Connect with us

Internacional

Ataque recorde de drones russos deixa Ucrânia no escuro

Ofensiva com quase 190 aeronaves interrompe serviços de luz, aquecimento e água em partes do país. Forças da Rússia tiveram semana com maior ganho de território ucraniano neste ano, sobretudo no leste

Prédio destruído por bombardeios na região ucraniana de Donetsk

As forças russas realizaram seu maior ataque de drones na Ucrânia durante a madrugada de segunda para terça-feira (26/11), causando cortes de energia na região de Ternopil e danificando edifícios residenciais na região de Kiev, no leste do país, informaram autoridades ucranianas.

Dos 188 drones usados durante a noite, a Ucrânia abateu 76 e perdeu o rastro de 96, provavelmente devido à guerra eletrônica, disse a Força Aérea ucraniana. Cinco drones foram em direção a Belarus.

“O inimigo lançou um número recorde de UAVs de ataque Shahed e drones não identificados”, segundo comunicado militar, além de quatro mísseis balísticos Iskander-M. A Rússia usa drones “suicidas” produzidos a baixo custo e drones “chamarizes” de baixo custo, os quais atrapalham as defesas aéreas ucranianas.

“Infelizmente, houve ataques a instalações de infraestrutura crítica e prédios particulares e de apartamentos foram danificados em várias regiões devido ao ataque maciço de drones”, disse um comunicado da Força Aérea, acrescentando que não houve registro de vítimas.

O ataque danificou a rede de energia em Ternopil, uma importante cidade no oeste da Ucrânia e cortou a energia de cerca de 70% da região de mesmo nome, disse o governador local, Vyacheslav Nehoda, na televisão nacional.

Ternopil fica a cerca de 220 quilômetros a leste da Polônia, país-membro da Otan. A cidade e a região circundante de mesmo nome tinham uma população de mais de um milhão de habitantes antes do início da invasão russa, em fevereiro de 2022.

“As consequências são ruins porque a instalação foi significativamente afetada, e isso terá impacto sobre o fornecimento de energia de toda a região por um longo tempo”, disse Nehoda.

Falta de água

O ataque também levou à interrupção dos serviços de água e calefação, segundo mensagem publicada no Telegram pelo chefe do quartel-general da Defesa regional, Serhiy Nadal.

Nehoda informou que os serviços de emergência haviam restaurado a maior parte do abastecimento de água pela manhã e que as autoridades locais estavam planejando cortes de energia na sequência do ataque.

O operador da rede elétrica nacional da Ucrânia, Ukrenergo, afirmou que cortes emergenciais de energia estavam em vigor na região e que engenheiros estavam trabalhando para restaurar o fornecimento de luz.

Os ônibus elétricos que atendem a cidade seriam substituídos por ônibus a diesel, e geradores ajudariam na falta de energia em escolas, hospitais e instituições governamentais, segundo Nadal.

Rússia também atacou a capital Kiev durante a madrugada, informou a administração militar da cidade no Telegram, acrescentando que as unidades de defesa aérea destruíram mais de 10 drones russos.

A queda de destroços danificou quatro residências particulares, dois edifícios de apartamentos altos, duas garagens e um carro na região ao redor da capital, disse seu governador, Ruslan Kravchenko.

Os drones se aproximaram de Kiev em ondas e de diferentes direções, mas não houve danos ou feridos na cidade, segundo postagem de Serhiy Popko, chefe da administração militar de Kiev, no aplicativo de mensagens Telegram.

A intensificação dos ataques noturnos com drones às cidades ucranianas coincide com uma grande investida da Rússia ao longo das linhas de frente no leste da Ucrânia, onde as forças russas obtiveram alguns dos maiores ganhos territoriais mensais desde 2022.

Recorde russo de conquista de território

O Exército da Rússia conquistou 235 quilômetros quadrados de território da Ucrânia na semana passada, um recorde semanal em 2024, principalmente na região de Donetsk.

