Connect with us

Nacional

Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara

Com o fim do ano legislativo se aproximando, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), intensificou o uso de regimes de urgência para acelerar a tramitação de propostas. Embora esse mecanismo seja previsto no regimento, sua banalização e uso indiscriminado têm gerado críticas de parlamentares e especialistas, que apontam o enfraquecimento das comissões temáticas e imprevisibilidade na pauta legislativa.

Nas últimas semanas, por exemplo, foram aprovados diversos requerimentos de pedidos de urgência, incluindo oito em apenas um dia, 13 de novembro, quando a sessão do plenário foi suspensa após as explosões na Praça dos Três Poderes.

Dentre os assuntos que tiveram a urgência aprovada estavam a reserva de 30% das cotas em concursos públicos para negros, indígenas e quilombolas; a criação de uma empresa pública de projetos espaciais (Alada) para a execução de projetos de grande escala na área espacial; e a criação de uma Política Nacional de Economia Solidária (PNES); além de outros temas.

O uso do instrumento do regime de urgência, que permite saltar etapas regimentais e levar projetos diretamente ao plenário da Câmara, tornou-se frequente nas últimas legislaturas. Segundo um estudo realizado pelo Ranking dos Políticos, com base em informações das votações, mais de 60% das matérias deliberadas entre 2008 e março de 2024 foram apreciadas com urgência, um índice sem precedentes no Legislativo.

Entre os projetos mais relevantes que avançaram por essa via em 2024 estão a regulamentação da reforma tributária, o fim gradual da desoneração da folha de pagamentos e as novas regras para as emendas.

Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Uso excessivo de urgências para acelerar discussões banalizou instrumento, diz estudo

Conforme o levantamento do Ranking dos Políticos, entre 2008 e março deste ano havia 2.368 proposições tramitando sob regime de urgência na Câmara. Entre os projetos encontram-se desde temas de relevância nacional, como financiamento estudantil e prevenção de desastres, até propostas controversas, como a criação de datas comemorativas.

Juan Carlos Gonçalves, diretor do Ranking dos Políticos, avalia que está havendo um aumento no uso das urgências durante a presidência de Lira, algo que está diretamente ligado ao estilo de liderança do alagoano e à dinâmica do Centrão, grupo político que ele comanda.

“O que temos observado é um uso cada vez mais pragmático das ferramentas regimentais para atender a interesses do governo e das lideranças partidárias. Muitas vezes, os debates nas comissões são suprimidos para conferir celeridade a pautas de interesse político, o que gera críticas quanto à qualidade das decisões legislativas”, afirmou Gonçalves.

O consultor político Luiz Felipe Freitas, da Malta Advogados, lembra que o protagonismo do presidente da Câmara, com maior poder sobre a decisão de pautar matérias em ritmo acelerado, começou na gestão de Eduardo Cunha, ex-presidente da Casa, cassado por mentir aos colegas sobre contas no exterior e denunciado por envolvimento em esquemas de corrupção na Petrobras.

“Desde então alterações regimentais ou atropelos passaram a ser mais notórios”, salienta o consultor político, afirmando também que o uso mais frequente das urgências ganhou destaque com o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que, em meio à pandemia da Covid-19, colocou em votação várias matérias legislativas sob urgência.

“Depois disso, uma ‘chuva de urgências’ passou a ser incluída na Ordem do Dia do plenário da Câmara, inicialmente com propostas relevantes para atender questões de calamidade pública, mas depois abarcando uma série de projetos estranhos e sem nenhum tipo de apelo imediato que justificasse a urgência”.

Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro

Urgências esvaziam comissões e atropelam debates, criticam parlamentares
O regime de urgência é um mecanismo legislativo previsto no regimento interno da Câmara dos Deputados e foi projetado para agilizar o processo de tramitação das proposições no Legislativo, pois permite que algumas exigências, prazos ou formalidades sejam dispensados, possibilitando que determinadas matérias sejam apreciadas e votadas mais rapidamente ao serem levadas diretamente ao plenário, sem passar pelas comissões.

Porém, o uso excessivo do instrumento, em casos que não necessariamente demandem uma resposta rápida dos parlamentares, como medidas emergenciais ou crises, acabou esvaziando as comissões permanentes da Casa. Na avaliação dos especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo, assim como de parlamentares, virou tendência entre os profissionais que atuam com lobby buscar as urgências e acelerar o processo legislativo.

As urgências também demonstram uma concentração maior de poder nas mãos do presidente Arthur Lira, ou dos que assumirem o comando da Casa – caso do candidato Hugo Motta (Republicanos-PB), que já está sendo cobrado por deputados para rever alguns procedimentos atualmente muito utilizados por Lira.

Antes de declarar apoio a Motta, o líder do PL, Altineu Côrtes, disse que os parlamentares cobraram do candidato a revisão das urgências, assim como o fim das sessões virtuais e uma maior previsibilidade da pauta da Câmara dos Deputados.

“Os próprios parlamentares pedem mudanças em relação ao rito da Casa, em relação à questão das urgências, solapando muitas vezes comissões temáticas, gerando imprevisibilidade de pautas. Isso foi apresentado ao Hugo, que de fato era uma crítica muito recorrente à gestão do Lira”, ressaltou o líder do PL na Câmara.

