Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Biotecnologia para o enfrentamento de doenças é tema de palestra para jovens pesquisadores

A bióloga Lenita Ramires, pesquisadora da Embrapa (Campo Grande-MS), associa a biossegurança ao risco zoonótico, ressaltando que 65% das doenças emergentes em humanos, hoje, têm origem zoonótica

O avanço tecnológico trouxe muitos benefícios para as áreas de Ciências Agrárias e Biológicas, como a tecnologia do DNA recombinante e a edição gênica por CRISPR e, nesse cenário, que se faz necessário entender o papel da biossegurança. Inserida no contexto de saúde única, conectando saúde humana, animal, vegetal e ambiental, a biossegurança é aliada no enfrentamento de doenças. 

A bióloga Lenita Ramires, pesquisadora da Embrapa (Campo Grande-MS), associa assim a biossegurança ao risco zoonótico, ressaltando que 65% das doenças emergentes em humanos, hoje, têm origem zoonótica. Isso exige organização e planejamento, a partir da análise e prevenção de riscos, pois ao se reconhecer um perigo é possível classificá-lo como risco em uma simples manipulação. 

“Fazer o que for possível, nesses casos, é melhor do que nenhuma tentativa”, posiciona. Com o devido treinamento e qualificação da equipe, esse possível é amplificado, segundo ela. Além de capacitação, infraestrutura adequada, disponibilidade de equipamentos de proteção individual (EPI), manutenção de ambiente e materiais, logística e transporte, resistência cultural e adesão, normas e regulamentação e controle em campo são pontos críticos para a biossegurança que devem ser acompanhados. 

Quando tais fatores são atendidos há sucesso, como o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA) que tem a vacinação sistemática, o monitoramento e a vigilância, a educação e a capacitação, e o controle de fronteiras e fiscalização como estratégias de biossegurança para a erradicação em zonas livres de vacinação, fortalecendo a exportação brasileira, por consequência. 

Adicionalmente, há inovações e soluções chegando. Ramires cita a automatização, as cabines de biossegurança de última geração assim como os EPIs, a biodescontaminação e outras variedades de desinfetantes, a inteligência artificial (IA) para análise preditiva de riscos, os laboratórios móveis de contenção biológica, os softwares de rastreamento de amostras e inventário, e a realidade virtual aumentada. 

“A biossegurança é uma abordagem estratégica e integrada para analisar e gerenciar os riscos relevantes para a vida e a saúde humana, animal e vegetal e os riscos associados para o meio ambiente”, define a especialista em biologia molecular, que aponta a Lei nº 11.105, de 2005, a Lei de Biossegurança, um marco inicial para a Ciência brasileira nesse âmbito. A Lei estabelece as normas de segurança e fiscalização para as atividades que envolvam organismos geneticamente modificados (OGMs).

Jornada Científica 
“Os desafios e as soluções em biossegurança na medicina veterinária: inovação e enfrentamento de doenças” foi tema da palestra proferida por Lenita Ramires, durante a V Mostra Regional de Ciências Agrárias, promovida pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Famez/UFMS), na última semana. A primeira que a Embrapa Gado de Corte participou com a sua Jornada Científica e levou 43 resumos. 

Entre eles, o trabalho de iniciação científica de Guilherme Loff, Yasmin Said, Mariane Vilela, Luíce Gomes e Andréa Raposo, intitulado “Análises iniciais da transferibilidade do marcador molecular SCAR p779/p780 entre espécies do gênero Urochloa”, foi destaque na apresentação oral. 

Na categoria pôsteres, o “Uso de bactérias promotoras de crescimento em megathyrsus maximus”, de Bruna Vieira, Mateus Santos, Liana Jank, Mariângela Hungria e Alexandre Dias foi destaque na área ‘Agronomia e Engenharia Florestal’. Já na ‘Multidisciplinar’, foi a pesquisa sobre “Avaliação da modulação do perfil de resposta imune humoral para desenvolvimento de uma vacina contra cisticercose bovina”, de Júlia dos Santos Silva, Lenita Ramires, Paula Suniga, Jessica Moriya, Juliana Rieger, Guilherme Sousa, Eronides Marques e Flábio Ribeiro. 

Comissão Organizada da V Mostra Regional de Ciências Agrárias

A mudança no formato do evento está também na concepção e modelagem do mesmo. Pedro Paulo Pires, coordenador da Jornada 2024, comenta que a iniciativa desmistifica o conceito que se tem a respeito da Embrapa e como atuar em parceria com ela. Além disso, a interação entre estudantes, pesquisadores e professores traz ganho mútuo, acrescenta Andréa Raposo, vice-coordenadora. Os pesquisadores da Embrapa ratificam que levar os trabalhos da entidade para fora de seus portões abre infinitas possibilidades. 

Na observação de Gelson Difante, coordenador da pós-graduação em Ciência Animal da UFMS e integrante da coordenação da Mostra, já há articulações entre os especialistas das instituições, ocorrida durante os dias da Mostra, para futuros projetos, inclusive com intercâmbio de bolsistas. Atitude igualmente comentada por Pires e Raposo. Difante atua com os pesquisadores Denise Montagner, Alexandre Araújo e Rodrigo Gomes da Embrapa; enquanto Pires colabora, intensamente, com o mestrado profissional em Pecuária de Precisão da universidade. 
 