Os militares russos obtiveram os maiores ganhos de território nas proximidades de Velika Novosilka, localidade estratégica perto da fronteira administrativa entre as regiões de Donetsk e Zaporíjia, informou o canal do Telegram “Agentsvo”.

Além disso, eles também teriam tomado cerca de 33 quilômetros quadrados na direção do reduto ucraniano de Pokrovsk – que tinha uma população de 60 mil habitantes antes da guerra –, o principal alvo da atual ofensiva russa na região de Donbass.

Até agora, em novembro, as tropas russas conquistaram 600 quilômetros quadrados de território, 100 quilômetros quadrados a mais do que em outubro, segundo o Agentsvo, que usa dados da plataforma ucraniana DeepState.

De acordo com o Instituto para o Estudo da Guerra dos Estados Unidos (ISW, na sigla em inglês), os russos tomaram mais território no sul de Donetsk nas últimas semanas do que em todo o ano de 2023.

Ao mesmo tempo, o Agentsvo afirma que os russos já estão lutando no centro de Kurakhove, outro reduto importante em Donetsk, onde entraram no início deste mês.

Para iniciar o cerco a Pokrovsk, os russos precisam primeiro tomar Kurakhove, de acordo com especialistas militares de ambos os lados.

O Exército russo também está forçando a entrada na região nordeste de Kharkov para tomar Izium e Kupiansk, e atacar pelo norte os principais centros de operações ucranianos no Donbass: Kramatorsk e Sloviansk.

Casa destruída por ataque de drones na região ucraniana de Zaporíjia

De qualquer forma, os especialistas ocidentais não preveem que os russos conseguirão romper todas as linhas defensivas ucranianas antes do início iminente do inverno.

Otan reafirma apoio à Ucrânia

A Otan reafirmou seu apoio à Ucrânia em conversações em Bruxelas nesta terça-feira, após a tentativa da Rússia de “intimidar” os aliados de Kiev com o disparo na semana passada de ummíssil hipersônico experimental de alcance intermediário.

Na quinta-feira, a Rússia realizou um ataque à cidade ucraniana de Dnipro que, segundo o presidente Vladimir Putin, foi um teste de seu novo míssil Oreshnik.

Putin disse que o ataque com mísseis foi uma resposta ao fato de a Ucrânia ter disparado contra a Rússia armas fornecidas pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido.

O líder do Kremlin advertiu que Moscou se sente “no direito” de atingir instalações militares em países que permitem que a Ucrânia use suas armas contra a Rússia.

“Durante a reunião, os aliados da Otan reafirmaram seu apoio à Ucrânia”, disse a aliança em um comunicado após a reunião.

“O ataque, que teve como alvo Dnipro, é visto como mais uma tentativa da Rússia de aterrorizar a população civil na Ucrânia e intimidar aqueles que apoiam a Ucrânia enquanto ela se defende contra a agressão ilegal e não provocada da Rússia.”

“Surto de loucura russa”

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, chamou o ataque de “o mais recente surto de loucura russa” e pediu a atualização dos sistemas de defesa aérea para enfrentar a nova ameaça.

Kiev pediu “resultados concretos e significativos” após convocar a reunião do Conselho Otan-Ucrânia.

Uma autoridade da Otan disse que a Ucrânia identificou os sistemas de defesa aérea de que precisa para tentar combater a nova ameaça de mísseis de Moscou antes de uma reunião dos ministros das Relações Exteriores da aliança em Bruxelas na próxima semana.

Alguns aliados deram a entender que poderiam fazer anúncios na reunião da próxima semana sobre novas defesas aéreas para Kiev, disse o funcionário.

A escalada das tensões sobre a Ucrânia ocorre no momento em que pairam dúvidas sobre o futuro do apoio ocidental após a reeleição de Donald Trump na principal potência da Otan, os Estados Unidos.

