Connect with us

Internacional

O que a vitória de Trump significa para o Oriente Médio?

Durante toda a campanha eleitoral, republicano prometeu acabar com as guerras em Gaza e no Líbano – sem oferecer maiores detalhes. A DW examina o que a região pode esperar de seu segundo mandato

Não demorou muito para que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, saudasse a reeleição de Donald Trump, descrevendo-a como “o maior retorno da história”. Seus ministros de extrema direita da coalizão, Bezalel Smotrich e Itamar Ben-Gvir, tuitaram seu entusiasmo antes mesmo de o resultado oficial da eleição ser anunciado.

Netanyahu foi “um dos primeiros a telefonar” para o presidente eleito, disse seu gabinete em um comunicado. “A conversa foi calorosa e cordial” e os dois “concordaram em trabalhar juntos pela segurança de Israel e também discutiram a ameaça iraniana“.

A vitória de Trump ocorreu poucas horas depois de Netanyahu ter demitido seu ministro da Defesa, Yoav Gallant, que era visto como um ponto-chave de contato com o governo Biden no governo israelense.

De acordo com uma pesquisa pós-eleitoral publicada pelo canal de TV Channel 12, 67% dos israelenses disseram que estavam “satisfeitos com a vitória de Trump”.

Esse sentimento também era palpável nas ruas.

“Esperamos que Donald Trump faça grandes coisas pelo nosso país e também pelos Estados Unidos. Mas, sobretudo, ele fez muitas promessas e, caso consiga cumprir nem que seja metade delas, não haverá palavras”, disse à DW Benaya Koller, um jovem transeunte em Jerusalém.

Para alguns críticos do governo de Netanyahu, entretanto, o retorno de Trump não é um bom presságio.

“Acho que para Smotrich e Ben-Gvir, ter o tipo de governo israelense que temos hoje, o governo israelense mais extremista da história deste país, foi uma espécie de equivalente a ganhar na loteria israelense”, disse Yehuda Shaul, cofundador do Ofek, um think tank israelense. “Colocar Trump na Casa Branca é como se eles também tivessem ganhado na loteria americana.”

Políticas do primeiro mandato favoráveis a Israel

Durante seu primeiro mandato, Trump tomou várias medidas políticas controversas em apoio a Israel. Em 2017, ele reconheceu Jerusalém como a capital de Israel e transferiu a embaixada dos EUA de Tel Aviv para lá, revertendo décadas de política americana e opinião internacional sobre o assunto. Ele também reconheceu a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã ocupadas, que Israel capturou da Síria durante a guerra de 1967 e anexou ilegalmente em 1981.

Trump também é considerado o arquiteto dos Acordos de Abraão, uma série de acordos que normalizaram as relações com alguns países árabes, mas ignoraram os palestinos e qualquer solução para o conflito palestino-israelense. Alguns analistas acreditam que Trump pode pressionar pela normalização das relações entre Israel e a Arábia Saudita em seu segundo mandato.

Ele também pode tentar ressuscitar o chamado Acordo do Século, um plano que previa a anexação por Israel de todos os seus assentamentos na Cisjordânia ocupada, ao mesmo tempo em que concedia aos palestinos alguma autonomia nos enclaves restantes.

Nos últimos anos, no entanto, as relações entre Netanyahu e Trump esfriaram. Quando Trump perdeu a eleição de 2020, ele pareceu irritado quando Netanyahu parabenizou o democrata Joe Biden por ter conquistado a presidência. Após os ataques terroristas liderados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, Trump criticou Netanyahu por estar despreparado, alegando que isso não teria acontecido se ele ainda fosse presidente.

Alguns analistas consideram complexo o relacionamento de Netanyahu com Trump, este último frequentemente descrito como imprevisível.

“Acho que ele tem um pouco de medo de Trump. Ele acha que Trump pode manipulá-lo, mas tem medo de que, se Trump estiver de olho nele, Trump possa ficar muito irritado, ao contrário de Biden, que, por algum motivo, nunca o pressionou, nunca reagiu a suas manipulações”, disse Alon Pinkas, ex-diplomata israelense em Nova York.

