Connect with us

Internacional

Trump derrota Kamala e retorna à Presidência dos EUA

Projeções apontam triunfo de republicano sobre rival democrata no Colégio Eleitoral e no voto popular. Retorno à Presidência ocorre quase 4 anos após Trump deixar Washington em desgraça, na esteira de tentativa de golpe

Donald Trump foi eleito novamente presidente dos Estados Unidos, protagonizando um retorno dramático e triunfal à Casa Branca quase quatro anos após deixar Washington nas cordas, na esteira de uma tentativa de golpe que culminou na invasão do Capitólio, e depois de se tornar o primeiro ex-presidente condenado em ação criminal na história do país.

Segundo projeções divulgadas pela imprensa americana na manhã desta quarta-feira (06/11), o republicano derrotou de maneira decisiva sua rival democrata Kamala Harris ao superar a marca de 270 votos no Colégio Eleitoral dos Estados Unidos. E, em contraste com sua vitória anterior, em 2016, Trump ainda ficou à frente de Kamala no voto popular, contradizendo pesquisas que apontavam uma disputa mais acirrada.

Até o momento, Trump recebeu mais de 71 milhões de votos e acumula 292 delegados no Colégio Eleitoral, segundo as projeções. Kamala Harris, por sua vez havia recebido pouco mais de 67 milhões de votos, de acordo com as projeções, e acumulando 224 delegados.

“Fizemos história. É uma vitória política que nosso país nunca viu antes. Deus poupou minha vida por uma razão e essa razão foi para salvar nosso país”, disse Trump em um discurso após conquistar vários estados-chave na disputa.

A força dos republicanos de Trump também pode ser observada na disputa pelo Senado, com o partido obtendo 51 dos 100 assentos e retomando o controle da Casa. Projeções também indicam que os republicanos devem manter sua maioria na Câmara dos Representantes.

A votação também encerra um ciclo de campanha marcado por reviravoltas, incluindo a desistência da candidatura do atual presidente Joe Biden – que abriu caminho para Kamala Harris –, e duas tentativas de assassinato contra Trump.

O pleito ainda ocorreu em um cenário externo de tensão, com os EUA fortemente envolvidos no apoio a aliados que atualmente protagonizam conflitos: Israel e Ucrânia.

O resultado também deve reverberar no mundo. Na Europa Ocidental, a vitória deve ser vista com apreensão, dado o histórico de desprezo de Trump pelos seus aliados na Otan, além de impactar negativamente sobretudo a política de ajuda dos EUA à Ucrânia. 

Por outro lado, a vitória de Trump deve ser celebrada por setores da ultradireita mundial. No Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro disse antes do pleito que uma vitória de Trump seria a “certeza de um mundo melhor”. O brasileiro ainda colocou um boné com o slogan de campanha de Trump, “Make America Great Again” (Faça a América Grande Novamente).

Para os democratas, o resultado ainda marca um fim melancólico para o governo de Joe Biden, que, sob pressão do seu partido, havia cedido a candidatura para Kamala após sua idade – 81 anos – passar a ser vista tornar um fator de risco na campanha. No final, a aposta na vice-presidente Kamala, de 60 anos, acabou não se revelando frutífera para os democratas diante de um adversário como Trump. A posse do republicano está marcada para 20 de janeiro, pouco mais de quatro anos após a invasão do Capitólio.

Mais velho presidente eleito

Se uma eventual vitória de Kamala poderia ter marcado a primeira vez que uma mulher ocuparia o Salão Oval, a volta por cima de Trump não deixa de ter três componentes históricos.

Ele será apenas o segundo presidente da história dos EUA a ocupar o cargo por dois mandatos não-consecutivos (o primeiro fora Grover Cleveland no final do século 19). Aos 78 anos, Trump também é a pessoa mais velha a vencer o posto – superando por alguns meses a idade de Biden na campanha de 2020.

Por fim, Trump se tornou ainda o primeiro condenado pela Justiça a assumir a presidência dos Estados Unidos.

