Esporte
F1 fecha acordo e Cadillac se torna 11ª equipe do grid em 2026
Agora é oficial: a F1 contará com uma 11ª equipe no grid a partir da temporada 2026. Nesta segunda-feira (25), a categoria anunciou que chegou à acordo com a GM para a entrada definitiva da Cadillac no pelotão.
Os rumores da confirmação da chegada da equipe à categoria começaram a crescer especialmente na última semana, durante a etapa do GP de Las Vegas, inclusive indicando que o motor a ser utilizado será o Ferrari em 2026 e 2027.
Ao longo do último ano, então, a F1 e a General Motors, e todos os seus parceiros da TWG Global, realizaram reuniões e conversas para que se pudesse encontrar um meio de viabilizar a entrada do novo time na categoria daqui dois anos.
Durante 2024, as partes interessadas cumpriram com marcos operacionais e deixaram claro seu compromisso em se tornar a 11ª equipe do grid com a GM/Cadillac – mais tarde, a partir de 2028, a GM entrará como fornecedora de motores. Com isso, a F1 segue adiante com o processo de inscrição e futuramente, vai fornecer mais atualizações.
“O comprometimento da General Motors e a Cadillac a esse projeto é uma importante e positiva demonstração da evolução de nosso esporte. Estamos ansiosos em ver o progresso e crescimento dessa aplicação, certos da total colaboração e apoio de todas as partes envolvidas”, disse Stefano Domenicalli, CEO da F1.
Já Mark Reuss, presidente da GM, afirmou que “como pináculo do automobilismo, a F1 exige inovação e excelência que ultrapassem os limites. É uma honra para a General Motors e a Cadillac se juntarem à principal categoria do mundo, e estamos comprometidos em competir com paixão e integridade para elevar o esporte para os fãs de corrida ao redor do mundo. Este é um palco global para demonstrarmos a expertise em engenharia e a liderança tecnológica da GM em um nível totalmente novo.”
“A General Motors é uma grande marca global e potência no mundo e está trabalhando com parceiros impressionantes”, disse Mohammed Ben-Sulayem, presidente da FIA. “Apoio totalmente os esforços feitos pela FIA, F1, GM e a equipe para manter o diálogo e trabalhar em direção a este resultado de um acordo em princípio para progredir esta aplicação para trazer uma equipe da marca GM/Cadillac no grid para a F1 em 2026. Todas as partes, incluindo a FIA, continuarão a trabalhar juntas para garantir que o processo progrida sem problemas”, continuou.