Saúde
Pressão alta também causa enrijecimento dos pulmões
Hipertensão e pulmões
A hipertensão arterial não afeta diretamente apenas os vasos sanguíneos e coração – ela também afeta os pulmões.
Há muito se sabe que a pressão alta afeta o sistema cardiovascular, provocando o espessamento dos vasos sanguíneos e favorecendo o enrijecimento das artérias, ou arteriosclerose.
Embora o enrijecimento das artérias seja comum com o aumento da idade, os jovens são mais vulneráveis aos fatores de risco cardiovascular.
Mas cientistas brasileiros acabam de descobrir que a hipertensão causa um fenômeno parecido nos pulmões, tornando os brônquios pulmonares mais enrijecidos, e essa maior resistência das vias aéreas resulta em uma piora da capacidade respiratória.
“Na análise, observamos também que aqueles indivíduos que praticavam atividade física regular pareciam ter uma proteção parcial contra o enrijecimento dos brônquios,” disse o professor Rodolfo de Paula Vieira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Esta descoberta ressalta a necessidade de realizar a avaliação respiratória em indivíduos hipertensos, um mal largamente disseminado em todo o mundo.
“Já se sabia que a hipertensão afeta a função pulmonar, mas não estava claro que mecanismo levava a essa piora. Com os resultados do estudo, fica evidente que, ao diagnosticar pacientes com hipertensão arterial, os médicos devem encaminhá-los ao pneumologista para verificar a função e a mecânica pulmonar, especialmente se forem pessoas mais velhas. É preciso também aconselhar sobre a importância de um estilo de vida ativo para evitar a perda da função pulmonar induzida pela hipertensão,” recomendou Rodolfo.