Saúde
SES realiza campanha Novembro Azul para estimular o cuidado integral da saúde do homem
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação Estadual da Saúde do Homem, promoverá a campanha “Novembro Azul” com o objetivo de discutir a temática do câncer de próstata, abordando principalmente sua prevenção, mas também estimulando os homens a cuidarem mais de sua saúde, de forma integral.
Dentro da programação, estão previstos três webinários (transmitidos pelo YouTube), sendo no dia 14 (Saúde Bucal do Homem), dia 20 (Masculinidade e Sexualidade – Planejamento Familiar e Pré-natal do Parceiro) e dia 26 (Acesso do Homem à Atenção Básica – Estratégias do cuidado Integral). No dia 21, terá um evento com uma programação voltada para os servidores da SES, com serviços de saúde e práticas integrativas e de autocuidado e de prevenção.
Os webinários ficarão disponíveis no canal Youtube e serão voltados para os gestores e profissionais de saúde e a população em geral. No evento da SES, serão realizados testes de glicemia, aferição de pressão arterial, testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), de quatro agravos (HIV, sífilis, hepatites B e C), além de oferta de práticas integrativas complementares em saúde (massagem, ventosa, auriculoterapia, entre outros).
Na Paraíba, o câncer de próstata é o que mais acomete os homens, seguido dos cânceres dos brônquios, pulmões, estômago e cavidade oral. Dentre as doenças mais incidentes na população masculina paraibana, estão o infarto agudo do miocárdio, fatores externos (acidentes, violência por arma de fogo ou arma branca, quedas), Diabetes Mellitus, pneumonia e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
De acordo com estimativa de incidência de casos novos de neoplasias malignas para o ano de 2024, do Ministério da Saúde junto com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o mais incidente, com 83,38 novos casos para cada 100 mil paraibanos. Um número muito superior – se for feito um comparativo – com o câncer de mama mais incidente nas mulheres, 55,40 novos casos para cada 100 mil habitantes.
De acordo com Adriana Nascimento Gomes, da Área Técnica da Coordenação Estadual da Saúde do Homem, o Novembro Azul também é um momento de falar da saúde do homem de forma integral como prevê a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), alinhada com a Política Nacional de Atenção Básica. “O homem deve ser incentivado a visitar a Unidade Básica de Saúde, junto a sua a equipe de Saúde da Família, para que seja acompanhado, periodicamente, pelo menos duas vezes ao ano, quanto às suas necessidades de saúde. Lembrando que a Atenção Primária é a ‘porta de entrada’ do SUS para os demais serviços da Rede de Atenção à Saúde da população em geral”, disse.
A Coordenação Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde (MS) orienta os Estados e Municípios a trabalharem estimulando gestores e profissionais de saúde a refletir sobre a participação ativa nas ações de promoção e prevenção à saúde da população masculina não apenas no mês de novembro, mas ao longo de todos os meses do ano.
A SES, em conjunto com o Ministério da Saúde, propõe que sejam desenvolvidas atividades nos municípios e nas Unidades de Saúde que busquem facilitar e ampliar o acesso e o acolhimento com qualidade da população masculina às ações e aos serviços de assistência integral da Rede SUS.
Óbitos – No ano de 2024, foram registrados 4.368 óbitos na população masculina paraibana por causas gerais, sendo 1.843 por causas externas; 1.020 por infarto agudo do miocárdio; 782 por pneumonia; 560 por diabetes e 163 por AVC. Quanto aos óbitos por neoplasias, foram 256 por câncer de próstata; 184 de brônquios/pulmões; 170 de estômago; 51 de cavidade oral e 14 de câncer de pênis.