Politíca
Léa conhece Clínica Escola do Autismo e programa ‘Colo Pra Mãe’; experiências serão levadas para Guarabira
A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, esteve em Campina Grande para conhecer dois projetos de sucesso voltados a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas mães. A Clínica Escola do Autismo (Afeto) e o programa ‘Colo Pra Mãe’, iniciativas que vêm trazendo benefícios para as famílias da Rainha da Borborema, serão adotados, no mesmo formato, na Rainha do Brejo a partir de 2025.
Em Campina Grande, Léa Toscano, acompanhada pela deputada estadual Camila Toscano, pela nova secretária de Saúde de Guarabira, Daisy Campos, e pelo Chefe de Gabinete, Douglas Nóbrega, além do deputado estadual Tovar Correia Lima, foi recebida pelo prefeito Bruno Cunha Lima e pela primeira-dama Juliana Cunha Lima. Bruno e Juliana explicaram o funcionamento dos dois projetos, que têm transformado a realidade das famílias atípicas da cidade.
“Pudemos conhecer de perto o funcionamento desses dois projetos, a Clínica Afeto e o ‘Colo Pra Mãe’, que acolhem essas crianças e seus familiares. Vamos levar essa experiência acolhedora para nossa Guarabira a partir do próximo ano. Nossa gestão será pautada pelo acolhimento e pelo cuidado com as pessoas, e ações importantes como essa devem ser replicadas por todo o estado”, destacou a prefeita Léa Toscano, que agradeceu a recepção do prefeito Bruno e da primeira-dama Juliana Cunha Lima.
A Clínica Escola do Autismo de Campina Grande atende 160 crianças, sendo 50 delas com TEA em nível de suporte 3. O espaço é direcionado à preparação e ao desenvolvimento das crianças atípicas para atividades no ambiente escolar. Elas têm acesso a terapias particulares durante o horário de funcionamento do espaço escolar, intercalando atividades e tratamento especializado. As crianças contam ainda com o apoio de capoeiristas, professores de educação física, educadores sociais voluntários e uma professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
O programa ‘Colo Pra Mãe’ foi criado visando oferecer cuidados especiais às mães de crianças com algum tipo de deficiência. O projeto proporciona também uma rede de apoio formada por profissionais como psicólogos e psicopedagogos, promovendo o autoconhecimento e o desenvolvimento desse público em suas múltiplas dimensões.
As mães têm à disposição assessoria jurídica, cursos profissionalizantes, terapias de grupo, atendimentos especializados, plantões de saúde, ouvidoria e atividades de cuidados com a beleza.