O americano colocou em dúvida a manutenção da vasta ajuda militar de Washington a Kiev e prometeu um acordo rápido para acabar com a guerra. 

Moscou prometeu “ações de retaliação” a novos ataques aéreos ucranianos dentro da Rússia usando mísseis ATACMS fornecidos pelos EUA.

Em um raro reconhecimento de perdas, o Kremlin disse que os novos ataques causaram danos a equipamentos militares e feriram alguns de seus funcionários em terra na região de Kursk.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA43 segundos ago

Instagram lança recurso para compartilhar localização

CONCURSO E EMPREGO2 minutos ago

Empreendedores se inscrevem para programa ‘Eu Posso’ que oferece créditos de até R$ 15 mil

Educação & Cultura6 minutos ago

Final do ano: como celebrar conquistas e engajar as famílias na Educação Infantil

Educação & Cultura11 minutos ago

Alunos da Rede Municipal lançam livros com histórias infantis nesta quarta-feira

CONCURSO E EMPREGO14 minutos ago

UFPB oferta 150 vagas para especialização gratuita em Gestão Pública na modalidade EaD

CONCURSO E EMPREGO15 minutos ago

Prefeito em exercício celebra sucesso de parceria com Senac em projeto que está gerando emprego e aprendizado

Educação & Cultura20 minutos ago

Livro sobre patrimônios de João Pessoa tem alunos da rede municipal como autores

Educação & Cultura26 minutos ago

Pesquisa da UFPB na área de Materiais é uma das vencedoras de premiação da SBPMat

CIÊNCIA & TECNOLOGIA29 minutos ago

Qualifica João Pessoa lança novos cursos online e gratuitos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação & Cultura31 minutos ago

Cícero Lucena trata da liberação de recursos do Governo Federal para João Pessoa na área da Educação

CIDADE44 minutos ago

 Mais de meio milhão de piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento serão despejadas no Nordeste até o final do ano

AGRICULTURA & PECUÁRIA51 minutos ago

Pesquisa desenvolve amora-preta mais doce e de alto potencial de lucro

AGRICULTURA & PECUÁRIA57 minutos ago

Projeto que amplia recursos para o seguro rural é aprovado

AGRICULTURA & PECUÁRIA60 minutos ago

Café: Restrição na oferta sustenta preços

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Projeção de déficit global de açúcar faz cotações subirem quase 2% no mercado internacional

Esporte1 hora ago

Flamengo e Fortaleza empatam e ficam distantes do título do Brasileirão

Esporte1 hora ago

Susto no UFC! Chinesa é levada às pressas para o hospital e revive casos chocantes após nocautes; relembre

Esporte1 hora ago

F1 fecha acordo e Cadillac se torna 11ª equipe do grid em 2026

Esporte1 hora ago

1º X1 de Mountain Bike do Congo reúne atletas e encanta público com inovação no ciclismo paraibano

Esporte2 horas ago

KTM entrará em autoadministração em meio a dificuldades financeiras

Esporte2 horas ago

Seleção feminina realiza primeiro treino com todas as convocadas

Esporte2 horas ago

Tabela do Paraibano 2025 é divulgada, mas aguarda decisão do CSP de jogar ou não

Esporte2 horas ago

Del Potro conta tudo sobre o fim da carreira: operou oito vezes o joelho e pondera colocar prótese

Saúde2 horas ago

Quais são as bactérias mais perigosas do mundo?

ECONOMIA2 horas ago

O Bolsa Família precisa mudar?

Segurança Pública2 horas ago

Operação da PF investiga vendas de sentenças judiciais

Internacional2 horas ago

Trump ameaça impor pesadas tarifas a México, Canadá e China

Internacional2 horas ago

Os desafios de Yamandú Orsi, discípulo de Mujica, no Uruguai

Internacional2 horas ago

Ataque recorde de drones russos deixa Ucrânia no escuro

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA2 horas ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO3 horas ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br