Connect with us

Internacional

Guerra na Ucrânia: Qual é o envolvimento da Coreia do Norte?

Depois de Seul e Kiev acusarem Pyongyang de enviar tropas para apoiar Moscou, EUA citam evidências de que soldados estão sendo treinados em bases militares no leste da Rússia

Nesta quarta-feira (23/10), os EUA afirmaram pela primeira vez ter evidências de que tropas norte-coreanas estão na Rússia, e parlamentares sul-coreanos disseram que cerca de 3 mil soldados foram enviados para apoiar o Kremlin na guerra na Ucrânia.

Em Roma, o secretário de Defesa americano, Lloyd Austin, argumentou que seria algo “muito, muito sério”, caso militares da Coreia do Norte estejam mesmo se preparando para lutar ao lado da Rússia em território ucraniano.

“Existem evidências de que há tropas da RPDC na Rússia”, afirmou Austin a repórteres, citando as iniciais do nome formal da Coreia do Norte: República Popular Democrática da Coreia.

Autoridades sul-coreanas afirmam que, além dos 3 mil soldados enviados a Moscou, milhares de outros devem seguir o mesmo caminho. Isso estaria em linha com uma promessa feita por Pyongyang de fornecer armas e um total de 10 mil soldados, cujo envio seria concluído até dezembro, segundo Seul.

A acusação já havia sido repetida no dia anterior pelo presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski. No fim de semana, o país chegou a divulgar um vídeo que supostamente mostra dezenas de recrutas da Coreia do Norte recebendo equipamentos militares russos.

Os Estados Unidos acreditam que ao menos 3 mil soldados norte-coreanos estão sendo treinados em bases militares no leste da Rússia, de acordo com informações do porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby.

Alemanha convoca representante norte-coreano

Reagindo às suspeitas de que Pyongyang esteja reforçando seu apoio à invasão da Ucrânia pela Rússia, a Alemanha convocou o representante diplomático da Coreia do Norte, informou o Ministério das Relações Exteriores em Berlim.

“Se os relatos sobre a presença de soldados norte-coreanos na Ucrânia forem verdadeiros e se a Coreia do Norte estiver apoiando a guerra de agressão russa na Ucrânia com tropas, isso seria grave e violaria a lei internacional”, disse o ministério alemão na rede social X.

O apoio norte-coreano à Rússia “também ameaça diretamente a segurança da Alemanha e a ordem de paz europeia”, acrescentou.

A reação da Coreia do Sul

A Coreia do Sul reagiu publicamente afirmando que cogita fornecer armas diretamente à Ucrânia, à medida que aumentam as evidências do crescente envolvimento dos seus arqui-inimigos do Norte no conflito do Leste europeu.

Na terça-feira (22/10), um alto funcionário do gabinete do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, disse que Seul pode vir a fornecer de armas defensivas e letais para a Ucrânia, dependendo dos acontecimentos.

“Consideraríamos o fornecimento de armas para fins defensivos como parte dos cenários passo a passo e, se parecer que eles estão indo longe demais, também podemos considerar o uso ofensivo”, disse o funcionário presidencial aos repórteres, sinalizando a posição mais proativa de Seul em relação ao armamento da Ucrânia até o momento.

A Coreia do Sul, que tem sob seu poder um dos maiores estoques de projéteis de artilharia do mundo, forneceu ajuda humanitária à Ucrânia, ao mesmo tempo em que aderiu às sanções econômicas impostas pelo Ocidente contra Moscou.

Mas o sul-coreanos não forneceram armas diretamente a Kiev, citando uma política tradicional de não fornecer armas a países ativamente envolvidos em conflitos.

Uma eventual mudança de política de Seul seria bem recebida por Kiev, que enfrenta escassez de munições.

Na segunda-feira, Yeol, já havia prometido vai coordenar “medidas de resposta” com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)

“A invasão da Ucrânia pela Rússia e o alinhamento imprudente entre a Rússia e a Coreia do Norte confirmaram que a segurança das regiões do Indo-Pacífico e do Atlântico estão conectadas”, disse Yoon durante uma ligação telefônica com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.

Munição e tropas norte-coreanas

A porta-voz do Ministério da Defesa dos EUA, Sabrina Singh, sugeriu em julho que não havia nenhuma indicação de que tropas norte-coreanas estivessem sendo enviadas para a Ucrânia. Mas, em 2023, o serviço de inteligência militar ucraniano (HUR) informou que um contingente norte-coreano havia chegado aos territórios ocupados do país.

