Saúde
Canabidiol se torna aliado de pacientes em tratamentos oncológicos
Em mês de conscientização do câncer de mama, especialista explica sobre os benefícios do canabidiol para o tratamento
No mês de conscientização sobre o câncer de mama, cresce a discussão sobre novas formas de melhorar a qualidade de vida de pacientes oncológicos. O uso do canabidiol (CBD), extraído do cânhamo, tem se mostrado uma alternativa eficaz para o alívio dos sintomas associados ao tratamento, como dores crônicas, náuseas e ansiedade, trazendo mais conforto às mulheres que enfrentam a doença.
A dra. Juliana Bogado, especialista em canabidiologia e coordenadora da EndoPure Academy, explica que a quimioterapia e a radioterapia são tratamentos essenciais para as pacientes diagnosticadas com câncer de mama, mas seus efeitos colaterais podem trazer dificuldade para a vida das mesmas. “O tratamento com canabinoides tem se mostrado um importante aliado no alívio dessas reações adversas, como dores intensas e náuseas constantes. Além disso, ele contribui para a redução da ansiedade, que afeta muitas mulheres durante o processo de tratamento oncológico,” afirma a especialista.
Entre os principais benefícios do CBD, destacam-se suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Estudos recentes apontam que o medicamento pode ajudar a aliviar dores crônicas, comuns durante os tratamentos de quimioterapia, e reduzir inflamações no corpo, melhorando o bem-estar geral da paciente. Além disso, o medicamento também tem efeito positivo no sono, um dos problemas enfrentados por quem passa por terapias mais agressivas.
“Muitas pacientes chegam ao consultório relatando dificuldades para dormir devido à ansiedade, estresse e à dor. E é aí que entra a terapia com canabinoides, ajudando a melhorar a qualidade do sono, o que é fundamental para uma boa recuperação, principalmente na fase de adaptação aos quimioterápicos. O grande benefício está em ser uma alternativa segura e eficaz, para ser usada em conjunto com a medicação tradicional, e sempre com acompanhamento médico,” destaca a médica.
Com a crescente popularidade do canabidiol como terapia complementar, mais pacientes e médicos estão buscando informações sobre seus benefícios. A Dra. Juliana ressalta que o uso do CBD deve ser sempre orientado por um especialista, para garantir que ele seja utilizado de forma segura e adequada. “É importante que a terapia com canabinoides seja introduzida no tratamento de maneira consciente, respeitando as necessidades individuais de cada paciente e dosagem necessária. Com o acompanhamento correto, pode ser um grande aliado dos pacientes que se encontram na luta contra as doenças oncológicas,” finaliza a coordenadora.
A medicina canabinoide vem ganhando cada vez mais espaço e aceitação entre os pacientes, demonstrando que a ciência está no caminho certo ao oferecer mais uma ferramenta eficaz para o cuidado e bem-estar das pessoas.