Para seus apoiadores, o republicano é um salvador e um herói, disposto a defender os valores deles contra os liberais. Críticos, por sua vez, frisam que ele é um criminoso condenado, acompanharam a campanha eleitoral com incredulidade e expressaram choque com o que consideram políticas radicais, conduta indigna de um homem de Estado, e uso impulsivo das redes sociais, no cargo e fora dele.

Com uma campanha focada fortemente no combate à imigração, por exemplo, Trump escandalizou ao dizer que em Springfield, Ohio, os imigrantes haitianos estariam raptando os cães e gatos dos vizinhos para comer – uma alegação que se provou falsa.

Embora o futuro dos EUA e do resto do mundo agora seja imprevisível, um olhar retrospectivo sobre o primeiro mandato de Donald Trump, e mais além, pode dar pistas do que está por vir.

Trunp em julho, após sobreviver a uma tentaiva de assassinato durante um comício

“Eleição roubada”, invasão do Capitólio

Quando Trump se recusou a aceitar que perdera para o democrata Joe Biden o pleito de 2020, alegando que lhe fora “roubado”, grande parte dos seus apoiadores acreditou nele. Apesar de apurações reiteradas comprovarem a falsidade das acusações, e de todos os tribunais as terem rejeitado, o perdedor se aferrou à falsa narrativa de que os democratas teriam cometido fraude eleitoral.

Em 6 de janeiro de 2021, instigados por Trump, um grupo de extremistas de direita e trumpistas fervorosos invadiu o Capitólio, em Washington D.C., na tentativa de impedir a confirmação oficial da vitória de Biden. Naquele mesmo dia, Trump fizera um discurso diante de milhares de apoiadores, repetindo suas alegações e advertindo: “Se vocês não lutarem como uns danados, não vão ter mais um país.” Para observadores, essa e suas persistentes mentiras sobre fraude eleitoral teriam encorajado a turba violenta a entrar em ação.

Em 13 de janeiro, uma semana antes do fim da presidência dele, a Câmara dos Representantes votou por um segundo impeachment de Trump, desta vez por incitar à insurreição. Era a primeira vez que um presidente americano era submetido a esse processo por mais de uma vez. Até mesmo dez deputados republicanos votaram a favor, mas o Senado o absolveu em fevereiro. Ainda assim, em 2023 ele foi indiciado em quatro casos relacionados à recusa de aceitar os resultados eleitorais de 2020.

Os advogados do magnata nova-iorquino apelaram da decisão, e o caso foi parar no Supremo Tribunal, que determinou que presidentes gozam de impunidade por sua conduta oficial. Os promotores voltaram a indiciar o ex-mandatário, com acusações ligeiramente alteradas, e o processo continua correndo.

Instigada por Trump, turba de extrema direita invadiu a sede do Congresso dos EUA em janeiro de 2021 para tentar reverter derrota do republicano

Outros processos, “America first”

Entre as diversas outras disputas jurídicas que antecederam o pleito presidencial de 2024, estiveram processos por fraude relacionados à forma como Trump e seus filhos geriam os negócios de família e como ele se comportou após perder em 2020.

Um júri o condenou em 34 casos, por falsificação de registros com o fim de acobertar subornos pagos à atriz pornô Stormy Daniels. Apesar de tudo, o réu insistiu em sua inocência. O pronunciamento da sentença acabou adiado para depois das eleições. Não está claro se Trump terá que cumprir uma pena de prisão.

Ele foi ainda acusado de manter documentos confidenciais do governo em sua mansão de Mar-a-Lago, na Califórnia, após terminado seu mandato. Além disso, foi condenado a pagar uma multa milionária à ex-jornalista E. Jean Carroll, por ter abusado sexualmente dela no fim da década de 1990, e depois difamá-la com declarações maliciosas de que ela estaria mentindo sobre o incidente.

Um dos principais motores para os eleitores trumpistas é a promessa dele de colocar os “Estados Unidos em primeiro lugar”. Nesse espírito, criticou a Otan, retirou-se de instituições internacionais como a Organização Mundial da Saúde e abandonou o Acordo do Clima de Paris.

