas.

Muitas crianças nessas regiões do país estão fora da escola há anos. Valentine Tameh, professor e sindicalista camaronês, alerta que a situação está piorando.

“Há desolação e desânimo ao ver crianças que estão simplesmente à deriva e não sabem o que a vida lhes reserva no futuro”, disse. “A infraestrutura das escolas foi completamente devastada. Muitas partes interessadas na educação estão sendo ameaçadas, sequestradas e até mortas.”

Estudantes como Angel Mbah estão entre aqueles cuja educação foi prejudicada pelo conflito armado em andamento em Camarões.

“Quando a crise começou, meus pais não estavam mais recebendo seus salários regularmente. Eles tiveram que fazer biscates para me mandar para a escola. Em 2019, tive que me mudar para a região do Litoral, mas muitas alunas que não tiveram essas oportunidades engravidaram, algumas com 11 e 12 anos de idade”, disse Mbah.

Consequências para toda uma geração

Os efeitos de longo prazo da falta de acesso à educação de milhões de crianças já são sentidos em todo o continente africano. Ndimancho adverte sobre as ramificações catastróficas desse cenário.

“Se você quiser destruir um país, simplesmente não dê uma caneta a uma criança”, disse à DW. “As crianças estão sendo transformadas em terroristas, e os efeitos já estão se manifestando por meio do subdesenvolvimento, do desemprego e da corrupção.”

De acordo com os especialistas ouvidos pela reportagem, os esforços para enfrentar essa crise educacional em todo o continente têm sido inconsistentes. Embora organizações internacionais como as Nações Unidas tenham fornecido alguma ajuda, esses esforços não são suficientes.

“Esse problema só será resolvido pelos africanos”, disse Ndimancho. Ele critica o papel das organizações internacionais, argumentando que as intervenções externas vão muito aquém dos conflitos, que continuam a crescer.

Shatambaya concorda com esse sentimento e observa que, embora as organizações internacionais tenham fornecido apoio, a responsabilidade de fato é dos governos locais.

“O governo deve elaborar um plano claro para atingir essas pessoas deslocadas (…) para suprir suas necessidades imediatas em termos de alimentos, abrigo, roupas, saneamento e serviços de saúde”, disse à DW.

Necessidade de ação ampla

Por trás das estatísticas estão vidas de crianças cujo futuro está sendo turvado pelos conflitos. Para alguns alunos, como Nyianchi Leondel, estudante da região anglófona de Camarões, que consegue assistir às aulas, o conflito cria condições que não favorecem o aprendizado eficaz.

“Quando estávamos fazendo nosso exame oficial, o GCE, havia guardas militares por toda parte. Ouvíamos tiros. Um dia depois de fazermos o exame, eles queimaram nossa escola”, disse à DW.

A devastação é generalizada e, sem ação imediata, uma geração inteira corre o risco de se perder para a violência, a pobreza e a falta de oportunidades.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Saúde1 minuto ago

Vacina Mais Paraíba: Programa comemora dois anos e premia trabalhos com ações exitosas nos municípios paraibanos

ENTRETENIMENTO7 minutos ago

‘De Repente na Estrada’ leva os poetas Luciano Leonel (PE) e Felipe Pereira (RN) ao município de Itatuba

Judiciário10 minutos ago

Presidente do STF e ex-primeira ministra britânica Thereza May falam sobre papel da Suprema Corte brasileira

Judiciário12 minutos ago

STF mantém validade da colaboração premiada de Mauro Cid

Judiciário14 minutos ago

STF prorroga trabalhos da audiência de conciliação sobre Lei do Marco Temporal

Judiciário16 minutos ago

STF encaminha a autoridades informações sobre grampo ilegal na cela de Alberto Youssef durante Lava Jato

Politíca35 minutos ago

Bosco Carneiro volta ao bloco governista na Assembleia da Paraíba

Politíca60 minutos ago

Ruy defende mobilização da bancada paraibana para acelerar avanço das obras da BR-230 na Região Metropolitana de João Pessoa

ESTADO1 hora ago

Governo capacita agentes de viagens do Centro-Oeste e espera incremento do turismo na alta temporada e carnaval 

Politíca2 horas ago

João Azevêdo confirma apoio a Adriano Galdino em nova eleição na ALPB

Segurança Pública2 horas ago

Justiça paraibana condena Facebook a indenizar ONG em R$ 10 mil por falha em rede social

Segurança Pública2 horas ago

Polícia cumpre mandado contra suspeito de postar fotos de jornalistas em site adulto

Politíca2 horas ago

Eleições 2024: Paraíba alcança marco histórico na representatividade racial entre eleitos

Segurança Pública2 horas ago

Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa localiza e recupera veículo roubado no Bessa

Educação & Cultura2 horas ago

ONG Cicovi abre inscrições para 15 cursos gratuitos em João Pessoa

Politíca2 horas ago

Murilo Galdino atende prefeitos de vários municípios paraibanos presentes em Brasília

Internacional2 horas ago

ONU reafirma presença no Haiti, apesar de aumento de áreas controladas por gangues

Internacional2 horas ago

Mediador da ONU no Oriente Médio reflete sobre os desdobramentos da guerra em Gaza

Internacional3 horas ago

Tribunal Penal Internacional emite mandados de prisão contra líderes de Israel e do Hamas

CIDADE3 horas ago

Vereador sugere fiação no subsolo e regulamentação da inteligência artificial

ESTADO3 horas ago

João Azevêdo se reúne com Luciano Cartaxo, e deputado destaca importância de diálogo com o Governo

ESTADO3 horas ago

João Azevêdo recebe Michel Henrique e Edna Henrique, e deputado enaltece trabalho e diálogo com o governador

ESTADO3 horas ago

João Azevêdo recebe deputado Bosco Carneiro e prefeito de Alagoa Grande para confirmar apoio a projeto politico e administrativo

ECONOMIA3 horas ago

PNAD Contínua Trimestral: desocupação recua em 15 das 27 UFs no segundo trimestre de 2024

Nacional1 dia ago

Lula revela plano de envenenamento durante jantar com Xi Jinping e surpreende os presentes

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Justiça corrige erro e reintegra candidatos eliminados do CNU

ESTADO1 dia ago

Paraíba conquista pelo quarto ano seguido nota “A” do Tesouro Nacional e atesta equilíbrio fiscal e capacidade de investimento público

Judiciário1 dia ago

DÚVIDAS? Quanta vez Moraes se citou na Operação Contragolpe?

Judiciário1 dia ago

Operação contragolpe: o quebra-cabeça jurídico do “Golpe Verde e Amarelo”

Internacional1 dia ago

Conselho de Segurança não adota resolução exigindo cessar-fogo imediato em Gaza

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde3 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde3 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura3 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura1 semana ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde1 semana ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA1 semana ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br