Connect with us

Segurança Pública

O racha na carreira dos militares da Marinha: opção por voltar a ser recruta em troca de melhores condições de vida

Questionados sobre o motivo de prestar concurso público para forças de segurança mesmo após ter alcançado várias graduações na Marinha do Brasil, militares apontam como primeiro motivo os baixos salários, em segundo lugar as condições de trabalho com escalas de serviço muito apertadas e em terceiro lugar o baixo status na instituição, que dificulta direitos considerados básicos para um militar. As imagens de uam fila de militares ingressando em um quartel da Polícia carioca, divulgadas na internet, causaram forte impacto nas redes sociais de militares, que dialogam sobre as razões de sargentos e outros graduados abdicarem de suas divisas conquistadas.

Escalas de serviço extenuantes

Uma fala do ex-comandante da marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier, mencionou claramente uma questão que afeta diretamente a vida de militares de baixa patente na marinha do Brasil, a escala de serviço e jornada de trabalho. O oficial, enquanto comandante, determinou que não houvessem escalas menores que 3 x 1 na força. O oficial general mencionou que a escala de serviço tem relação com a qualidade de vida das famílias dos militares.

Para se ter uma ideia mais clara, um militar que trabalha em uma escala 2×1 passa cerca de 104 horas por semana dentro de uma instituição militar. Considerando que uma semana tem 168 horas, isso significa que esse militar dedica aproximadamente 62% de seu tempo à vida na caserna. Em comparação, especialistas em medicina do trabalho afirmam que a jornada de 40 horas semanais é o limite máximo recomendado para o ser humano, o que representa cerca de 25% das horas de uma semana.

Um artigo publicado pela Universidade de São Paulo, com base em texto da Science Direct, menciona os riscos à saúde para o ser humano que em jornadas de trabalho excessivsa: “…  Os dados foram organizados em idade, sexo, região e em grupos de duração de jornada (até 48 horas; de 49 a 54 horas; e igual ou superior a 55 horas), entre os anos de 2000, 2010 e 2016. Em 2016, 398 mil pessoas tiveram mortes relacionadas ao AVC e 347 mil a doenças cardíacas, aumento de 19% e 42%, respectivamente. O fator de risco compartilhado por essas pessoas era a exposição a jornadas de trabalho iguais ou superiores a 55 horas por semana, 11 horas por dia, sem contar os finais de semana. Esses e outros resultados foram publicados em 17 de maio deste ano, na revista científica Environment International.”

Essa diferença bastanet significativa levanta questionamentos sobre os impactos dessa carga excessiva sobre a saúde física e mental dos militares. Tempo com a família é qualidade de vida, conforme coloca o almirante Almir Garnier, na mensagem acima.

Militarem mencionam que suportariam de boa vontade qualquer escala em situações excepcionais. Mas, explicam que esse tipo de escala ocorre em situações normais, sem guerra, sem GLO, sem emergências, sem nada que justifique.

Baixo status na instituição

Um livro pouco divulgado ainda disponível na Amazon, com o nome “Casa de Agonia”, escrito por Mário Lima Júnior, ex-militar da Marinha do Brasil, narra por um prisma bastante interessante algumas situações que deixam militares extremamente insatisfeitos, principalmente por se tratarem de “obrigações” estranhas à atividade militar que se aplicam a regalias nada compatíveis com o ambiênte militar concedidas para militares de alta patente enquanto, segundo a obra, militares de baixa patente são tratados como se não merecessem a mesma alimentação, o mesmo período de descanso, o mesmo tratamento humano.

“… das relações entre senhores e servos. Oficiais-generais, no topo da hierarquia, saboreiam pratos especiais, vinhos sofisticados, uísque, queijos e frutas selecionadas. Na outra ponta, servem carne de hambúrguer …”

oficiais transformam navios de combate em hotéis com empregados dedicados a eles, gostam de ser bem servidos… um cabo arrumador me orientou a descascar as laranjas antes de servi-las e limpar as impressões digitais dos copos de vidro porque “os tenentes não gostam das marcas… Por aversão às frescuras na Força Armada mais antiga do Brasil, não por falta de compaixão, deixei a função de babá.”

O salário do militar da Marinha ou do Exército e o do policial militar no Rio de Janeiro e no Brasil, questões de segurança

A atividade policial no Brasil é considerada de alto risco, mas para quem ingressou em uma força armada por meio de concurso público isso não é problema. Militares juram dar sua vida para defender a nação e com frequência são convocados para missões arriscadas. Em cidades como o Rio de Janeiro obviamente a situação é mais complicada. Mas, “estamos preparados e a parte militar vai ser mais fácil ainda”, diz um militar da MB.

Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro confirmou à Revista Sociedade Militar que é verdadeira a fotografia que circulou nas redes sociais de militares nos últimos dias, mostrando sargentos, cabos e marinheiros entrando no centro de preparação da Polícia para verificação de documentos após aprovação no concurso para a instituição. Todos os militares aprovados no concurso sofrerão uma espécie de regressão hierárquica, voltando a ser recrutas.

