Connect with us

Internacional

“Nossa terra”: colonos judeus querem ocupar Faixa de Gaza

Radicais israelenses pregam ocupação de território palestino como suposta solução para acabar com o Hamas. Movimento tem apoio de membros do governo Netanyahu. Premiê diz ser contra ideia

A poucos quilômetros da Faixa de Gaza, no meio do nada, um grupo de colonos israelenses dança, pula e canta em círculo; ao fundo, a artilharia israelense ressoa dentro do devastado território palestino, para onde os judeus ultranacionalistas exigem retornar sob a alegação de que a terra pertence a eles.

“Viemos aqui para dizer ao mundo que precisamos estar em Gaza e permanecer lá para sempre. Ela nos pertence e nós voltaremos para viver lá. É a única maneira de acabar com o Hamas“, disse à agência de notícias EFE Yair Maoz, um colono que vive com a esposa e cinco filhos em um assentamento em Hebron, na Cisjordânia ocupada.

Assim como Maoz, muitas outras famílias de colonos e ultradireitistas israelenses não quiseram perder esse evento organizado na segunda-feira (21/10) pela organização radical Nachala, liderada por Daniella Weiss, que promove a expansão dos assentamentos – ilegais de acordo com a lei internacional –, agora também em Gaza.

A manifestação sob o lema “Retornando a Gaza” teve entre seus participantes membros do Likud, o partido do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, assim como integrantes de partidos e organizações que são a favor da colonização.

Um porta-voz do Likud deixou claro que o evento não era do Likud, mas sim uma “iniciativa local”, como parte do festival religioso de Sukkot, ou Festa dos Tabernáculos.

O festival de peregrinação de uma semana comemora o êxodo bíblico do Egito. Uma das barracas temporárias erguidas para marcar o dia da festa trazia o nome do partido Likud.

Daniella Weiss, líder do movimento Nachala: “Palestinos perderam o direito de viver em Gaza”

“Palestinos perderam direito a Gaza”

“Vou dizer em alto e bom som: os palestinos perderam o direito de permanecer em Gaza depois do que fizeram conosco em 7 de outubro. Nenhum deles permanecerá na Faixa, estamos prontos para voltar o mais rápido possível”, grita Weiss eufórica para uma plateia, formada em sua maioria por judeus ortodoxos, que aplaude cada palavra sua.

Muitos participantes carregam adesivos com o slogan “Gaza é nossa para a eternidade”. A camiseta de um ativista trazia a frase “Gaza faz parte do Estado de Israel”.

Weiss, ex-prefeita do assentamento de Kedumim, defende o retorno dos israelenses a Gaza com o argumento de que isso beneficiará os EUA e a Europa, pois, segundo ela, isso significará o fim do “demônio do Hamas na Faixa de Gaza” e “o fim do Hamas na Faixa de Gaza o mais rápido possível”.

“Espero que todos vocês possam aproveitar as praias de Gaza muito em breve”, acrescenta Weiss, que foi presa várias vezes por agredir a polícia israelense durante protestos.

Criação de seis assentamentos em Gaza

Israel desmantelou 21 assentamentos israelenses dentro da Faixa de Gaza em 2005, a maioria deles em frente à praia, e forçou a saída de cerca de 8 mil residentes após o plano de retirada unilateral do então primeiro-ministro Ariel Sharon, que pôs fim a uma ocupação direta desde a Guerra dos Seis Dias de 1967.

O projeto que está sendo promovido pelo grupo de Weiss prevê a criação de seis assentamentos em diferentes pontos da Faixa de Gaza, que hoje abriga mais de 2 milhões de palestinos, a maioria deles deslocados após mais de um ano de guerra.

No mapa que a judia ultraortodoxa Orit Rosenfelder, de 23 anos, mostra à EFE, estão marcados esses seis assentamentos. “No norte, em Jabalia, meu primo está lutando contra o Hamas, e o que estamos vendo é que, enquanto continuarmos a permitir que os palestinos vivam lá, haverá mais terrorismo porque a maioria não quer a paz”, diz.

“Estamos prontos para voltar a viver em Gaza assim que recebermos o sinal verde do Exército e eles nos disserem que é um lugar seguro. Voltaremos à nossa terra”, afirma.

O próprio Netanyahu rejeita o retorno de civis judeus ao território palestino, mas alguns ministros radicais de seu governo não descartam essa possibilidade.

Já em janeiro, em uma reunião em Jerusalém com a presença de até 12 ministros israelenses, os colonos declararam publicamente seus dois principais objetivos, repetidos nesta segunda-feira pelo ministro israelense de Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, líder do partido ultranacionalista Otzma Yehudit e um dos oradores da manifestação.

“Incentivar a imigração e os assentamentos judaicos em Gaza está em nossas mãos”, disse Gvir no comício de segunda-feira, ele que é antiárabe e já foi condenado no passado por incitar o racismo e o vandalismo. “A verdade é que essa é a solução mais ética e mais correta”, disse ele, enquanto insiste que os palestinos não devem ser forçados a deixar a Faixa de Gaza.

Colonos judeus ultranacionalistas montam barracas para o evento “Retornando a Gaza”

“Sem os assentamentos não há segurança. Vamos nos estabelecer e fazer Gaza prosperar porque é a nossa terra”, reiterou no pódio o ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, líder da legenda de ultradireita Sionismo Religioso.

De acordo com o deputado do mesmo partido, Tzvi Sukkot, “retornar” a Gaza significa “fazer com que o Hamas pague um alto preço ideológico pela guerra que desencadeou contra nós”.

