AGRICULTURA & PECUÁRIA
Como está o desenvolvimento do trigo na Argentina?
Chuvas melhoram umidade do solo
Conforme o Informe Agrometeorológico Semanal (AgroMet) publicado nesta 23 de outubro, o trigo completou a fase de crescimento vegetativo nas províncias de La Pampa e Buenos Aires. No noroeste de Buenos Aires, já há áreas em fase de floração, enquanto em Córdoba, Santa Fé e Entre Ríos, observa-se um progresso variado, com o cereal passando do fim da fase vegetativa para o início do enchimento dos grãos. Nas regiões do Chaco, Corrientes e Santiago del Estero, há áreas com o trigo em fase de maturação.
As recentes chuvas na maioria dessas áreas ajudaram a melhorar o teor de umidade do solo, beneficiando as lavouras em diferentes estágios de desenvolvimento. No entanto, o relatório alerta que o impacto das chuvas varia conforme o estado fenológico da cultura em cada região. As áreas mais afetadas pelo déficit hídrico incluem o oeste de Buenos Aires, La Pampa e o norte da região produtora de trigo.
Apesar das precipitações, a demanda por água está aumentando devido ao avanço dos estágios de desenvolvimento do trigo e ao aumento das temperaturas, típico dessa época do ano. Assim, novas chuvas seriam necessárias para garantir o bom desenvolvimento da cultura nas áreas mais vulneráveis, conforme os dados do informativo.