Enquanto na Marinha, Exército e Força Aérea um oficial general, que passa todo o seu tempo em atividades burocráticas, pode receber um salário que equivale a 42 vezes o que ganha o soldado que está na ponta da linha, garantindo a execução da atividade fim da instituição, nas polícias militares, onde os militares de fato durante 100% do seu tempo – do comandante ao soldado – correm risco de morte – um oficial no último posto dificilmente recebe mais do que 10 vezes o salário de um soldado.

Essa situação leva a questões complicadas e que chegam a envolver a segurança das instalações, furto de armamento e divulgação de informações privilegiadas. Enquanto no Exército, por exemplo, um general mora em uma casa de alto padrão, em área nobre, fornecida pela força, com segurança particular etc. O soldado, cabo ou sargento, que faz a sua segurança, reside em uma comunidade que fica a duas ou três horas de ônibus ou trem, na periferia de algum grande centro e estão sujeitos a tido tipo de pressão por parte de membros do crime organizado que controlam algumas regiões, o que faz com que alguns até ocultem sua condição de militar.

Sociedade de Militar

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura55 minutos ago

Intelectuais e estudantes participam de seminário da Fundação Casa de José Américo

Saúde58 minutos ago

Saúde da Paraíba abre Semana de Vacinação nas escolas contra meningite e HPV em todo estado

CIDADE60 minutos ago

Cícero Lucena e Leo Bezerra vão construir o Centro de Diagnóstico de Imagem da Mulher

Saúde1 hora ago

Responsáveis de pessoas acamadas devem observar o cartão de vacina para manter o documento atualizado

ESTADO1 hora ago

João Azevêdo assina decretos para criação da “Desarme” e aumento na bonificação por apreensões de armas

ESTADO1 hora ago

João Azevêdo anuncia 21 ações na área de Ciência, Tecnologia e Inovação com investimentos de mais de R$ 81 milhões

ESTADO1 hora ago

João Azevêdo anuncia realização de evento literário internacional com presença de escritores de países de língua portuguesa

ESTADO1 hora ago

Programa conversa com o governador

Esporte1 hora ago

Profissionais do esporte paraibano terão nomes eternizados na Calçada da Fama na Vila Olímpica

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Câmara dos deputados: Hugo Motta confiante em apoio do PT na disputa pela presidência

Politíca3 horas ago

TRE-PB cassa mandato de Raissa Lacerda por infidelidade partidária; Renato Martins assume vaga em meio a escândalo

Esporte5 horas ago

Federação Paraibana de Futebol e clubes da Capital declaram apoio à reeleição de Cícero Lucena e Leo Bezerra

Judiciário5 horas ago

Edísio Souto declara apoio à reeleição de Harrison na OAB-PB: “faz excelente trabalho de apoio a advocacia”

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Projeto ‘Viva o Centro com Música’ apresenta Curta Ópera, JP Bone e Rubacão Jazz

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

Os fabricantes Android estão a limitar a personalização

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

💥 Impressionante: observar os elétrons em tempo real se torna possível com este novo microscópio

Esporte6 horas ago

Lenda do Jiu-Jitsu estreia no LFA e conquista a segunda vitória no MMA

ESTADO6 horas ago

Sessão Virtual da 2ª Câmara do TCE tem contas de 2 Câmaras Municipais e 104 outros processos

CIDADE6 horas ago

Equipe escolhida por Léa para transição de governo inicia trabalhos em Guarabira

Judiciário6 horas ago

Terceira Câmara mantém decisão que condenou concessionária de energia por danos morais

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Interatos leva espetáculo ‘Alforria’ ao município do Congo nesta quarta-feira (23)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

Em Xangai, comitiva do Ministério das Comunicações se reúne com fabricante de satélites de baixa órbita

Educação & Cultura6 horas ago

CPT-ETS oferece 100 vagas em cursos técnicos da UFPB

Educação & Cultura6 horas ago

Escolas da Rede Municipal são campeãs no Concurso Paraibano de Bandas e Fanfarras

CONCURSO E EMPREGO6 horas ago

Enam transcorre com tranquilidade e 424 candidatos fazem as provas

Saúde6 horas ago

Hemodinâmica do Hospital Metropolitano realiza procedimento endovascular inédito de alta complexidade

ENTRETENIMENTO6 horas ago

BANOFFEE NA TRAVESSA COM BANANA CARAMELIZADA COM BISCOITO DE ROSQUINHA / Receitinhas da Ben

Judiciário7 horas ago

TJPB e Prefeitura de Cabedelo assinam Protocolo de Intenções para obras no Fórum da cidade

CIDADE7 horas ago

PROCON-PB promove o 85º Mutirão de Renegociações de Dívidas em Guarabira

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Comissão Especial divulga gabarito das provas do processo seletivo da Residência Judiciária do TJPB

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Nacional2 dias ago

Senado Aprova: porte de arma para agentes de segurança socioeducativos

Judiciário1 semana ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional2 semanas ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA2 semanas ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura2 semanas ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde3 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura3 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional3 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura1 mês ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional1 mês ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 mês ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 mês ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 mês ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 meses ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 meses ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 meses ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 meses ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 meses ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br