Gastos em defesa são prioridade do líder norte-coreano Kim Jong-un

Já em outubro deste ano, Andriy Kovalenko, do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, afirmou que havia militares norte-coreanos supervisionando a munição fornecida aos russos na região ucraniana de Donetsk, ocupada pela Rússia.

De acordo com a mídia ucraniana, a guerra já teria feito até mesmo vítimas norte-coreanas. Seis oficiais do país teriam sido mortos em 3 de outubro em um ataque de mísseis ucranianos perto de Donetsk.

Um representante do HUR também disse à mídia ucraniana que o exército russo havia adquirido um “batalhão especial Buryat” que também era formado por norte-coreanos. Os Buryats são um grupo étnico nativo do sudeste da Sibéria.

A Ucrânia ainda afirma que 18 soldados norte-coreanos haviam desertado de posições em Bryansk e Kursk, ambas regiões russas na fronteira com a Ucrânia.

Moscou não confirma o envolvimento da Coreia do Norte

A Rússia não confirmou que a Coreia do Norte está participando com tropas na guerra contra a Ucrânia. Até agora, o Kremlin disse apenas que existe uma “cooperação profunda e estratégica em todas as áreas, incluindo segurança”, referindo-se a um pacto de defesa assinado em junho de 2024 entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente russo, Vladimir Putin, que prevê assistência militar mútua.

A DW não conseguiu encontrar evidência nas redes sociais russas de que soldados norte-coreanos tenham sido enviados para o país.

A Coreia do Norte tem um histórico de enviar soldados ao exterior

Membro sênior da Conferência de Segurança de Munique (MSC), Nico Lange diz ver pouca informação concreta e muita especulação sobre a presença norte-coreana na Ucrânia.

Ele, no entanto, afirma que “não há dúvida de que os norte-coreanos estão em treinamento na Rússia. E também não há dúvida de que há algum tempo, ou seja, desde pouco tempo depois da visita de Putin a Pyongyang, unidades de construção das forças armadas norte-coreanas estão ativas nos territórios ocupados da Ucrânia”.

Ao mesmo tempo, o especialista adverte: “Não se pode concluir automaticamente, a partir dessas informações que estão circulando, que milhares de soldados norte-coreanos estão lutando ao lado dos russos na Ucrânia. Não é isso que se pode ver até agora”.

Benefícios mútuos justificam parceria

O professor de História e Relações Internacionais da Universidade Kookmin, Andrei Lankov, em Seul, disse ser “bastante plausível” que as tropas norte-coreanas tenham sido enviadas.

Ele entende que faria sentido para Putin fortalecer o exército russo com norte-coreanos, pois isso lhe permitiria evitar uma nova campanha de alistamento militar na Rússia.

“Se olharmos do ponto de vista russo, Putin está travando uma guerra que é popular na Rússia, mas desde que a maioria da população seja mantida fora da luta e não seja ‘perturbada’ em sua vida cotidiana pela guerra”, explicou.

Lankov, que é originalmente da Rússia, disse que há cada vez menos homens preparados para arriscar suas vidas no país, em especial no momento em que o exército russo depende de unidades de infantaria, que fazem a linha de frente.

O analista entende que, em troca, a Coreia do Norte procura remuneração financeira. Mas a principal disposição de Pyongyang em fornecer tropas seria a oferta russa de pagar a conta em forma de tecnologia.

“Só dinheiro não é suficiente”, disse Lankov. “Parte terá que vir na forma de tecnologia avançada que o Norte deseja, mas não conseguiu obter. Normalmente, a Rússia nunca concordaria em fornecer esse tipo de tecnologia a um país tão instável, mas eles não têm escolha.”

O último motivo para o envolvimento norte-coreano na Ucrânia seria o interesse dos militares em adquirir habilidades e conhecimento.

“Esse é um conflito moderno entre duas potências militares avançadas em um longo período de tempo”, disse ele. “O mundo não vê um conflito como esse há 80 anos, e a Coreia do Norte quer obter experiência nesse tipo de guerra.”

Para Lankov, a cooperação entre os dois países não deve ser duradoura.

“Assim que as hostilidades na Ucrânia terminarem, tudo voltará ao que era antes. Esses dois países são muito diferentes e amplamente incompatíveis, portanto, haverá muito pouco que a Coreia do Norte produza que a Rússia queira.”

