Connect with us

Nacional

Congresso e governo disputam divisão de emendas na discussão das novas regras de transparência

O presidente da Câmara, Arthur Lira, e o chefe da Casa Civil, Rui Costa, que negociam novas regras para divisão dos recursos

Congresso e governo tentarão, nesta semana, chegar a um consenso sobre as novas regras de distribuição das emendas parlamentares, recursos que deputados e senadores têm direito a reservar no Orçamento da União para beneficiar, com obras e serviços, suas localidades.

Parte das emendas foi represada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), desde agosto, por falta de transparência no caminho do dinheiro. Responsável pela paralisação, o ministro Flávio Dino diz que, desde o ano passado, o Legislativo dribla uma decisão da Corte, de 2022, que acabou com o chamado “orçamento secreto”, prática por meio da qual políticos influentes captavam recursos mais abundantes para suas bases eleitorais sem aparecer como patrocinadores dessas emendas.

A decisão de Dino acabou beneficiando o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que havia perdido o controle sobre a liberação desses recursos, tradicional instrumento de conquista de apoio político dentro do Congresso.

Em agosto, após uma reunião entre a cúpula dos três Poderes, ficou acertado que Executivo e Legislativo apresentariam novas regras para aumentar a transparência. O governo aproveitou para tentar retomar o controle da distribuição, sob alegação de dar maior eficiência e planejamento ao gasto público.

No último dia 10, ao manter suspensas as emendas de relator e de comissão – rubricas onde eram embutidos recursos sem informações sobre o parlamentar “patrocinador” -, Dino culpou o Legislativo por não listar publicamente todos os dados sobre a origem e destino dos recursos nos últimos anos. E cobrou a apresentação das novas regras para que o dinheiro volte a ser liberado.

Desde então, governo e Congresso tentam chegar a um acordo, e o principal imbróglio está na fatia que terá cada um direito de controlar. O Executivo quer priorizar obras inacabadas, “projetos estruturantes” e de abrangência regional sob o carimbo do Programa de Aceleração do Crescimento, do governo Lula. A ideia é evitar a “pulverização” dos recursos em localidades que convêm mais a interesses eleitorais e políticos dos deputados e senadores. Esses, por sua vez, tentam manter a aplicação dos recursos de acordo com acertos com os prefeitos sobre os quais mantêm influência e ligações políticas.

Parlamentares pressionam Executivo na briga entre STF e Congresso sobre emendas
Divisão das emendas

Para tentar equacionar uma solução, o senador Angelo Coronel (PSD-BA), relator do Projeto de Lei Orçamentária de 2025, elaborou um projeto de lei complementar (PLP) para dividir os recursos. Ele submeteu o texto aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e ao chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT). Se houver acordo, ele pretende apresentar o texto na próxima terça-feira (22), para ser votado em regime de urgência.

“Evidentemente o governo prefere ficar com as emendas todas para eles [integrantes da gestão petista] distribuírem conforme o seu bel-prazer. Para o governo, é bem melhor ele distribuir do que o parlamentar. Ele fica com a caneta na mão e vai distribuir atendendo também às suas bases”, diz Angelo Coronel.

No projeto de lei complementar, o senador propôs que as emendas coletivas (de bancada e de comissão) sejam divididas conforme o tamanho dos partidos. “Aí o líder de cada bancada vai chegar para os seus liderados e vai dizer: ‘você tem x, você tem y’, faça um ofício pedindo ao ministério para poder gerar a transparência”, explicou. Essas emendas ainda poderão ser contingenciadas pelo governo, que quer também limitar os projetos em que os parlamentares podem aportar.

Coronel propôs que 50% das emendas individuais, que são impositivas – de execução obrigatória pelo Executivo –, sejam obrigatoriamente aplicadas na saúde.

“É um dos temas mais problemáticos do Brasil. 60% dos serviços de saúde no Brasil são prestados pelas entidades e hospitais filantrópicos. A tabela de preço do SUS para com os hospitais públicos está muito defasada. Então nós temos que realmente é colocar emenda para o governo de estado e a prefeitura para prestar uma saúde decente para o seu povo, é o básico”, diz o senador.

O Ministério da Saúde tem o maior orçamento da Esplanada e, desde o início do governo Lula, é almejado por políticos do Centrão. O principal crítico da atual ministra, Nísia Trindade, é Arthur Lira, justamente devido a critérios internos da pasta para alocação das emendas parlamentares. O deputado é cotado para substituir a ministra, ligada ao PT, quando deixar a presidência da Câmara, em fevereiro de 2025.

Centrão usa pacote anti-STF para barganhar emendas e sucessão na Câmara
Resumo da proposta

Ângelo Coronel diz que o projeto de lei complementar vai preencher as condições impostas pelo STF na transparência. Ele enviou à reportagem o seguinte resumo da proposta:

Transparência garantida: todos os dados sobre a alocação e execução das emendas parlamentares estarão disponíveis no Portal da Transparência, assegurando acesso público às informações.

Prioridade para obras inacabadas: as transferências especiais priorizarão a conclusão de obras já iniciadas, garantindo a otimização dos investimentos públicos.

Atendimento a calamidades: recursos destinados a entes federativos em situação de calamidade ou emergência terão prioridade, assegurando respostas rápidas a situações de vulnerabilidade.

