Esporte
F1: Russell vence e Verstappen garante o tetra em Las Vegas
George Russell venceu o Grande Prêmio de Las Vegas realizado neste domingo (24) no circuito da Vegas Strip. O piloto da Mercedes largou na pole position para vencer pela terceira vez na Fórmula 1, a segunda da temporada 2024 depois da Áustria. Lewis Hamilton terminou em segundo, garantindo a dobradinha da Mercedes nos Estados Unidos.
A dobradinha da Mercedes, que não acontecia desde o Brasil 2022, foi ofuscada pela quarto título mundial de Max Verstappen. O piloto da Red Bull partiu do quinto lugar do grid para cruzar a linha de chegada na mesma posição, enquanto Lando Norris, que chegou em Nevada com chances matemáticas ao título, foi o sexto colocado.
A Ferrari completou o pódio com Carlos Sainz em terceiro. O espanhol vacilou na largada, mas retomou a posição do seu companheiro de equipe Charles Leclerc. O monegasco chegou a brigar pela liderança com Russell, mas perdeu ritmo e recebeu a quadriculada na quarta posição.
Atrás de Verstappen, a McLaren foi muito aquém do esperado em Las Vegas. Norris foi o sexto e Oscar Piastri o sétimo.
Nico Hulkenberg, da Haas, foi o oitavo, enquanto Yuki Tsunoda (RB) e Sergio Perez (Red Bull) completaram a zona de pontuação na P9 e P10, respectivamente. Confira o resultado final do GP de Las Vegas aqui.
Viva Las Vegas! Depois de um ótimo 2023, um excelente 2024
Russell manteve a liderança na largada, enquanto Leclerc ultrapassou Gasly e Sainz na primeira curva para ser o segundo colocado.
Na volta 4, Verstappen aproveitou o DRS e superou Gasly pela quarta posição. Lá na frente, Leclerc colocou de lado, mas Russell defendeu e manteve a P1.
Leclerc perdeu ritmo e foi superado por Sainz e Verstappen na mesma volta, enquanto isso Russell tinha cinco segundos de vantagem para Sainz na volta 9.
Hamilton, que largou em 10º, já era o sétimo colocado antes das primeiras paradas nos boxes na volta 10.
Ainda na volta 10, Piastri foi penalizado em cinco segundos por queima de largada.
Também na volta 10, Verstappen usou o DRS para superar Sainz pela segunda posição Leclerc foi aos boxes e voltou em 16º, Sainz também parou e voltou na P12.
Verstappen fez sua parada na volta 12 e voltou em sétimo, à frente de Colapinto. Dos que haviam parado, Verstappen era o líder.
Russell foi para os boxes na volta 13 e retornou à pista em segundo. Enquanto isso, Verstappen abria caminho e já era on quinto colocado, atrás de Perez – que ainda não havia parado. Hamilton, também sem parar, liderava a corrida.
Depois das primeiras paradas, Russell liderava Verstappen por quase 10 segundos. Sainz era o segundo colocado, à frente de Leclerc e Hamilton.
Pierre Gasly, que largou en terceiro, reclamou de problemas no motor Renault pelo rádio. Pouco depois, o francês foi aos boxes com uma fumaça saindo do seu A524 e abandonou a corrida na volta 15.
Na volta 21, Hamilton estava pouco mais de meio segundo atrás do Leclerc na briga pela quarta posição. O piloto da Mercedes podia usar o DRS para superar o monegasco.
Hamilton, que já tinha a melhor volta da corrida, marcou 1:37.086s para melhorar sua marca. A Mercedes era muito rápidas nas retas.
Lá atrás, Perez usou o DRS para superar Lawson e assumir a P12 na volta 25.
Na volta 29, uma confusão entre Sainz e Ferrari. Pelo rádio, o espanhol pediu para trocar os pneus, enquanto a equipe pediu para Sainz liberar passagem para o Leclerc – que era duramente pressionado por Hamilton. Sainz deixou seu companheiro de equipe ir e tentou ir aos boxes, assumindo a linha de entrada, mas recebeu um “não estamos prontos” de sua equipe e voltou à pista. Na manobra, Sainz perdeu quatro segundos para Leclerc.
Hamilton foi aos boxes e voltou na quarta posição, atrás de Verstappen. Pouco depois, Hamilton usou o DRS e superou Verstappen para ser o terceiro colocado. Com isso, a Mercedes ia garantindo a dobradinha em Vegas.
Na volta 36, Hamilton fez a melhor volta em 1:36.288s, mas Leclerc foi três milésimos mais rápido na volta seguinte. Hamilton respondeu na 37 com 1:36.177s, enquanto diminuía a vantagem do seu companheiro de equipe na liderança. O que eram 10 segundos, caíram para sete no fim da volta 38.
Hamilton e Leclerc trocavam voltas mais rápidas, antes de Sainz entrar na disputa. No giro 39, Sainz marcou 1:36.125s e Leclerc 1:36.079s. Hamilton ainda fez 1:35.877s, mas Norris foi aos boxes, trocou para pneus novos, e garantiu o ponto extra com o tempo de
Sainz superou Verstappen pela última posição do pódio na volta 43. Alguns giros depois, foi a vez de Leclerc usar o DRS para superar o piloto da Red Bull, que não ofereceu resistência.
Confira o resultado do GP de Las Vegas de F1:
1) George Russell (Mercedes)
2) Lewis Hamilton (Mercedes)
3) Carlos Sainz (Ferrari)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
6) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
7) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
8) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
9) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
10) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
11) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
12) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
13) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
14) Franco Colapinto (Williams/Mercedes)
15) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
16) Liam Lawson (RB/Honda RBPT)
17) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
18) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
OUT) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
OUT) Pierre Gasly (Alpine/Renault)