Situação tensa no Oriente Médio exigirá atenção dos EUA

A situação no Oriente Médio certamente exigirá a atenção do próximo governo dos EUA. Trump não apresentou nenhum grande plano para a região, exceto para afirmar que acabaria com as guerras em Gaza e no Líbano, sem discorrer sobre como ele se diferenciaria do governo Biden.

Durante campanha, Trump prometeu acabar com as guerras em Gaza e no Líbano

“Trump deixou claro para Netanyahu que ele quer que isso termine até 20 de janeiro, quando ele entrar na Casa Branca”, disse Pinkas. Em abril, Trump disse que Israel estava perdendo “a guerra de relações públicas em Gaza” e pediu ao país que “a encerasse rapidamente”.

Críticos acusaram Netanyahu de jogar com o tempo a fim de esperar por um novo presidente dos EUA, apesar do total apoio militar e político do governo Biden ao governo israelense durante a guerra. Netanyahu está feliz com Trump, disse Pinkas, porque “Trump não vai pressioná-lo de forma alguma sobre a questão palestina”.

Durante o primeiro governo Trump, Washington rejeitou a posição internacional comumente aceita de que os assentamentos israelenses na Cisjordânia ocupada são ilegais de acordo com a lei internacional.

“Temo que o que vamos enfrentar seja uma carta branca para o governo israelense fazer o que quiser na Cisjordânia, anexando ainda mais a Cisjordânia como parte da agenda desse governo”, disse Yehuda Shaul, que também foi co-fundador da Breaking the Silence, uma organização de ex-soldados que critica a ocupação militar de Israel. “E temo que o risco de reconstrução dos assentamentos em Gaza tenha aumentado drasticamente.”

Embora a política da era Trump tenha sido revertida pelo governo Biden, alguns analistas sugerem que ela estabeleceu a base para a pressão pela anexação total que agora está ganhando apoio.

“O enorme poder que o campo de anexação em Israel tem hoje não teria acontecido sem o primeiro mandato de Trump”, disse Shaul. “Quando você tem toda a força da diplomacia dos EUA distorcendo as leis e as regras, por exemplo, com o reconhecimento da anexação israelense das Colinas de Golã, temo que veremos mais disso.”

Na sexta-feira, Netanyahu nomeou um de seus assessores mais próximos, Yechiel Leiter, como o novo embaixador de Israel nos EUA. Leiter, nascido nos EUA e colono da Cisjordânia, é um defensor de longa data do movimento dos colonos. Durante a juventude de Leiter, de acordo com o jornal israelense Ha’aretz, ele participou ativamente da Liga de Defesa Judaica, um grupo fundado nos EUA pelo rabino de extrema direita Meir Kahane que o FBI posteriormente considerou uma organização terrorista.

‘Clima de euforia’ entre os colonos israelenses

O jornal israelense Yedioth Ahronoth noticiou na quinta-feira o “clima de euforia” no establishment dos colonos israelenses com a reeleição de Trump. Os líderes dos colonos têm um plano de ação claro para o período após a posse, observou o jornal, e têm trabalhado com as principais figuras republicanas nos últimos anos para preparar o terreno para o retorno de Trump.

De acordo com o artigo, seus planos incluem o lançamento de “uma iniciativa para aplicar a soberania israelense na Judeia e Samaria e ‘tomar território’ para o estabelecimento de novos postos avançados de assentamento no norte da Faixa de Gaza”.

A anexação de mais território acabaria efetivamente com a ideia de uma solução de dois Estados e com a criação de um Estado palestino soberano. Embora Netanyahu tenha negado quaisquer planos de restabelecer os assentamentos israelenses em Gaza, declarações de autoridades e ministros israelenses sugeriram o contrário.

Há também a preocupação de que os palestinos não possam retornar ao norte de Gaza, onde Israel renovou uma ofensiva terrestre contra o que, segundo afirma, são militantes do Hamas na área, e onde os moradores dizem que estão presos nos combates em meio a uma situação calamitosa.

Situação é calamitosa no norte de Gaza

Estima-se que 90% da população de Gaza tenha sido deslocada durante a guerra que já se arrasta há 14 meses. Uma dessas pessoas é Shadi Assad, de 22 anos, do campo de refugiados de Jabalia, no norte de Gaza. Ele tem pouca esperança de que um novo governo dos EUA traga algo positivo e só quer voltar para casa.