“Eles devem entender que, nessa guerra, também perderão a Faixa de Gaza”, disse ele à agência de notícias AFP.

“Discursos atrasam libertação de reféns”

Nem todos concordam. Ayala Metzger, uma das líderes dos protestos antigovernamentais e cujos sogros são reféns em Gaza, acredita que os discursos a favor da colonização do território “reduzem as chances de libertação” dos 97 reféns que ainda estão lá.

Outros, como Rohi Baruch, que ainda não recuperou o corpo de seu irmão Uriel, dizem que é preciso “retomar a Faixa de Gaza e preparar a instalação de civis” para trazer de volta os reféns.

A guerra em Gaza foi provocada pelo ataque sem precedentes do Hamas no sul de Israel em 7 de outubro de 2023, que resultou na morte de 1.206 pessoas, em sua maioria civis, segundo um levantamento baseado em cifras oficiais israelenses e que inclui os reféns mortos em cativeiro em Gaza.

Das 251 pessoas sequestradas durante o ataque, 97 permanecem em Gaza, das quais 34 foram declaradas mortas pelo Exército.

O ataque desencadeou a guerra em Gaza, que matou mais de 42,6 mil pessoas, em sua maioria civis. Os dados, embora tenham sejam fornecidos pelo Ministério da Saúde do território controlado pelo Hamas, são considerados pela ONU como confiáveis.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário2 horas ago

Trabalhista, Saúde e Tributário enfrentam insegurança jurídica no Brasil, diz Barroso

Politíca2 horas ago

O que dizem os candidatos às prefeituras sobre a gestão de pessoas

Nacional2 horas ago

Reforma tributária: CCJ aprova plano de trabalho, e relator defende construção conjunta

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Seguro-desemprego: nota do Planalto mostra dificuldade em agenda de corte de gastos

CIDADE2 horas ago

Curral de Cima: Prefeito Derrotado Tenta Inviabilizar Futura Gestão, Mas Tribunal de Contas da Paraíba Derruba Ato

Internacional3 horas ago

Mulheres reinavam no Peru há mais tempo do que se pensava

Internacional3 horas ago

O sistema de saúde mais caro da Europa está em crise

Internacional3 horas ago

“Nossa terra”: colonos judeus querem ocupar Faixa de Gaza

Internacional3 horas ago

Guerra na Ucrânia: Qual é o envolvimento da Coreia do Norte?

Internacional3 horas ago

Mortos e feridos após ataque a estatal de defesa na Turquia

Internacional3 horas ago

Brics critica “sanções ilegais” e convida 13 novos países

Internacional3 horas ago

Em Dia Mundial, região das Américas celebra 30 anos sem poliomielite

Internacional3 horas ago

Relatório da ONU mostra que mundo está na “corda bamba” do clima

Internacional3 horas ago

Sobe total de mortes, ferimentos e destruição no norte de Gaza, diz Unrwa

Saúde3 horas ago

Seus medicamentos serão personalizados para você em uma impressora 3D

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

YouTube tem mostrado anúncios para alguns usuários que pagam o plano Premium

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

Meta vai usar reconhecimento facial contra anúncios falsos e roubo de contas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

Claude AI: inteligência artificial consegue controlar computador e ‘trabalhar por você’

Nacional17 horas ago

Efeito Lula: Estatais federais devem fechar 2024 com maior déficit em 15 anos, atingindo R$ 3,7 bilhões

Esporte17 horas ago

Web vai à loucura com goleada do Botafogo: ‘Futebol de campeão’

Esporte17 horas ago

F1: Multa de R$ 80 milhões mantém contrato da Band com a Fórmula 1

Esporte17 horas ago

Ex-adversário prevê ‘vitória fácil’ de Charles do Bronx sobre Michael Chandler no UFC 309

Esporte17 horas ago

Londrina recebe oitava etapa do SuperBike Brasil

Esporte17 horas ago

Bia Haddad desiste após três games na estreia em Tóquio e vai encerrar ano fora do top 10

Esporte17 horas ago

COB publica documentos sobre igualdade salarial entre gêneros

ESTADO18 horas ago

Em Brasília, Pollyanna dialoga com líderes nacionais e participa de fórum da assistência social

ENTRETENIMENTO18 horas ago

O MESTRE DOS DISFARCES: O POLVO QUE SE TRANSFORMOU DIANTE DOS MEUS OLHOS

ECONOMIA18 horas ago

BRICS EQUIVALE A 31,5% DO PIB DO MUNDO

Saúde18 horas ago

COMO MANTER O CORPO HIDRATADO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

NOVA BATERIA PARA CARROS ELÉTRICOS PROMETE 300 KM COM CARGA DE 5 MINUTOS

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

ENTRETENIMENTO18 horas ago

O MESTRE DOS DISFARCES: O POLVO QUE SE TRANSFORMOU DIANTE DOS MEUS OLHOS

ECONOMIA18 horas ago

BRICS EQUIVALE A 31,5% DO PIB DO MUNDO

Saúde18 horas ago

COMO MANTER O CORPO HIDRATADO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

NOVA BATERIA PARA CARROS ELÉTRICOS PROMETE 300 KM COM CARGA DE 5 MINUTOS

Internacional18 horas ago

FLUXO DE ÁGUA DA TERRA ENTRA EM COLAPSO

Nacional5 dias ago

Senado Aprova: porte de arma para agentes de segurança socioeducativos

Judiciário2 semanas ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional2 semanas ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA2 semanas ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura2 semanas ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde3 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura3 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional3 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura1 mês ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional1 mês ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 mês ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 mês ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 mês ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br