Connect with us

Segurança Pública

Audiências de custódia: entre a liberdade provisória e o risco social?

Obrigatórias desde 2019, audiências surgem como um mecanismo essencial para reavaliar prisões provisórias e equilibrar justiça e segurança pública

A Constituição de 1988 estabeleceu a liberdade como regra e a prisão como exceção. No entanto, o Código de Processo Penal brasileiro permite a prisão provisória em casos que exijam proteção à ordem pública. Esse debate entre liberdade provisória e prisão provisória motivou, em 2015, a criação das audiências de custódia pela Resolução 213 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visando garantir um controle judicial mais eficiente sobre prisões provisórias e prevenir abusos no processo de prisão.

Com o Brasil detendo a terceira maior população carcerária do mundo, 25% dela composta por presos provisórios, e com altos índices de letalidade policial, as audiências de custódia surgem como um mecanismo essencial para reavaliar prisões provisórias e equilibrar a justiça e a segurança pública.

Ainda assim, a adoção das audiências enfrentou resistências e dificuldades operacionais, especialmente durante a pandemia de Covid-19, quando o CNJ precisou emitir manuais orientando a adaptação dos tribunais ao modelo remoto. Em 2019, o procedimento tornou-se obrigatório para todas as prisões, consolidando-se como um pilar do processo penal brasileiro.

As audiências de custódia podem ter três resultados: o relaxamento da prisão, a conversão da prisão para preventiva ou a concessão da liberdade provisória. Para decidir entre essas opções, o magistrado avalia o risco que a liberdade do indivíduo pode representar para a sociedade.

É realizado um exame prognóstico sobre o comportamento futuro do acusado, baseado em eventos passados. No entanto, o conceito de risco não é claramente definido na legislação, sendo moldado por interpretações dos agentes do sistema de justiça criminal, sendo este o elemento que nos parece definidor do desfecho das audiências de custódia.

O passado prevê o futuro?

Os estudos internacionais indicam que a introdução de novas políticas no sistema de justiça criminal deve levar em conta o funcionamento rotineiro dos tribunais, com suas adaptações, interpretações e limitações. Os operadores do direito possuem objetivos e compreensões próprias sobre o crime e seus autores. Além disso, as relações dentro do ambiente dos tribunais determinam a dinâmica dos trabalhos, equilibrando interesses formais e informais. Considerando que as normas são aplicadas por instituições e indivíduos, e que o contexto importa, é pertinente questionar: como o processo decisório acontece na prática das audiências de custódia?

Para responder à pergunta de pesquisa, utilizamos de dados coletados por meio da observação de 1.025 audiências de custódia, em Belo Horizonte (MG), no ano de 2023, por meio de uma metodologia qualiquantitativa. Realizamos observações não participativas para entender as práticas dos operadores do direito. Reconhecendo que as pessoas e instituições envolvidas nas cortes criminais influenciam diretamente a aplicação prática das leis, examinamos as relações e interações entre os diferentes agentes presentes nas audiências.

Com a análise documental, investigamos os argumentos e justificativas mais utilizados pelos operadores. Por fim, aplicamos modelos estatísticos para estimar as chances de decretação da prisão preventiva com base em diversos fenômenos.

Os grupos de trabalho

O grupo A era composto pelo juiz A, promotor 1 e defensores 1 e 2. O juiz A priorizava a celeridade dos atos, com audiências de até 5 minutos, em média, sendo 25% delas realizadas em menos de 3 minutos. Em 21,62% dos casos, ele decretou a prisão preventiva, enquanto o promotor 1 solicitou a manutenção da prisão em 37% das audiências. Ambos destacavam o histórico criminal dos custodiados.

Contudo, era feita uma análise prévia da gravidade abstrata dos delitos, o que ajuda a entender porque todos os casos de roubo (art. 157, CP) resultaram na manutenção da prisão, enquanto os índices de conversão da prisão eram consideravelmente menores em outros crimes comuns nas audiências de custódia, como furto (10,90%) e tráfico de drogas (18,42%).

O grupo B, composto pelo juiz B, promotor 2 e defensor 3, realizava audiências com duração média de 11 minutos. No entanto, contrariando o senso comum de que mais tempo pode reverberar em decisões mais favoráveis para o custodiado, o resultado encontrado foi o oposto: o juiz B converteu a prisão em flagrante em preventiva em 38,28% dos casos. O promotor 2 solicitou a manutenção da prisão em 51,3% das audiências.

