ENTRETENIMENTO
João Pessoa receberá espetáculo Sinapse Darwin que inicia apresentações do Circuito nordeste neste mês de novembro
Inspirado na vida e na obra do pesquisador e naturalista Charles Robert Darwin, peça vai passar pelos estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco
Durante o próximo mês de novembro, o coletivo da Casa de Zoé apresenta o espetáculo “Sinapse Darwin” com o Circuito Nordeste, que abrange três estados nordestinos: Paraíba, Ceará e Pernambuco. Inspirado na vida e na obra do pesquisador e naturalista Charles Robert Darwin, a peça remonta sua história de forma inusitada. A linha narrativa, desobediente ao tempo e à geografia, se faz livre nos caminhos imprevisíveis do pensamento. Espelhados pela memória e requisitando a imaginação, fatos icônicos como nascimento, formação e jornada vão gradualmente revelando, ou construindo, os alicerces das teorias contidas em “A Origem das Espécies”. Na Paraíba serão três apresentações, sendo duas em João Pessoa, nos dias 02 e 03 de novembro, às 19h, no Espaço Cultural José Lins do Rego (Teatro de Arena), e uma em Campina Grande, dia 06 de novembro, 19h, no Açude Vermelho. Entrada gratuita!
A história de Darwin chama atenção por sua disposição a diferentes geografias, pelo respeito e admiração às diversidades étnicas, e pela perspicácia em estabelecer os princípios científicos para sustentação de suas afirmações. Darwin não foi o primeiro a dizer que a vida na terra é derivada de uma longa e diversa cadeia evolutiva. Além do filósofo muçulmano Al-Jahiz, há mil anos, o próprio avô de Darwin, Erasmus, já alertava sobre esse processo.
Para realização cênica da obra, em acordo com seus propósitos, toda uma estrutura precisou ser montada ou mesmo construída. SINAPSE DARWIN, ao evocar regiões lúdicas e instáveis do pensamento, o faz a partir de muita engenhosidade e elaboração. Catracas, roldanas, equipamentos eletrônicos e sintetizadores são alinhados para tornar possível essa simulação, tudo montado em um cenário diferente, construído com peças mecânicas, permitindo que o espetáculo desperte curiosidade.
O espetáculo estreou em 2021, já passou por diversas cidades do Rio Grande do Norte, São Paulo e também esteve no Festival Internacional de São José do Rio Preto e no Sesc Interlagos. A peça é executada sobre uma estrutura autônoma de luz, som e palco, tudo pertencente a Casa de Zoé, podendo ser armada em qualquer lugar. A direção musical do espetáculo é de Caio Padilha, que também executa a trilha sonora ao vivo. O espetáculo tem direção geral e dramaturgia de César Ferrario, e direção de arte de João Marcelino.
Sinapse Darwin tem patrocínio pelo edital Banco do Nordeste – BNB nas cidades de Fortaleza, Sobral e Juazeiro. E, do edital da Myriam Muniz – Funarte nas cidades de Guaramiranga, João Pessoa, Campina Grande, Crato e Recife, além de Garanhuns que terá espetáculo em 2025.
Casa de Zoe
A Casa de Zoé, idealizada pela atriz Titina Medeiros e sediada em Natal, no Rio Grande do Norte, marca o início de suas atividades em 2017. Atualmente mantém os seus três espetáculos produzidos em repertório, “Meu Seridó” (2017), “Sinapse Darwin” (2021) e “Clenyldes & Clenôrys” (2024), e através deles já se fez presente em mais de 70 cidades, em 22 estados brasileiros. O coletivo, reunindo mais de 15 profissionais, entre técnicos e artistas, mantém uma pesquisa estética ininterrupta desde sua fundação.
Calendário de apresentações – Sinapse Darwin Circuito Nordeste
02 e 03 NOV – João Pessoa/PB – Local: Espaço Cultural José Lins do Rego (Teatro de Arena) – às 19h
06 NOV – Campina Grande/PB – Local: Açude Vermelho – às 19h
09 NOV – Juazeiro/CE – Local: Teleférico horto – às 19h
12 NOV – Crato/CE – Local: Festival Internacional de Máscaras do Cariri – às 19h
26 e 27 NOV – Recife/PE – Local: 23º Festival Recife do Teatro Nacional 2024 – às 19h
FICHA TÉCNICA
Elenco – Titina Medeiros, Ananda K., Nara Kelly, Múcia Teixeira, Dudu Galvão, Igor Fortunato/Thazio Menezes, Toni Gregório e Yves Fernandes.
Técnicos de Cena – Juca Santos, Flávio Torreão e Janielson Silva
Roteiro Dramatúrgico e Direção – César Ferrario
Direção de Arte – João Marcelino
Direção Musical – Caio Padilha
Trilha Sonora Original – Caio Padilha, Yves Fernandes e Toni Gregório
Direção de Movimento – Dudu Galvão
Iluminação e Cenografia – Rogério Ferraz
Coordenador técnico e Técnico de Luz – Sandro Paixão
Técnico de Áudio – Medson Rigne
Assistentes de Direção de Arte – Irapuan Júnior, Victor D’melo e Paulo Lima
Costureiras – Fátima Dantas e Nely Hazbun
Ilustração e Designer Gráfico – Filipe Anjo
Produtor de Arte – Janielson Silva
Produção Executiva e Direção de Produção – Carol Carvalho
Produção Casa de Zoé – Titina Medeiros e César Ferrario
Coordenação Geral de Produção – Arlindo Bezerra
Assessoria de Comunicação – G7 Comunicação