Foco na saúde pública: é obrigatória a destinação de, no mínimo, 50% dos recursos das emendas de comissão para ações e serviços públicos de saúde.

Fiscalização rigorosa: a execução das emendas será fiscalizada pelo TCU e outros órgãos competentes, garantindo a correta aplicação dos recursos.

Limites de emendas: cada bancada estadual poderá apresentar até 10 emendas, além de igual número de emendas discricionárias, evitando a dispersão excessiva de recursos.
Participação da sociedade civil: comissões temáticas promoverão audiências públicas e debates, permitindo a participação de especialistas e da sociedade civil na elaboração das emendas coletivas.

Prestação de contas obrigatória: os entes beneficiados devem prestar contas detalhadas sobre a utilização dos recursos, incluindo relatórios de execução e avaliação de resultados.

Desenvolvimento regional sustentável: as emendas de bancada estadual e de comissão visam projetos estruturantes que contribuem para o desenvolvimento regional e a sustentabilidade.
Como mostrou a Gazeta do Povo, caso a cúpula do Congresso não feche um acordo com o governo, o Centrão poderá retaliar a equipe econômica ao sabotar a votação do Orçamento de 2025 e também deverá travar propostas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de contenção de gastos.

Outro projeto de lei complementar vinha sendo preparado pela Casa Civil, mas não foi apresentado para análise dos deputados até agora. A demora favorece o governo, que ao travar as emendas tira poder de barganha das lideranças parlamentares, inclusive do presidente da Câmara, Arthur Lira, que está em campanha para fazer um sucessor.

A iniciativa do senador Ângelo Coronel de apresentar seu projeto de lei complementar pode ser uma solução negociada para destravar esse impasse.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca2 horas ago

Rivais tentam desacreditar Hugo Motta, lembrando ligações com Eduardo Cunha

Nacional3 horas ago

Lula teve traumatismo craniano, afirma médico do presidente

Nacional3 horas ago

STF continuará “blindado” caso Alcolumbre seja o novo presidente do Senado

Nacional3 horas ago

Governo federal prepara reforma administrativa

Nacional3 horas ago

Congresso e governo disputam divisão de emendas na discussão das novas regras de transparência

ECONOMIA4 horas ago

Imposto sobre milionários: O dilema da arrecadação e a insegurança fiscal no Brasil

Judiciário4 horas ago

Insegurança Jurídica no Brasil: A Perseguição Política e Judicial aos Aliados de Bolsonaro

Judiciário4 horas ago

Voto para Quem Completa 18 Anos Entre os Turnos é Obrigatório: Entenda as Regras

Nacional4 horas ago

Candidatos de Bolsonaro Têm 2,2 Milhões de Seguidores a Mais que os de Lula: Um Olhar Sobre as Eleições Municipais

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Salsicha Empanada

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

Automatização e justiça

Judiciário5 horas ago

Legislação garante ao consumidor o direito à segunda via da nota fiscal de forma gratuita

Educação & Cultura5 horas ago

Mães destacam qualidade do ensino do Centro de Línguas Estrangeiras de João Pessoa

Saúde5 horas ago

Paraíba aplica mais de 18,5 mil doses no Dia D contra meningite, HPV e Multivacinação

Internacional5 horas ago

Forças de Defesa Israelenses destroem torre e cerca da Unifil

Internacional5 horas ago

Líder da ONU condena assassinatos em Moçambique em meio a processo eleitoral

Internacional5 horas ago

Cplp e COP30 são pontos que movem união, segundo chefe da ONU em Angola

Nacional5 horas ago

A fraude eleitoral que “apressou” projeto da urna eletrônica

Internacional5 horas ago

O que pensam Harris e Trump sobre questões-chave para os EUA

Internacional5 horas ago

Crise esquecida, guerra mata milhares e gera fome no Sudão

Internacional5 horas ago

Falha em usina elétrica deixa 10 milhões sem luz em Cuba

Internacional5 horas ago

França acusa homem por homicídio ao jogar carro em ciclista

Internacional5 horas ago

Moldávia acusa Rússia de interferir em referendo sobre UE

Internacional5 horas ago

Israel confirma ataque com drone contra casa de Netanyahu

CONCURSO E EMPREGO6 horas ago

Concessionária de energia oferece 80 novas vagas para eletricistas na Paraíba

CONCURSO E EMPREGO6 horas ago

Sine-JP inicia a semana ofertando 371 vagas de emprego

Nacional6 horas ago

Indiciamento de Bolsonaro e militares: novos desafios em um cenário político conturbado

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Projeto de produtores rurais paraibanos é habilitado para concorrer ao Prêmio Bicicleta Brasil

Segurança Pública8 horas ago

Governo da Paraíba lança edital do CFO da Polícia Militar com 30 vagas; inscrições começam dia 4 de novembro 

Educação & Cultura8 horas ago

Prefeitura instala laboratórios de Ciências e investe na alfabetização científica do ensino fundamental

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Nacional1 dia ago

Senado Aprova: porte de arma para agentes de segurança socioeducativos

Judiciário1 semana ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional2 semanas ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA2 semanas ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura2 semanas ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde3 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura3 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional3 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura1 mês ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional1 mês ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 mês ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 mês ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 mês ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 meses ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 meses ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 meses ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 meses ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 meses ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br