O foco deste grupo estava nos aspectos concretos dos casos, com destaque aos relatos dos policiais responsáveis pelas prisões. O juiz B expressava especial preocupação com o crime de tráfico de drogas, considerando-o um catalisador de outros crimes. Como resultado, ele convertia uma proporção significativamente maior de prisões decorrentes de tráfico de drogas, em comparação com o juiz A, atingindo 46,98%.

Quadro comparativo entre os resultados dos grupos de trabalho

Grupo de trabalho AGrupo de trabalho B
Tempo médio das audiências5 minutos11 minutos
Conversão para prisão preventiva21,62%38,28%
Promotor manifestando pela prisão preventiva37%51,3%
Prisão preventiva – crime de roubo100%73,33%
Prisão preventiva – crime de furto10,90%22,22%
Prisão preventiva – crime de tráfico18,42%46,98%

Para avaliar a contribuição de diferentes fenômenos na decisão de conversão da prisão em flagrante para preventiva, utilizamos modelos de regressão logística binomial. Trata-se de uma técnica estatística que permite verificar o quanto determinados fatores estão associados a um evento — neste caso, a decretação da prisão.

Os resultados indicam que o pedido de prisão provisória pelo Ministério Público é um forte preditor para a decretação da prisão preventiva pelo juiz, com alta significância estatística (p < 0,001), aumentando as chances em 58,603 vezes no grupo A e em 51,326 vezes no grupo B. Além disso, crimes com pena máxima superior a 4 anos aumentam em 5,223 vezes a probabilidade de prisão preventiva no grupo A e em 5,368 vezes no grupo B.

Curiosamente, a imputação de tráfico de drogas está associada a menores chances de decretação da prisão preventiva, com significância maior para o juiz A (p = 0,003) do que para o juiz B (p = 0,054). Para o juiz A, ter um histórico na justiça juvenil aumenta em cerca de seis vezes a chance da prisão preventiva, enquanto essa variável não é significativa para o juiz B. Da mesma forma, o gênero mostrou-se significativo para o juiz A, onde homens têm 12 vezes mais chances de receber prisão preventivas, mas não apresentou impacto relevante para o juiz B.

Conclusão

As audiências de custódia representam uma complexa balança entre a liberdade provisória e o suposto “risco” que o custodiado apresenta para a ordem pública. Nosso estudo revela que a decisão de converter a prisão em flagrante para preventiva nas audiências de custódia depende não só das normas legais, mas também das interações e das subjetividades dos operadores do direito.

Em ambos os grupos observados, o pedido do Ministério Público é um forte preditor da prisão preventiva, mostrando a influência da familiaridade e da similaridade dos atores. Do mesmo modo, a gravidade abstrata dos delitos tem grande relevância para a tomada de decisões, evidenciando como a análise prévia ao rito ainda ocupa lugar de destaque nas audiências de custódia. Contudo, cada juiz confere diferentes pesos a alguns aspectos, como o registro de histórico na justiça juvenil e o gênero do jurisdicionado.

Observamos que os participantes das organizações tendem a produzir regras constitutivas que reduzem a incerteza e formam categorias e classificações para os casos, refletindo as dinâmicas internas dos tribunais. Nessas interações, especialmente entre promotores e juízes, formam-se interpretações e decisões que, muitas vezes, se sobrepõem às prescrições legais do Código de Processo Penal, revelando uma distinção na realidade da “vida como ela é”.

Portanto, as audiências de custódia representam uma balança delicada entre a busca pela liberdade provisória e a necessidade de mitigar riscos à sociedade. O estudo evidencia, assim, a importância de se considerar não apenas as normas formais, mas também o funcionamento das cortes e os vínculos estabelecidos entre promotores, juízes e outros atores.


Este artigo sintetiza os resultados da Dissertação de Mestrado defendida em 2024 no Programa de Pós-Graduação de Sociologia da UFMG, intitulada “Liberdade Provisória Vigilância Permanente: um estudo sobre o efeito dos antecedentes criminais nas audiências de custódia em Belo Horizonte”.