A parceria elevou o número de resumos apresentados. Em anos anteriores, a Mostra recebia ao redor de 50 trabalhos, conforme revela o diretor da Famez, Carlos Augusto Ramos. Em 2024, quase 200. Para Difante, Pires e Raposo, os alunos veem as duas organizações como uma janela de oportunidade, seja para estágio como para discussões enriquecedoras, capazes de incrementar estudos em andamento. 

“É uma experiência única esse desafio de apresentar trabalhos, ser avaliado por professores, que têm convívio mais próximo, mas também por pesquisadores da Embrapa. Isso enriquece e desafia, traz motivação. Acredito, inclusive, que aqueles que não se apresentaram se sentirão estimulados a participar nas próximas edições”, aposta o professor Difante. A animação dos jovens e a competência foram pontos notados na qualidade dos papers.

Avaliador dos trabalhos, Márcio Sanches considera toda essa troca fundamental para a Ciência. O fitopatologista da Embrapa vê nessa interação multidisciplinar uma saída diante de tantos desafios, que vão exigir investigações em rede para superá-los. “Não é só importante, é imprescindível se quisermos avançar”, afirma.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional41 minutos ago

Acnur: aumentam riscos de violência de género em mulheres deslocadas

Nacional44 minutos ago

Imunidade parlamentar à beira da morte: o caso Marcel Van Hattem

Judiciário46 minutos ago

Partidos pedem ao STF que valide desoneração tributária a entidades religiosas

ESTADO1 hora ago

Projeto Nossa Energia visita seis municípios da Paraíba e trocará lâmpadas antigas por LED

CIDADE1 hora ago

CMJP aprova Distrito de Economia Criativa no Centro Histórico da Capital

Politíca1 hora ago

No dia da Pessoa com Deficiência, Veneziano destaca iniciativas de sua autoria para ampliar direitos e acessibilidade

Segurança Pública1 hora ago

CGU, PF, MPPB aprofundam investigações sobre desvios de recursos públicos na Paraíba

CIDADE1 hora ago

Sertão paraibano sob chuva forte: alívio, esperança e barulho no céu

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Comédia dramática encerra ciclo 2024 do Cineclube da Fundação Casa de José Américo

ECONOMIA3 horas ago

Inflação em foco: alta da Selic redefine economia e testa resiliência do mercado

Nacional3 horas ago

O Direito Público não pode atrapalhar: reformulando a gestão pública no Brasil

Judiciário3 horas ago

TST cogita esperar o STF para decidir sobre espaço de amamentação em shopping

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

O futuro brasileiro no mercado sustentável de data centers

Judiciário3 horas ago

Flávio Dino libera, com restrições, pagamento de emendas parlamentares

Internacional3 horas ago

Corte Interamericana condena Nicarágua em caso sobre povos indígenas

Segurança Pública3 horas ago

Golpismo e terrorismo colocam em pauta reforma ou extinção das Forças Armadas

Judiciário3 horas ago

CNJ lança ferramenta que unifica consulta processual em todo o país

Nacional3 horas ago

Reforma tributária: relatório pode sair esta semana, mas votação deve ficar para a próxima

Judiciário3 horas ago

Toffoli extingue punibilidade a família que hostilizou Moraes no aeroporto de Roma

Politíca3 horas ago

Ruy atende pessoas com deficiência e ressalta destinação de R$ 3,6 milhões em ações de inclusão

Judiciário4 horas ago

Aposentado com sequela de pólio pode ser dispensado da perícia de revisão

Saúde4 horas ago

Dezembro Vermelho: propostas combatem o preconceito contra a Aids

Educação & Cultura4 horas ago

Homenagem ao Brasil Educação enfatiza importância do ensino privado

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

CRA debate modernização do seguro rural em audiência pública

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

CDH: Segurança alimentar de povos tradicionais depende de mapeamento

Esporte4 horas ago

Legalização de cassinos e jogo do bicho está na pauta do Senado

ECONOMIA4 horas ago

PIB do Brasil avança além do esperado e preocupa Banco Central

Judiciário4 horas ago

O Que Fazer Quando a Empresa Não Paga o 13º Salário? Entenda Seus Direitos!

Saúde4 horas ago

Saúde intensifica campanha contra dengue, zika e chikungunya na Paraíba

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

Governo Federal aprimora competências de órgãos em políticas públicas com recursos dos leilões do 5G e 4G

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Judiciário6 dias ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO7 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Saúde4 horas ago

Dezembro Vermelho: propostas combatem o preconceito contra a Aids

Segurança Pública17 horas ago

Operação Perseu – Maior Exercício da Força Terrestre do Ano

Internacional18 horas ago

O FRACASSO DO IMPÉRIO ESPANHOL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

25 ANOS DE CIÊNCIA: DESCOBERTAS QUE TRANSFORMARAM O MUNDO

Saúde18 horas ago

SUS GASTA BILHÕES COM DOENÇAS PROVOCADAS POR ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Saúde18 horas ago

DE VOLTA À VIDA

Educação & Cultura18 horas ago

ALUNOS DESENVOLVEM JOGO DO AGRONEGÓCIO

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

COLHEITA DA CEBOLA EM SANTA CATARINA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA7 dias ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO7 dias ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde2 semanas ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 semanas ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura2 semanas ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura3 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde3 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

O que é CLT?

Saúde3 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional3 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura3 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura3 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br