Connect with us

Educação & Cultura

Como lidar com os “nem-nem”, que não estudam nem trabalham?

Para alunos da rede pública o termo “nem-nem” é pejorativo e contraproducente para abordar as amarras familiares, sociais e econômicas que levam muitos jovens a ficar sem trabalhar e estudar

Mais de 60% dos entrevistados acreditam que a alta porcentagem de "nem-nem” ocorre devido à falta de oportunidades

Mais de 20% dos jovens brasileiros de 15 a 29 anos – ou um em cada cinco – não estão na escola ou universidade e também não estão inseridos no mercado de trabalho. A problemática aqui apresentada não é apenas brasileira, ocorre em muitos outros países e a esses jovens foi dado o apelido de “nem-nem”: aqueles que nem trabalham, nem estudam. 

Li algumas produções acadêmicas sobre o tema e a maioria é focalizada em uma abordagem mais macro, no sentido de identificar variáveis que podem explicar as razões pelas quais existem tantos jovens sem ocupação alguma. 

Nesse sentido, senti a vontade de saber o que os próprios jovens acham sobre o tema.

Faço mestrado em políticas públicas na UFRJ e produzi um artigo para uma disciplina no qual fiz justamente isso: entrevistei 308 jovens. O objetivo central era a abordagem do tema sob a ótica deles. Já adianto que me surpreendi com a quantidade de estudantes altamente atentos à sociedade, às questões sociais e com falas e sugestões incrivelmente maduras, responsáveis e contributivas.

Não pude deixar de achar uma pena o quanto são, muitas vezes, subestimados, sobretudo na construção de políticas públicas de educação. 

Termo “nem-nem” pode ser problemático

Quase 40% dos estudantes acreditam que o termo nem-nem é pejorativo. Sobre isso, Letícia de Souza, estudante mineira, disse: “O termo é bem direto e eficiente para descrever a realidade de muitos. Mas é grosseiro, pois acaba deixando de lado as razões complexas que levam os jovens a essa condição. O assunto é preocupante, pois muitos jovens não estão nessa condição por escolha, mas por falta de acesso à educação de qualidade, emprego com remuneração justa ou apoio para superar desafios”.

Esse grupo de alunos não está só. Há autores que acham o mesmo e também acreditam que o termo pode resultar em algum tipo de exclusão social, enquanto generaliza um grupo altamente heterogêneo.

Além disso, essa excessiva generalização pode minar o potencial de políticas públicas. A razão é que não existe uma única política mágica que resolverá o problema, mas é necessária uma simultaneidade de políticas e com abordagens diferentes. 

Por que há tantos jovens sem trabalhar e sem estudar? 

Mais de 60% dos entrevistados acreditam que a alta porcentagem de “nem-nem” ocorre devido à falta de oportunidades. Sobre isso, Maria Clara, jovem mineira, diz: “O mercado de trabalho tem se tornado um verdadeiro campo de batalha para muitos de nós, exigindo sempre o que raramente os jovens das periferias são capazes de oferecer. Os estudos, para muitos, não deixam de ser outro campo pouco estimulante, muitos profissionais formados nas áreas não são valorizados, além de que uma boa educação não é assim tão acessível”.

Agora, recortando por área, trabalho e estudo, há alguns pontos interessantes. Primeiro, vamos analisar o mercado de trabalho. Para os jovens entrevistados: a falta de experiência é disparada a maior variável explicativa dos desafios de ingressar no mercado de trabalho. Em seguida vem a falta de qualificação. 

“Além dos salários baixos e péssimas condições de trabalho há também um padrão irreal cobrado pelas empresas, por exemplo: para garantir uma vaga é preciso ter X tempo de experiência. Se todas as vagas procuram experiência por onde eu começo?”, diz Lilian dos Santos. 

Já em relação aos estudos, a maioria associa a evasão escolar às desigualdades sociais. Depois disso, às questões financeiras e, por último, familiares. 

Aqui entra, com força, a importância da dinâmica familiar. Esta é, sem dúvida, afetada pela estrutura social, ou seja, pela desigualdade social. 

Nesse ponto, Sara Vitória, estudante do Rio Grande do Norte, diz: “Responsabilidades em casa por diversos motivos. Por exemplo, ajudar os pais na economia doméstica [um dos maiores responsáveis pelo interrompimento dos estudos], cuidar de algum familiar doente ou dependente de alguém para sobreviver [caso de irmãos mais velhos que cuidam dos mais novos]. Resumindo: a maioria dos motivos gira em torno da economia das casas brasileiras e da necessidade de tomar essa triste decisão”.

Quais políticas podem entrar em cena? 

Ao fim das entrevistas, cada estudante foi convidado para assumir o papel de um responsável pelo planejamento de políticas públicas com objetivo de inserir jovens no mercado de trabalho e/ou na educação. 

A maioria citou políticas já existentes, como o “pequeno aprendiz” e o “pé-de-meia”. Não apenas citaram, mas também elogiaram. No entanto, frisaram que há espaço para melhorias, sobretudo em relação à cobertura e ao valor. 