AUTORES:

avatar-container

João Daniel Oliveira Mariano

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisador do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (Crisp), atua como assessor no Ministério Público do Estado de Minas Gerais

avatar-container

Ludmila Ribeiro

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA38 minutos ago

Brasil tem a 6ª maior inflação e o 4º maior juros nominais do G20

ECONOMIA2 horas ago

Entenda o que é o arcabouço fiscal e qual a sua importância

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Rabanada com Nutella (Especial de Natal)

Educação & Cultura2 horas ago

República, democracia e equilíbrio do poder: o que realmente celebramos no dia 15 de novembro?

Judiciário2 horas ago

Seis por um, cada um por si e lei para todos

Judiciário2 horas ago

Zanin e Dino votam contra retirada de símbolos religiosos de prédios públicos

Judiciário2 horas ago

ADI 2.135: o fim do regime jurídico único dos servidores e da estabilidade?

Judiciário2 horas ago

Há repercussão geral no pagamento do auxílio-doença em gravidez de risco, decide STF

Segurança Pública3 horas ago

Audiências de custódia: entre a liberdade provisória e o risco social?

Nacional4 horas ago

OPINIÃO – Fim da escala 6×1: realidade ou mais uma farsa contra o trabalho escravo no Brasil?

Segurança Pública6 horas ago

Procon-JP dá dicas para evitar golpes e frustrações durante a Black Friday

Saúde6 horas ago

Hospital Municipal Santa Isabel promove debate sobre complicações das ostomias intestinais

Judiciário6 horas ago

STF confirma decisão que proibiu publicidade de bets para crianças e adolescentes

Judiciário6 horas ago

STF começa a julgar poder da ANP para decidir sobre venda de blocos petrolíferos

Educação & Cultura6 horas ago

Alunos da rede municipal de ensino vão participar de Mundial de Robótica, na Bahia

ESTADO6 horas ago

Adriano Galdino participa de inauguração de escola no Sítio Assentamento de Poços, em Teixeira

ESTADO6 horas ago

Governador em exercício Adriano Galdino inaugura escola cidadã integral em Santa Luzia 

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Conheça Juarez Cantor Real fenômeno nas redes sociais que vem conquistando seu espaço na música brasileira

Nacional8 horas ago

Transparência Internacional desafia o G20: “Corrupção Não É Prioridade?”

Nacional8 horas ago

Primeira-dama rebate ‘Janjapalooza’: festival ou espetáculo pessoal?

Politíca19 horas ago

Lei de Jutay assegura assentos preferenciais a pessoas ostomizadas em ônibus

Esporte21 horas ago

Confronto de épocas: Jake Paul derrota Mike Tyson em luta de estratégia e persistência

Politíca1 dia ago

Adriano Galdino pede diálogo para definição de candidato governista em 2026: “Que seja escolhido o melhor”

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Sábado (16) tem Legião Urbana Cover no Baile da Cerveja no Clube Cabo Branco

Politíca1 dia ago

Justiça Eleitoral arquiva denúncia contra ex-senador Cássio Cunha Lima

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Concurso Embrapa: edital terá 1.027 vagas pelo Cebraspe

ECONOMIA1 dia ago

INSS: pacote de cortes vai atingir aposentados? Veja a resposta do ministro da Previdência

CIDADE1 dia ago

Prefeitura avança com obras de infraestrutura de mercados públicos da Capital

Educação & Cultura1 dia ago

O Cinema Universitário da UFPB anuncia a seleção de filmes que serão exibidos na 19ª edição do Fest Aruanda!

Educação & Cultura1 dia ago

Escolas da Rede Municipal recebem destaque de reconhecimento durante Mostra Nacional de Robótica

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública3 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Educação & Cultura2 dias ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 dias ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

O que é CLT?

Saúde3 dias ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional3 dias ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura3 dias ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO3 dias ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura4 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde4 dias ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO4 dias ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA4 dias ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde5 dias ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura5 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO5 dias ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional5 dias ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional1 semana ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca1 semana ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional1 semana ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ASTEROIDES, PERIGO NO ESPAÇO

Internacional1 semana ago

O QUE BRICS DOMINADO POR RÚSSIA E CHINA SIGNIFICA PARA O BRASIL

Educação & Cultura1 semana ago

‘SE SOUBÉSSEMOS… NÃO SAIRÍAMOS DA CAMA.’

Nacional1 semana ago

BRASIL PODE LIDERAR DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Internacional2 semanas ago

COMO A RÚSSIA OBTÉM ARMAS PARA GUERRA NA UCRÂNIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br