Segurança Pública
PF deflagra operação na Prefeitura de Cabedelo e desmascara esquema brutal de aliciamento de eleitores nas eleições
Na última sexta-feira, dia 18, a Polícia Federal deflagrou a Operação Em Passant, cumprindo três mandados de busca e apreensão em Cabedelo, Paraíba. O objetivo da operação é investigar a influência de uma facção criminosa nas eleições municipais da cidade portuária.
A Justiça autorizou os mandados de busca e apreensão, que foram executados na Secretaria de Administração e no setor de recursos humanos da Prefeitura de Cabedelo. A operação conta com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/PB).
Os investigados, por meio do controle de território, teriam exercido influência no pleito eleitoral, praticando condutas como a constituição de organização criminosa e o uso de violência para coagir o voto, entre outros crimes. Além disso, a investigação abrange delitos como ameaça lavagem de dinheiro e peculato.
As diligências realizadas pretendem obter provas de materialidade e autoria que reforcem os elementos já colhidos durante a investigação policial. A responsabilização dos envolvidos pelos crimes eleitorais praticados é o foco dessa operação.
Vale ressaltar que não haverá coletiva de imprensa neste momento. A Polícia Federal segue trabalhando para esclarecer os fatos e garantir a integridade do processo eleitoral. Mantenha-se informado e atento às atualizações sobre o caso.
NOTA OFICIAL PREFEITURA MUNICIPAL DE CABEDELO
A Prefeitura Municipal de Cabedelo informa que está acompanhando a operação desencadeada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (18) na cidade portuária com muita tranquilidade e respeito ao trabalho sério que está fazendo a PF e o Gaeco.
A gestão municipal reitera que nunca nomeou ninguém objetivando interferir no pleito eleitoral ou que tivesse qualquer mácula conhecida em sua vida pregressa.
Há três anos, são exigidas pelo poder públicas as certidões criminais negativas de todos os servidores contratados pela Prefeitura.
No mais, a administração municipal se coloca à disposição de todas as autoridades para ajudar nas investigações no que for preciso.
Por fim, lembra que Cabedelo vive um novo momento que a gestão atual foi a que mais trabalhou no desenvolvimento da cidade, sendo reconhecida como uma gestão de responsabilidade e comprometimento