Sob Biden, o país retornou ao pacto, porém Trump prometeu retirar-se novamente. Sua atitude unilateral e prepotente atraiu a ira de vários aliados europeus, porém agradou grande parte dos conservadores americanos. Outro trunfo foi sua promessa de reduzir os impostos para os ricos.

“You’re fired”, fake news e linha-dura na imigração

O 47º presidente dos Estados Unidos nasceu em 14 de junho de 1946, no distrito de Queens, em Nova York. Seu avô paterno imigrou no fim do século 19 da cidade alemã de Kallstadt, no atual estado da Renânia-Palatinado. Donald frequentou a prestigiosa Wharton School of Business, formando-se em 1968 como bacharel em Ciência Econômica.

O primeiro casamento de Trump, de 1977 a 1990, foi com Ivana Zelnickova, resultando em três filhos: Donald Jr., Ivanka e Eric. Sua segunda esposa foi a atriz Marla Maples, que criou sozinha na Califórnia a filha de ambos, Tiffany. Em 2005, por fim, casou-se com a modelo eslovena Melania Knavs, que lhe deu um filho, Barron.

Através da Trump Organization, criou numerosos hotéis, cassinos e campos de golfe, muitos dos quais faliram. Ele ficou também famoso como apresentador do reality show The Apprentice, a partir de 2004, em que popularizou a frase “You’re fired” (Está demitido).

Ao longo de todo o primeiro mandato, a administração Trump manteve uma relação espinhosa com a imprensa e um histórico de declarações falsas e enganosas. Os fatos que não agradavam, ele descartava como “fake news”, convencendo grande parte de seu eleitorado de que os veículos de imprensa estavam divulgando mentiras para manchar sua reputação.

Trump adotou linha-dura contra a imigração, não poupando comentários racistas. Prometeu erguer um muro na fronteira mexicana, com o México pagando a conta – coisa que nunca aconteceu. Ao fim de sua presidência, em 2021, haviam sido construídos 732 quilômetros de muro, ao longo da fronteira de 3.145 quilômetros, com um custo de 16 bilhões de dólares para o contribuinte americano.

Esse rigor teve consequências extensas: migrantes da América Latina ficaram detidos na fronteira com os EUA, crianças foram separadas dos pais. Vídeos de menores presos em celas despertaram indignação em todo o mundo. No entanto, o governo sustentou que as medidas eram necessárias para conter a “onda” de imigrantes ilegais, e que os internos nos centros de detenção eram bem tratados.

Impeachment, pandemia e sobrevivência

Em 18 de dezembro de 2019, foi aberto o primeiro processo de impeachment contra Trump, baseado na acusação de que ele negara ajuda militar à Ucrânia para chantagear Kiev a investigar criminalmente Joe Biden e seu filho Hunter, aumentando as chances de uma reeleição em 2020.

Apesar de ele negar todas as acusações, a Câmara dos Representantes adotou dois artigos de impeachment: abuso de poder e obstrução do Congresso. Mas Trump foi absolvido pelo Senado, de maioria republicana, e mantido no cargo.

pandemia de covid-19 igualmente deixou sua marca na presidência trumpista. A taxa de mortalidade dos EUA foi consideravelmente mais alta do que a de qualquer outro país industrializado. Trump minimizou a severidade da situação médica, priorizando a produtividade econômica e um rápido retorno à normalidade.

Segundo críticos, ele seria, assim, corresponsável pela morte de centenas de milhares de americanos. Numa entrevista em agosto de 2020, o mandatário admitiu que havia, de fato, gente morrendo, mas acrescentou: “As coisas são como são.”

Apesar de tudo isso, Trump ainda chegou com força na eleição de 2020, mas acabou perdendo para o centrista Joe Biden.

Após a tentativa fracassada de tentar reverter ilegalmente o resultado do pleito, seguiram-se anos de problemas com a Justiça. Mas Trump, que chegou a ter seu futuro político colocado em dúvida, demonstrou resiliência e conseguiu manter o controle do Partido Republicano, que nos últimos anos se converteu num veículo personalista para o ex-presidente.