Muitos deputados também se irritam em plenário ao tentar retirar de pauta os tão frequentes requerimentos de urgência, alegando que a discussão é açodada e que, muitas vezes, nem têm conhecimento do texto de determinado projeto em votação, o que compromete o debate.

Mais um fator sob controle de Lira na disputa pela presidência da Câmara
Com o recesso se aproximando e o relógio legislativo correndo, a “temporada de urgências” promete continuar movimentando a Câmara dos Deputados nas próximas semanas. É o que avalia o professor de Ciências Políticas das Faculdades Ibmec de Belo Horizonte, Adriano Cerqueira.

“O regime de urgência é uma forma que Lira tem adotado para tentar dar um jeito de cumprir acordos que ele faz com esses dois lados que se digladiam na Câmara dos Deputados, os blocos da oposição e do governo”, explica.

“O Lira assumiu uma postura de maior independência em relação a esses dois blocos e, nas negociações que faz com eles, se compromete a colocar em regime de votação determinados projetos”, pontua Cerqueira. Ele pondera, porém, que não há garantia de que projetos colocados em regime de urgência sejam votados – alguns, inclusive, acabam sendo tirados de pauta posteriormente.

“Lira, no fim do seu mandato, está tentando pautar alguns projetos que estavam engavetados e colocando-os para apreciação dos deputados, para que, em plenário, eles decidam se vão ou não dar encaminhamento”, conclui.

Ao adotar essa postura, para o professor, Arthur Lira acaba atendendo aos interesses de diversos setores sem se comprometer com uma eventual rejeição, já que sempre pode alegar que pautou determinada matéria, mas que esta não avançou por decisão da maioria dos deputados.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte2 horas ago

Com golpes potentes, Nikolas Motta supera diferença de altura e vence no UFC Macau

Esporte2 horas ago

Botafogo-PB contrata mais um zagueiro às vésperas do início da pré-temporada

Esporte2 horas ago

F1: Russell vence e Verstappen garante o tetra em Las Vegas

Esporte2 horas ago

Ele e mais ninguém! Sinner torna-se o primeiro da história com feito incrível

CIDADE2 horas ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne centenas de crianças no Centro Cultural de Mangabeira

Nacional2 horas ago

Bolsonaro: “Discutir comigo um plano para matar alguém, isso nunca aconteceu”

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Governo anuncia mudança no cronograma do Concurso Público Nacional Unificado: Confira as novas datas

Nacional2 horas ago

Jornalista que abriu o vídeo encenado é filho de Míriam Leitão

ENTRETENIMENTO2 horas ago

“Abriu os olhos dos brasileiros”, diz a atriz Luiza Tomé sobre Bolsonaro

ECONOMIA2 horas ago

Inflação fica maior para mais pobres com pressão de alimentos

Esporte3 horas ago

Após brilhar contra o Vasco, Garro comemora sexta vitória seguida do Corinthians

Nacional3 horas ago

Janja provoca 31 ações parlamentares contra governo Lula em uma semana

Nacional3 horas ago

Braga Netto nega que planejava trair Bolsonaro e frisa lealdade

Nacional3 horas ago

Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara

ENTRETENIMENTO3 horas ago

4 maneiras significativas de reutilizar seu vestido de noiva

ENTRETENIMENTO3 horas ago

SALADA DE CHUCHU COM CENOURA COMO FAZER SUPER FÁCIL Receitinhas da Ben

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Assista à árvore de Natal do Vaticano subir em 30 segundos (vídeo)

Esporte4 horas ago

Rua da Mata é a campeã da 2ª edição do Torneio das Comunidades de Futmesa

Saúde4 horas ago

Centro de Doenças Raras de João Pessoa participa de Congresso nacional nos dias 25 e 26

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

Sine-JP oferece 293 vagas de emprego

Judiciário4 horas ago

Tentando entender a tentativa: os alegados crimes de 15.12.2022

Nacional4 horas ago

A PEC nº 2/2003 ou PEC dos Cedidos

Nacional4 horas ago

Plano de golpe ou perseguição política? As camadas ocultas das acusações contra Bolsonaro

Segurança Pública5 horas ago

Militares presos e o salário cortado pela metade: novas regras sobre a morte ficta segundo a lei mencionada pelo Ministro da Defesa

Segurança Pública5 horas ago

Avalanche imparável de críticas desbarranca sobre o Exército em apenas 50 minutos: desafio reputacional, desconfiança e rejeição

Segurança Pública5 horas ago

Brasil tenta negociar com a Índia a troca de aeronaves de transporte militares C-390 da Embraer por caças Tejas Mk1A, para fortalecer a Força Aérea brasileira

Esporte5 horas ago

Inscrições para 3ª edição da Ultramaratona Aquática encerram próxima quarta-feira

CONCURSO E EMPREGO5 horas ago

Programa ‘Eu Posso’ abre novas inscrições para 80 empreendedores com créditos de até R$ 15 mil

Segurança Pública5 horas ago

Comissão aprova projeto que cria sistema integrado com dados de violência contra a mulher

Esporte5 horas ago

Sancionada lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br