Especificamente em relação ao mercado de trabalho, 70% dos estudantes citaram políticas de “qualificação”.

Sobre isso, Maria Denisvânia, jovem piauiense, diz: “criar programas de capacitação que mostrem que não é necessário ter experiência prévia para conseguir um emprego. Muitas vezes, os jovens têm habilidades valiosas, mas não têm a oportunidade de demonstrá-las. Esses programas poderiam incluir estágios e parcerias com empresas para oferecer oportunidades de aprendizado. Além disso, oficinas sobre habilidades interpessoais e técnicas, como comunicação e trabalho em equipe, seriam úteis. Também é importante fornecer orientação profissional para aumentar a confiança dos jovens ao entrar no mercado”. 

Em relação às políticas para evitar a evasão escolar e garantir a continuidade dos estudos, foram citadas: melhorias nas escolas, conscientização acerca da importância da educação e políticas que trabalhem a saúde mental. 

Precisamos ouvir mais os jovens

Não muito pontualmente, sinto que subestimamos muito nossos jovens. Agimos como se eles não tivessem conteúdo ou maturidade para opinar, mas e isso não é verdade. Há anos trabalho diretamente com jovens de todo o país e muito frequentemente me impressiono com alguns, em relação à maturidade, à inteligência, à forma de ver o mundo e os problemas da sociedade. Sobretudo, me impressiono com o potencial que eles têm para a construção do Brasil com o qual tanto sonhamos. 

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA2 horas ago

Dólar Fecha em R$ 5,81 com Alta Semanal de 0,41% e Mercado Acompanha Tensão Global

ENTRETENIMENTO2 horas ago

‘Samba Se Ata’ é atração do Sabadinho Bom deste final de semana

Nacional2 horas ago

Nikolas sobre indiciamento de Bolsonaro: “Que golpe é esse?”

Nacional2 horas ago

Rascunho do texto da COP29 é unanimidade: ninguém gostou

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Salpicão de Frango (Especial de Natal)

Internacional2 horas ago

Carrefour francês interrompe compra de carne do Mercosul

Internacional2 horas ago

Regime do Irã lança “clínica” para mulheres “rebeldes”

Internacional2 horas ago

Ford projeta demitir 4 mil funcionários na Europa até 2027

Internacional2 horas ago

Rússia dispara novo míssil “experimental” contra a Ucrânia

Internacional2 horas ago

Corte internacional emite mandado de prisão contra Netanyahu

CIDADE3 horas ago

Câmara Municipal de Campina Grande aprova reestruturação da Guarda Civil Municipal

CIDADE3 horas ago

Léa Toscano confirma realização da Festa da Luz 2025 e anuncia datas

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Victor & Leo estão de volta: show imperdível na Domus Hall neste sábado (30)

Politíca6 horas ago

Grupo Panta se fortalece em Santa Rita e mira o futuro com desafios para 2026

ESTADO6 horas ago

Secult-PB abre consulta pública para mais três editais da Pnab sobre projetos culturais, bandas e fanfarras e blocos de carnaval

ECONOMIA6 horas ago

Arrecadação federal cresce quase 10% em outubro e alcança melhor resultado dos últimos 30 anos

Educação & Cultura6 horas ago

Como lidar com os “nem-nem”, que não estudam nem trabalham?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

Novos canais de TV Digital chegam a mais 14 cidades de cinco estados do país

Politíca6 horas ago

Léa Toscano agradece parceria do deputado Cabo Gilberto com recursos para obras e ações para cidade e população de Guarabira

Segurança Pública6 horas ago

Comissão aprova projeto que prevê uso de dados de celular para localizar aeronave desaparecida

Educação & Cultura6 horas ago

Comissão aprova reserva de vagas em universidades para estudantes que participaram de olimpíadas científicas

Educação & Cultura6 horas ago

Comissão aprova projeto que permite usar verba do Fundeb para pagar acompanhante de aluno com deficiência

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Comissão aprova projeto para autorizar uso do fungicida carbendazim em agrotóxicos

Segurança Pública7 horas ago

Projeto veda saída temporária de condenado por crime hediondo ou reincidente

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Cotas em concursos: Senado vai dar palavra final sobre projeto

ESTADO7 horas ago

Nota Cidadã divulga os 31 ganhadores do sorteio do mês de novembro

Educação & Cultura7 horas ago

Alexei Bueno, poeta e crítico, comenta participação no FliParaíba e dedicação a Augusto dos Anjos 

Judiciário7 horas ago

Justiça atende MPPB e determina que conselheiro tutelar de Mulungu seja afastado

Saúde7 horas ago

Vacina Mais Paraíba: Programa comemora dois anos e premia trabalhos com ações exitosas nos municípios paraibanos

ENTRETENIMENTO7 horas ago

‘De Repente na Estrada’ leva os poetas Luciano Leonel (PE) e Felipe Pereira (RN) ao município de Itatuba

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde3 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde3 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura3 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura1 semana ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde1 semana ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA1 semana ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br