Trump chegou ao pleito de 2024 sendo o mesmo de sempre. Em março, ele afirmou que os EUA seriam palco de “um banho de sangue” caso ele perdesse a eleição. Na noite do pleito, na terça-feira, ele ainda repetia falsamente que os democratas estavam colocando em marcha um plano para fraudar a votação.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário53 minutos ago

Operação contragolpe: o quebra-cabeça jurídico do “Golpe Verde e Amarelo”

Internacional1 hora ago

Conselho de Segurança não adota resolução exigindo cessar-fogo imediato em Gaza

Saúde1 hora ago

Profissionais de saúde explicam importância da vacinação para os recém-nascidos prematuros

Politíca1 hora ago

Após chegar da COP 29 no Azerbaijão, Veneziano recebe quase 70 prefeitos eleitos e atuais, deputados, vereadores e lideranças em Brasília

ECONOMIA2 horas ago

Pesquisa do Procon-JP registra diferença de R$ 0,25 no preço do litro da gasolina comum

CIDADE2 horas ago

Secretaria de Saúde orienta candidatos que farão provas das residências médica e multiprofissional

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

Governo da Paraíba participa da 1ª Feira de Energias Renováveis em Sousa e apresenta Complexo Científico do Sertão

Judiciário3 horas ago

O Papel da OAB-PB na construção de uma Ordem “Social Justa”: reflexões sobre seu futuro e desafios

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Novo sistema prioriza pecuária sustentável e intensiva

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá competições de e-sports, matemática, robótica e HQ’s

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Panetone de Natal Fácil

ESTADO5 horas ago

João Azevêdo participa de cerimônia de premiação de atletas e recebe homenagem pelo apoio aos Jogos da Juventude

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

Google deve vender o Chrome para acabar com o monopólio de busca, argumentam promotores dos EUA

Internacional5 horas ago

Os mísseis ATACMS estão “muito atrasados” para ataques ucranianos à Rússia?

Internacional5 horas ago

Por que os maoris da Nova Zelândia estão protestando contra o projeto de lei do tratado da era colonial?

Judiciário5 horas ago

A suspensão de motoristas por aplicativos de transporte

Segurança Pública5 horas ago

Comissão aprova regras para planejamento de defesa de bancos e carros-fortes

Educação & Cultura5 horas ago

Câmara aprova projeto que autoriza uso de R$ 4 bi para custear o Programa Pé-de-Meia

Educação & Cultura5 horas ago

Comissão aprova permissão para cantinas escolares doarem excedente de alimentos

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Comissão aprova índice nacional para medir variação de preço dos insumos da cadeia do leite

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Comissão aprova fundo nacional para financiar ações de defesa agropecuária

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Comissão aprova projeto que veda totalmente desapropriação de terra produtiva para reforma agrária

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Projeto veda completamente desapropriação de propriedade produtiva para fins de reforma agrária

Politíca6 horas ago

Após decisão do STF sobre porte de maconha, projeto do deputado Sgt Rui proíbe uso de maconha em ambientes públicos

Educação & Cultura6 horas ago

Projeto de terceirização da alimentação escolar recebe ressalvas em audiência

Segurança Pública6 horas ago

Alvo de Operação da PF e Gaeco/MPPB, prefeito eleito de Cabedelo, André Coutinho, emite nota sobre os fatos

Segurança Pública23 horas ago

Militares lamentam! Nota do Exército sobre prisão de General e Coronéis se espalha pelas redes sociais de oficiais e graduados

Segurança Pública23 horas ago

O dedo esquecido derrubou o sigilo de um Tenente-Coronel de elite do Exército Brasileiro: oficial preso teria utilizado dados de terceiros para registrar chip

CIDADE24 horas ago

Léa Toscano anuncia Mutirão da Saúde em Guarabira a partir de janeiro: “vamos acabar com a demanda reprimida”

Politíca24 horas ago

Paraíba avança com legislações para combater racismo recreativo e discriminação na infância

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública3 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura2 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura6 dias ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde6 dias ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura1 semana ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde1 semana ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA1 semana ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde1 semana ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura1 semana ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional1 semana ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br