Forças Armadas da Coreia do Norte teriam 1,2 milhão de soldados

Coreia do Norte já enviou tropas para apoiar outros exércitos

A Coreia do Norte já enviou tropas para o exterior antes. Angola, por exemplo, aceitou cerca de 3 mil “conselheiros” militares nas décadas de 1970 e 1980. Os norte-coreanos foram encarregados de treinar os angolanos, mas também lutaram ativamente contra forças sul-africanas.

O país também já enviou tropas para Uganda, Chade e Moçambique, e treinou guerrilheiros do Exército Popular de Libertação da Namíbia, em uma longa insurgência contra a África do Sul.

A Coreia do Norte ainda enviou pilotos para apoiar os vietnamitas do norte durante a Guerra do Vietnã.

Em geral, o país tende a enviar treinadores, disse Fyodor Tertitsky, analista norte-coreano baseado na Coreia do Sul. No entanto, ele explicou que as declarações sul-coreanas dão credibilidade ao cenário de que as tropas norte-coreanas poderiam ser enviadas para participar da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional21 horas ago

Lula revela plano de envenenamento durante jantar com Xi Jinping e surpreende os presentes

CONCURSO E EMPREGO21 horas ago

Justiça corrige erro e reintegra candidatos eliminados do CNU

ESTADO22 horas ago

Paraíba conquista pelo quarto ano seguido nota “A” do Tesouro Nacional e atesta equilíbrio fiscal e capacidade de investimento público

Judiciário23 horas ago

DÚVIDAS? Quanta vez Moraes se citou na Operação Contragolpe?

Judiciário1 dia ago

Operação contragolpe: o quebra-cabeça jurídico do “Golpe Verde e Amarelo”

Internacional1 dia ago

Conselho de Segurança não adota resolução exigindo cessar-fogo imediato em Gaza

Saúde1 dia ago

Profissionais de saúde explicam importância da vacinação para os recém-nascidos prematuros

Politíca1 dia ago

Após chegar da COP 29 no Azerbaijão, Veneziano recebe quase 70 prefeitos eleitos e atuais, deputados, vereadores e lideranças em Brasília

ECONOMIA1 dia ago

Pesquisa do Procon-JP registra diferença de R$ 0,25 no preço do litro da gasolina comum

CIDADE1 dia ago

Secretaria de Saúde orienta candidatos que farão provas das residências médica e multiprofissional

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Governo da Paraíba participa da 1ª Feira de Energias Renováveis em Sousa e apresenta Complexo Científico do Sertão

Judiciário1 dia ago

O Papel da OAB-PB na construção de uma Ordem “Social Justa”: reflexões sobre seu futuro e desafios

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Novo sistema prioriza pecuária sustentável e intensiva

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá competições de e-sports, matemática, robótica e HQ’s

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Panetone de Natal Fácil

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo participa de cerimônia de premiação de atletas e recebe homenagem pelo apoio aos Jogos da Juventude

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Google deve vender o Chrome para acabar com o monopólio de busca, argumentam promotores dos EUA

Internacional1 dia ago

Os mísseis ATACMS estão “muito atrasados” para ataques ucranianos à Rússia?

Internacional1 dia ago

Por que os maoris da Nova Zelândia estão protestando contra o projeto de lei do tratado da era colonial?

Judiciário1 dia ago

A suspensão de motoristas por aplicativos de transporte

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova regras para planejamento de defesa de bancos e carros-fortes

Educação & Cultura1 dia ago

Câmara aprova projeto que autoriza uso de R$ 4 bi para custear o Programa Pé-de-Meia

Educação & Cultura1 dia ago

Comissão aprova permissão para cantinas escolares doarem excedente de alimentos

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Comissão aprova índice nacional para medir variação de preço dos insumos da cadeia do leite

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Comissão aprova fundo nacional para financiar ações de defesa agropecuária

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Comissão aprova projeto que veda totalmente desapropriação de terra produtiva para reforma agrária

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Projeto veda completamente desapropriação de propriedade produtiva para fins de reforma agrária

Politíca1 dia ago

Após decisão do STF sobre porte de maconha, projeto do deputado Sgt Rui proíbe uso de maconha em ambientes públicos

Educação & Cultura1 dia ago

Projeto de terceirização da alimentação escolar recebe ressalvas em audiência

Segurança Pública1 dia ago

Alvo de Operação da PF e Gaeco/MPPB, prefeito eleito de Cabedelo, André Coutinho, emite nota sobre os fatos

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública3 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde3 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura3 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura1 semana ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde1 semana ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA1 semana ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br