“Harris fazia parte do atual governo americano e apoiava Israel e a guerra”, disse Shadi Asaad à DW por telefone, do sul de Gaza. O estudante de engenharia foi deslocado várias vezes e agora vive com sua família em uma barraca em Khan Younis.

“Vivemos em um estado de humilhação sem precedentes, e ninguém se importa conosco”, disse ele. “Só queremos que a guerra acabe, com ou sem acordo, com ou sem Trump.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional1 hora ago

Lula revela plano de envenenamento durante jantar com Xi Jinping e surpreende os presentes

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Justiça corrige erro e reintegra candidatos eliminados do CNU

ESTADO2 horas ago

Paraíba conquista pelo quarto ano seguido nota “A” do Tesouro Nacional e atesta equilíbrio fiscal e capacidade de investimento público

Judiciário3 horas ago

DÚVIDAS? Quanta vez Moraes se citou na Operação Contragolpe?

Judiciário4 horas ago

Operação contragolpe: o quebra-cabeça jurídico do “Golpe Verde e Amarelo”

Internacional5 horas ago

Conselho de Segurança não adota resolução exigindo cessar-fogo imediato em Gaza

Saúde5 horas ago

Profissionais de saúde explicam importância da vacinação para os recém-nascidos prematuros

Politíca5 horas ago

Após chegar da COP 29 no Azerbaijão, Veneziano recebe quase 70 prefeitos eleitos e atuais, deputados, vereadores e lideranças em Brasília

ECONOMIA5 horas ago

Pesquisa do Procon-JP registra diferença de R$ 0,25 no preço do litro da gasolina comum

CIDADE5 horas ago

Secretaria de Saúde orienta candidatos que farão provas das residências médica e multiprofissional

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

Governo da Paraíba participa da 1ª Feira de Energias Renováveis em Sousa e apresenta Complexo Científico do Sertão

Judiciário7 horas ago

O Papel da OAB-PB na construção de uma Ordem “Social Justa”: reflexões sobre seu futuro e desafios

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Novo sistema prioriza pecuária sustentável e intensiva

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 horas ago

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá competições de e-sports, matemática, robótica e HQ’s

ENTRETENIMENTO8 horas ago

Panetone de Natal Fácil

ESTADO8 horas ago

João Azevêdo participa de cerimônia de premiação de atletas e recebe homenagem pelo apoio aos Jogos da Juventude

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 horas ago

Google deve vender o Chrome para acabar com o monopólio de busca, argumentam promotores dos EUA

Internacional8 horas ago

Os mísseis ATACMS estão “muito atrasados” para ataques ucranianos à Rússia?

Internacional8 horas ago

Por que os maoris da Nova Zelândia estão protestando contra o projeto de lei do tratado da era colonial?

Judiciário8 horas ago

A suspensão de motoristas por aplicativos de transporte

Segurança Pública9 horas ago

Comissão aprova regras para planejamento de defesa de bancos e carros-fortes

Educação & Cultura9 horas ago

Câmara aprova projeto que autoriza uso de R$ 4 bi para custear o Programa Pé-de-Meia

Educação & Cultura9 horas ago

Comissão aprova permissão para cantinas escolares doarem excedente de alimentos

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Comissão aprova índice nacional para medir variação de preço dos insumos da cadeia do leite

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Comissão aprova fundo nacional para financiar ações de defesa agropecuária

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Comissão aprova projeto que veda totalmente desapropriação de terra produtiva para reforma agrária

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Projeto veda completamente desapropriação de propriedade produtiva para fins de reforma agrária

Politíca9 horas ago

Após decisão do STF sobre porte de maconha, projeto do deputado Sgt Rui proíbe uso de maconha em ambientes públicos

Educação & Cultura9 horas ago

Projeto de terceirização da alimentação escolar recebe ressalvas em audiência

Segurança Pública9 horas ago

Alvo de Operação da PF e Gaeco/MPPB, prefeito eleito de Cabedelo, André Coutinho, emite nota sobre os fatos

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública3 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura2 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura6 dias ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde6 dias ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura1 semana ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde1 semana ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA1 semana ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde1 semana ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura1 semana ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional1 semana ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br